Febre nas crianças: Saiba tudo sobre ela!

Não tem nada que assuste uma mãe ou que a faça sofrer mais do que ver seu filho doente. A febre nas crianças assusta e é um testamento da luta do organismo do seu filho compra a doença. Mas o que fazer nessa hora? Veja aqui!

A febre nas crianças ou nos bebês é um fato aterrorizante para uma nova mãe. eu lembro bem da primeira vez que que meu filho pegou uma virose. Foi a primeira vez que realmente senti o que a palavra impotência quer dizer.

Por mais que levasse o Thomas no médico e seguisse as orientações prescritas, só me restava esperar… Não vou mentir… Foram noites difíceis, nas quais eu chorei e fiquei de prontidão do lado do seu berço, sentindo a profunda impotência daquele momento.

Claro que para quem não é uma mãe de primeira viagem e já está acostumada, tudo isso parece drama. E hoje também  acho que foi. Mas da primeira vez me desesperei sim.

De qualquer forma, desde aquele dia sempre que o Thomas espira eu assusto e penso nas mães com seus filho realmente doente nos hospitais. Eu noa sei como elas fazem… Sempre procuro enviar energias positivas e um pouco de força para elas. Nem consigo imaginar o que ele podem estar passando.

Penso também  em algumas mães que não conseguem receber o suporte adequado e por isso resolvi escrever esse post. Como não sou pediatra, pedi a ajuda do Dr. Gabriel Striker, pediatra do meu filho para responder algumas perguntar gerais em relação a febre.

O que é febre?

Dr. Gabriel Striker: Febre é a elevação da temperatura do corpo devido a liberação de substâncias de células de defesa do nosso organismo.

Febre nas crianças: Saiba tudo sobre ela!

Quando é febre?

Dr. Gabriel Striker: Consideramos febre baixa de 37,2C a  38,5C febre  moderada de 38,5C a 39,5C e febre alta acima de 39,5C, isso considerando a mensuração axilar (medida com o termômetro na axila) que é a mais comumente utilizada por nós.

Porque é indicado só medicar a febre nas crianças depois de 38C?

Dr. Gabriel Striker: O melhor é medicar a febre apenas acima de 38C para dar a oportunidade de nosso organismo reagir à  infecção, logicamente na criança que já teve um episódio de Convulsão Febril medicamos antes.

ATENÇÃO: Esse post não substitui uma visita ao pediatra. Sempre consulte seu pediatra antes de ministrar qualquer remédio ou quando em dúvida.

Quando a febre and crianças é considerada alta?

Dr. Gabriel Striker: A febre alta ou seja  acima de 39,5 C merece uma atenção especial porque pode estar relacionada a doenças mais graves.

Por que é importante sempre levar a criança ao pediatra quando ela apresente febre?

Dr. Gabriel Striker: Sempre devemos analisar a febre em conjunto com outros sintomas que a  criança esteja  apresentando e, é muito importante  acompanhar o Estado Geral. Chamamos de estado geral a impressão geral sobre a criança, muito apática, sonolenta, pálida, sem resposta aos estímulos etc …

Dar banho é indicado quando a criança apresenta febre alta?

Dr. Gabriel Striker: Podemos dar um banho morno na criança quando ela tem febre mas  se acima de 38 C devemos também medicá-la com antitérmicos. Não precisa adicionar álcool no banho porque pode ressecar muito a pele.

Febre nas crianças: Saiba tudo sobre ela!

Por que a febre nas crianças aparece com mais freqüência?

Dr. Gabriel Striker: As crianças tem febre freqüentemente nos três primeiros anos de vida, tem febre mais comumente dos que os adultos porque o seu sistema imune ainda é imaturo.

A febre é sempre sinal de infecção?

Dr. Gabriel Striker: A febre pode acontecer por  processos infecciosos e não infecciosos. A febre nas crianças é muito mais comumente por processos infecciosos.

Quando a febre nas crianças se torna um risco?

Dr. Gabriel Striker: A  febre em si não é o problema, o problema é o que está causando a febre, então o médico sempre procura investigar o que está  por trás da febre ou seja as causas da febre.

Em resumo, é importante sempre ter um acompanhamento pediátrico do seu filho. Mesmo quando ele está saudável. Sempre consulte um pediatra de sua confiança quando em dúvida e nunca medique seus filhos sozinha ou sem orientação especializada. A saúde e a febre nas crianças assuma e são assuntos sérios que nunca devem ser ignorados ou desconsiderados.

Espero ter ajudado todas as mamães por aí, pelo menos um pouco. Não se esqueçam de comentar aqui embaixo com sugestões, dúvidas ou opiniões.

Beijos e até a próxima.

Compartilhe:
2017-06-12T15:01:14+00:00 junho 12th, 2017|Saúde|

O que você acha? Deixe seu comentário!

Já segue o nosso canal?

X Inscreva-se na news E fique por dentro das novidades!