A alimentação pode afetar o sono do seu filho!

Todas as mães se preocupam com o sono das crianças. Mas nem todas sabem que a alimentação pode afetar o sono delas. Veja aqui se isso está acontecendo com seu filho e resolva já isso !

Você sabia que a alimentação pode afetar o sono do seu filho?Desde o nascimento do bebê a alimentação é uma preocupação. Escolher os melhores alimentos para a mãe que amamenta, saber o que pode causar desconforto para excluir da alimentação, a escolha da melhor fórmula, a investigação de possíveis alergias alimentares e a opção de alimentos saudáveis na introdução alimentar. Realmente o que se come tem um grande impacto na saúde e desenvolvimento da criança. Entretanto poucas pessoas pensam que a escolha na alimentação pode afetar o sono do seu filho.

No post de hoje, queremos falar aqui com as leitoras do Mãe em Dia sobre esta questão. As escolhas alimentares do seu filho, bem como o horário das refeições podem sim afetar tanto as sonecas quanto o sono da noite.

Por que isso acontece?

Tudo que é ingerido vai dar energia para a criança. Alguns alimentos deixam a criança muito excitadas e os mais clássicos e conhecidos são os alimentos com cafeína e açúcar e, por serem “famosos” por causar dificuldade no sono, já são evitados na maioria das casas.

Entretanto existem alimentos que ajudam muito no sono, aumentando a sonolência e o relaxamento da criança. São alimentos que contém triptofano, que é um aminoácido que o corpo usa para sintetizar a proteína. Este aminoácido também produz serotonina, que é um neurotransmissor por onde a melatonina (hormônio do sono) é fabricada.

Apesar de ser poderoso para aumentar a sonolência, o triptofano sozinho não faz um “milagre” no sono do seu filho. Para aumentar esta potência, ele deve ser ingerido aliado a carboidratos saudáveis. Isso acontece porque a ingestão destes carboidratos libera insulina, que vai ajudar o aminoácido a atingir o cérebro, para causar a sonolência.
Alguns alimentos têm altos níveis de triptofano, estes são alguns exemplos:

  • Banana e abacate
  • Folhas verdes
  • Ovos
  • Nozes
  • Tofu e outro produtos de soja

#fica a dica: Aliar a ingestão dos alimentos que ajudam no sono aos integrais – como por exemplo arroz ou pães.

O horário das refeições também influencia no sono

Além de pensar como alimentação pode afetar o sono, a hora de comer também tem um impacto grande na qualidade do sono da criança. Deixo aqui uma recomendação que pode ajudar muito na programação das refeições para impactar positivamente no sono:

Evite refeições pesadas uma hora antes de dormir. O jantar sempre deve ser mais leve e em menor quantidade do que o almoço. Ele deve ser servido pelo menos 90 minutos antes da hora do bebê dormir e durante o dia, nos lanches, eles também devem ser oferecidos 30 minutos antes das sonecas do dia (isso se aplica também a lanches que eventualmente as crianças comerem antes de dormir).

Isso acontece porque a taxa metabólica e a temperatura da criança aumentam durante as refeições, e o melhor para a hora do sono é que elas diminuam, ao invés de aumentar.
Lembre que alimentação pode afetar o sono mas é apenas um dos fatores. Muitas vezes o problema está nos hábitos que a família tem para dormir e, neste caso, é necessário olhar todos os aspectos que envolvem o sono e pensar em uma educação de sono que leve em consideração outros fatores como comportamento, rotina e perfil de cada família.

Escrito por: Michele Melão é Consultora de Sono Infantil e Baby Planner certificada pela International Academy of Baby Planner Professionals (IABPP) e International Maternity and Parenting Institute (IMPI), na Califórnia. É mãe e sócia da Maternity Coach (http://www.maternitycoach.com.br), uma consultoria especializada em diverso

Compartilhe:
2017-06-09T15:50:14+00:00 junho 9th, 2017|Sono|

1 Comentário

  1. Meire 14/07/2017 at 10:55 - Reply

    Meu bebê tem 5 meses e não dormi durante o dia desde que nasceu e a noite acorda de 2 em 2 h . Ainda não aprendi técnica que funcione me sinto exausta 😞

Deixe seu comentário!

Já segue o nosso canal?

X Inscreva-se na news E fique por dentro das novidades!