Será que seu filho está dormindo demais? Será que ele precisa dormir mais? Que horas eu posso fazer as minhas coisas? Veja aqui, qual é o melhor horário para seu filho dormir todos os dias! 

Afinal, qual o melhor horário para seu filho dormir? Existe hora certa? E errada? Todo mundo sabe que o sono das crianças é algo delicado. Por isso, pedi para a nossa colunista Michele Melão escrever um post explicando exatamente qual o melhor horário para seu filho dormir. Dessa forma, vocês mamães,  já podem arrumar a rotina e começar com ela certa para o segundo semestre do ano, não é mesmo?

Será que seu filho está dormindo demais? Será que ele precisa dormir mais? Que horas eu posso fazer as minhas coisas? Veja aqui, qual é o melhor horário para seu filho dormir todos os dias! 

Porque o horário dos adultos dormir diverge do melhor horário para seu filho dormir?

Existe muita divergência sobre o horário da criança dormir. Muitos pais trabalham o dia todo e querem um tempo com a criança no fim do dia e elas acabam seguindo o ritmo de sono dos adultos. Em contrapartida, uma noite de 8 horas de sono, como é suficiente para um adulto, não cobre a necessidade de sono de uma criança. A melatonina (hormônio do sono) é liberada no corpo todos os dias ao escurecer. Então, é importante a partir de 18h30 / 19h00 começar a diminuir o nível de energia do seu filho.Para fazer isso comece a usar luz baixa, evitar eletrônico, para que ele entenda que a hora de dormir está chegando.

Obviamente, a escolha da hora da criança dormir vai depender também do perfil da família e de acordo com a hora que a criança precisa despertar. Adaptações no horário de dormir são aceitáveis.

Tempo de sono das crianças

De acordo com a National Sleep Foundation, uma organização americana dedicada ao estudo, benefícios e educação sobre o sono, dentro das 24 horas do dia, a criança deve dormir:

  • 11 a 19 horas (de 0 a 3 meses)
  • 10 a 18 horas (de 4 a 11 meses) – nesta faixa etária a Associação Americana de Pediatria indica de 12 a 16 horas)
  • 9 a 16 horas (de 1 a 2 anos)
  • 8 a 14 horas (de 3 a 5 anos)
  • 7 a 12 horas (de 6 a 13 anos)

Mas, afinal, qual é o melhor horário para seu filho dormir?

Muitas vezes a hora de dormir não é exatamente o que vai medir se a criança dorme bem ou não. Isso pode ser observado através da faixa etária, a hora que a criança desperta, o peso, se ela dorme ou não de dia e que horas acontecem estes cochilos. Entretanto, pensando que crianças precisam de no mínimo 10 horas de sono noturno e que a melatonina começa a ser liberada ao escurecer, um horário adequado para a criança ir para a cama fica quase sempre entre 19h30 e 21h00.

De qualquer forma, mesmo com um pouco de flexibilidade, é importante que os pais se organizem para a criança ter um horário aproximado para dormir. Segundo o periódico Pediatrics, crianças que não tem hora para dormir, apresentam um risco maior de problemas de comportamento como hiperatividade e ansiedade já que não ter horário para dormir ou dormir pouco, mexem com o ciclo circadiano de forma negativa e consequentemente com o funcionamento do corpo. Esta conclusão foi tirada de um estudo, feito com 10230 crianças.

#Fica a Dica: Portanto as duas coisas são importantes: dormir a quantidade de horas necessárias e deitar no mesmo horário todos os dias.

Algumas situações como viagens longas, férias e fuso horário podem influenciar no sono. Apesar de ser aceitável um pouco de flexibilidade. Sempre que possível, a rotina de sono deve ser retomada para garantir que os benefícios do bom sono no desenvolvimento da criança.

Escrito por: Michele Melão é Consultora de Sono Infantil e Baby Planner certificada pela International Academy of Baby Planner Professionals (IABPP) e International Maternity and Parenting Institute (IMPI), na Califórnia. É mãe e sócia da Maternity Coach (http://www.maternitycoach.com.br), uma consultoria especializada em diverso

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 Comentário:Qual o melhor horário para seu filho dormir? 
  1. Catia disse:

    A minha filha dorme sempre em tempo lectivo 10 horas, com rotina de se deitar as 21:30 e estar a pé as 8:30 mas no período de férias não tem horário pode deitar se ás 24:00 horas e por se a pé ao meio dia uma da tarde acho importante também sair da rotina