15 Dicas para dormir bem na gravidez

A gravidez é um momento mágico na vida de uma mulher. Porém, tem suas dificuldades. Dormir bem na gravidez costuma ser uma dessas dificuldades. Veja abaixo, algumas dicas de como melhorar suas noites e adormecer com mais facilidade.

Dormir bem na gravidez é difícil. Principalmente, durante o primeiro e o terceiro trimestre. Aliás para mim o final da gravidez realmente foi difícil. Me sentia empapuçada, por assim dizer, o tempo todo. No fim, tinha certeza que gravidez não eram nove meses e sim, oito meses e uma eternidade….

Os motivos mais comuns para as dificuldades para dormir durante a gravidez são:

  • Falta de ar
  • Azia
  • Dor nas costas
  • Insônia
  • Aumento do abdômen

Mas existem formas e truques que ajudam as futuras mamães a dormir bem na gravidez, ou pelo menos melhor… Vamos a elas:

1.Use travesseiros extras e apropriados

Resolvi começar por essa dica, já que foi ela que fez toda a diferença na minha gravidez. Comprei um travesseiro de corpo ou body pillow. Ele tem o comprimento de uns 2 ou 3 travesseiros. Foi a minha salvação, a barriga encaixava e a única forma que eu achei de dormir bem na gravidez.

Vale a pena também, colocar travesseiros para fazer um suporte para a barriga ou para a lombar. Pode demorar um tempo adicional para você se ajeitar na cama. Mas a noite, com certeza, será melhor.

2.Beba muitos líquidos, mas pare cedo

Durante a gravidez é importante que as futuras mamães mantenham-se hidratadas. O que nessa fase atrapalha já que quanto mais água bebemos mais vamos ao banheiro. Aliás, a freqüência comeu ia no banheiro foi uma das coisas que mais me incomodou na gravidez. O truque aqui e deixar de ingerir líquidos no pelo menos duas horas antes de ir se deitar. Você ainda irá levantar durante a noite para ir ao banheiro. Porém, você levantará menos e poderá dormir bem na gravidez.

15 Dicas para dormir bem na gravidez

3.Faça exercícios

A hidroginástica é o melhor exercício para as gravidinhas. Só de entrar na água a circulação já melhora. Por isso, é importante que você se exercite para dormir bem na gravidez. O exercício faz com que você relaxe a noite, diminui a ansiedade e ajuda a diminuir as câimbras nas pernas. Só procure não se exercitar perto da hora de dormir, pois os exercícios liberam endorfinas que podem atrapalhar seu sono.

4.Procure lidar com o nervoso e a ansiedade

Como acabei de dizer acima, os exercícios são uma forma de lidar com a ansiedade. Uma outra forma de lidar com o nervoso e com todas as sensações dessa fase da vida é meditar. A meditação fará que você se conheça mais, que você se torne uma pessoa melhor, vai diminuir sua ansiedade e fará você dormir bem na gravidez.

Mais uma opção é conversar. “Alugue” a orelha de uma amiga, do seu companheiro ou vá a um psicólogo. O importante é falar sobre sua gravidez, sobre essa sua fase de vida, suas dúvidas, inseguranças, incertezas e expectativas. Fale até cansar e acalmar.

É infalível.

5.Rotina

A rotina é uma das coisas que mais gosto de falar em relação a maternidade. Mas a verdade é que a rotina também pode ajudar você a dormir bem na gravidez. Da mesma forma que o relógio biológico da criança acostuma a comer e a dormir em um certo horário, o seu também se acostuma. Use isso a seu favor. Aproveite durante a gravidez para manter seus horários e acostumar seu corpo a dormir bem na gravidez.

6.Sonecas

Esse é um assunto muito popular na maternidade, mas que também se aplica a gravidez. Quando grávida, eu vivia cansada, mas adormecer era difícil. Um dos erros que eu cometi era o de fazer sonecas muito longas. As sonecas durante a gravidez precisam ser curtas para não prejudicar o sono durante a noite. Não cometam o mesmo erro que eu. De 30 a 60 minutos de soneca é mais que o suficiente.

15 Dicas para dormir bem na gravidez

7.Gelo

Veja essa dica é muito pessoal. Eu me sentia pesada e com o estômago desconfortável durante a gravidez. Para resolver, eu comia gelo. Isso me ajudou tanto que resolvi deixar essa dica aqui. Ajuda a manter o frescor do corpo, a melhorar muito o estômago e me ajudava a dormir bem na gravidez.

Claro, que se você estiver gripada, tiver sensibilidade nos dentes ou não gostar, não repita ou nem tente. Para as outras futuras mamães, que não tenham essas restrições, eu digo que funciona.  Então, tentem. Quem sabe ajuda vocês também. Só não esqueçam de me contar aqui se deu resultado, ok ?

8.Refeições pequenas

Eu principalmente no fim da minha gravidez já me sentia empapuçada sempre. Portanto, comer muito durante a gravidez era bem difícil e quando o fazia me sentia pior ainda. A dica aqui é quebrar suas refeições normais em duas. Ou seja, coma mais vezes, porém menos comida e faça opções mais leves.Um bom exemplo é trocar o prato de comida por uma sopa nutritiva ou até uma salada com frango desfiado. Deixe a sobremesa para depois.

Com essas atitudes, o sentimento de “cheia” melhora e você previne a azia e a gastrite. A ideia é fugir de refeições grandes e pesadas durante a gravidez inteira, mas principalmente antes de dormir, o que ajuda a dormir bem na gravidez.

#Fica a Dica: Coma biscoitos de água e sal antes de dormir ou se você acordar no meio da noite. Não muitos… Mas o suficiente para cobrir o estômago e impedir que você fique muito tempo de estômago vazio. Isso ajuda a evitar o enjôo matinal, algo muito comum na gravidez.

9.Ligue o ar condicionado

Durante a gravidez é normal sentir mais calor. Por isso, colocaque a temperatura do ar condicionado um pouco mais baixa do que o normal. Assim, o quarto ficará mais agradável para você, o que aumentará as chance de você dormir bem na gravidez.

Maridos podem usar casacos se necessário…

15 Dicas para dormir bem na gravidez

10.Fuja da pimenta e do café

Alimentos apimentados aumentam as chances de azia e gastrite. Duas coisas as quais você já está predisposta na gravidez. Por isso fuja desses alimentos sempre que puder. Eles não irão ajudá-la a dormir melhor.

Já o café ou bebidas com cafeína além de não serem indicadas durante a gravidez e a amamentação, também irão prejudicar seu sono nessa fase. Portanto, evite qualquer bebida com cafeína como: refrigerante, chá mate e chá preto.

11.O lado esquerdo é melhor

Dormir de lado é sempre a melhor opção para dormir bem na gravidez. Porém, existe um lado melhor do que o outro. Esse lado é o esquerdo, pois favorece a circulação do sangue e dos nutrientes para o seu bebê e para o útero. Além disso, também ajuda que seu corpo elimine as impurezas e e o excesso de líquidos que acumulamos durante a gravidez. Procure acostumar a dormir virada para o lado esquerdo durante o começo da gravidez, assim você conseguirá dormir melhor quando sua barriga estiver grande.

#Fica a Dica: Para conseguir a melhor posição para dormir durante a gravidez. Deite-se para o lado esquerdo, dobre as pernas, coloque um travesseiro entre elas e durma com a cabeça mais elevada (isso evita a azia).

12.Procure relaxar antes de dormir

Já disse acima o quão importante é ter uma rotina e usar o relógio biológico ao nosso favor. Exatamente como fazemos com os bebês. Mas existe uma outra coisa muito usada para fazer com que os bebês adormeçam e que são ignoradas pelas grávidas. O ritual do sono. O corpo precisa de pelo menos 30 minutos para acalmar e adormecer. Por isso, ao executar um ritual do sono você ajuda seu corpo nesse processo, da mesma forma que você ajuda o bebê.

Escolha o seu ritual e faça-o todas as noites. Banho de banheira, livro, relaxamentos, meditação e, o que eu mais gosto, exercícios de visualização.

Exercício de visualização: É simples. Coloque uma música agradável, feche os olhos e imagine um lugar ou alguma coisa que a faça feliz. Uma boa ideia é visualizar sua vida com seu futuro bebê. O que vocês irão fazer? Onde vocês irão? Como será seu rostinho? Como será seu futuro? Quais são seus sonhos? Não importa se eles são impossíveis o que vale é sonhar…

13. Esvazie a mente com um caderno

Durante a gravidez os medos, dúvidas e inseguranças são coisas que nos mantém acordadas a noite toda. É tanta coisa para fazer e uma mudança de vida tão grande, que dormir parece impossível ás vezes. Para resolver isso, eu já indiquei aqui a meditação. Mas como sei que muitas pessoas não acreditam nela, vou dar aqui mais uma opção que me ajudou durante a vida toda.

Sempre que me sentia com medo ou com a cabeça cheia eu pegava um caderno e escrevia. Marque suas ideias no papel para que vocês não as esqueça, escreva suas preocupações em um diário e faça uma lista de todas as sua pendências ou escreva qualquer coisa que você ache necessário anotar. O objetivo final é esvaziar a cabeça. Tire tudo, escreva tudo e fique tranquila sabendo que nada será perdido. Dessa forma, você acalma a mente e consegue adormecer.

15 Dicas para dormir bem na gravidez

14. Não fique olhando para o teto

Você tentou de tudo mais ainda não conseguiu dormir? No lugar de ficar virando de um lado para o outro, levante para andar um pouco, leia um livro ou vá fazer qualquer coisa chata como dobrar roupas. TV não vale, pois vai distrair demais e não vai ajudar no sono. A ideia é fazer alguma coisa rotineira e bem entediante, mas que tire você da cama. Isso vai aumentar as chances do sono vir e você finamente adormecer quando deitar.

15. Ignore seus sonhos

Eu e a maioria das mulheres quando grávidas sofrem com pesadelos. Pesadelos sobre o bebê ou a gravidez. Isso não é qualquer tipo de premonição ou mau sinal. É simplesmente natural. A maioria de nós os tem e repetidamente. Eu acredito que é a carga de preocupação de mãe se instalando e ocupando nosso cérebro. De qualquer forma, ignore seus pesadelos, vire para o lado e procure dormir novamente.

Bom, futuras mamães é isso! Espero que eu tenha ajudado vocês a terem uma noite melhor hoje e durante o feriado. Dormir bem na gravidez não é impossível. É só uma questão de ajuste, afinal acredite, o que disseram é verdade. Quando o bebê nascer vai ser difícil dormir por alguns anos.

Beijos e até a próxima

Compartilhe:
2017-06-13T13:33:08+00:00 junho 13th, 2017|Gravidez|

O que você acha? Deixe seu comentário!

Já segue o nosso canal?

X Inscreva-se na news E fique por dentro das novidades!