Cozinhar com seus filhos traz muitas vantagens para as crianças. Veja aqui quais são essas vantagens e todos os benefícios que vocês podem ter em cozinhando juntos.

Cozinhar com seus filhos só traz vantagens para você e para eles. É uma atividade divina que quando feita entre mãe e filho que só traz benefícios. Veja abaixo alguns deles.

1.Cria memórias

Isso eu sei por experiência própria. Adorava fazer amanteigados com a minha mãe na cozinha. Lembro disso até hoje. Por isso, advogo muito esse tipo de atividade para as fazer com as crianças. Fora, que é extremamente útil saber fazer alguma coisa na cozinha. Não se preocupe. Você não precisa ser chef para realizar essa brincadeira com as crianças.

2. Estreita o vínculo

Poucas coisas criam mais interação e estreitamento de vínculo entre mãe em filho como cozinhar. É um momento em que você  pode ensinar seu filho, cuidar dele e de prover uma oportunidade para ele realizar alguma coisa com você para a família toda. Pela minha experiência na vida e pela experiência que eu tenho tido com o Thomas, cozinhar junto aproxima demais a mãe de seu pequeno. Só não vale se importar com a bagunça ein…

15 Benefícios de cozinhar com seus filhos

3. Evita a obesidade infantil

A Associação Americana do Coração fez uma pesquisa sobre as as atitudes que ajudam a evitar a obesidade infantil e nos adolescentes. Uma delas é cozinhar com seus filhos, comprar os alimentos e prepará-los juntos.

4. Encoraja a alimentação saudável

Quando você cozinha com seus filhos você pode ensinar e expressar a importância de uma alimentação saudável. Você mostra como as verduras, folhas e frutas se transformam em uma refeição deliciosa e saudável. Essa lição é algo que ele vai copiar para o resto da sua vida.

5. Autoestima

Ao cozinhar com seus filhos eles sentem que estão ajudando você e contribuindo com alguma coisa para a família toda. Isso os faz se sentir capazes de realizar algo de valor para quem eles amam e como consequência ajuda na sua autoestima. Ter a autoestima saudável é uma das melhores formas de proteger as crianças do bullying.

15 Benefícios de cozinhar com seus filhos

6. Refeições em família

As crianças que tem o costume de cozinhar com os pais, costumam também sentar para ter refeições com sua família toda com mais frequência. Isso é um dos maiores fatores para que as crianças tenham lastros familiares fortes. É nós jantares em família que você conversa e fica a par dos dias dos seus filhos. É nessa oportunidade que você pode perceber se algo está errado e acompanhar seu filho de perto no dia a dia.

7. Tempo de qualidade

Quando você começa a cozinhar com seus filhos, você está realizando uma atividade necessária no seu dia. Ao mesmo tempo você está passando tempo com eles. Ou seja, você esta realizando duas atividades: uma útil e uma maravilhosa para você e sua família toda. Veja abaixo um video de uma receita que eu faço sempre com o Thomas e que você pode fazer com o seu pequeno:

8. Evita a TV

Eu não sei como é na casa de vocês. Mas na minha quando o Thomas não vem me ajudar na cozinha ele fica vendo seu iPad esperando o jantar. Portanto, quando ele cozinha comigo ele está realizando uma atividade muito melhor do que ver iPad, TV ou jogar video game. Esse é o momento de aproveitar essa oportunidade mais tarde, quando maiores, vai ser difícil tirá-los da frente da TV ou do video game para cozinhar com você, não é?

9. Evita Junk Food

A não ser que você e sua família tenha hábitos alimentares ruins, geralmente quando as crianças cozinham com você elas tendem a comer comidas mais saudáveis. Afinal, eles estão comendo em casa e cabe a você definir o cardápio e as receitas.

10. Ajuda criança difíceis de comer

Quando uma criança escolhe a comida no supermercado, prepara e pode cozinhar com você, ela tende a ser mais aberta a experimentar e a comer os alimentos que vocês fizeram juntos. Então, se você é uma mãe que sofre para dar alimentos saudáveis para o seu filho ou simplesmente para  fazê-lo comer, essa é uma ótima saída para resolver o problema de vez.

15 Benefícios de cozinhar com seus filhos

11. Ensina Paciência

Cozinhar com seus filho é uma das melhores formas de ensinar paciência para as crianças. Principalmente, por que hoje quase tudo é on-demand. Na cozinha eles não tem opção.

É necessário esperar a agua ferver, o bolo assar e o macarrão ficar pronto.

12. Aproxima crianças de todas as idades

Cozinhar não tem idade, todos podem participar e se divertir. Isso estimula a colaboração entre irmãos, aproxima as crianças e promove vínculos. Ou seja, é uma ótima atividade para ser feita em um dia de brincar na sua casa, por exemplo.

13. Ensina várias disciplinas

As crianças quando estão na cozinha utilizam a química, a matemática, a leitura e ainda aprendem o conceito de tempo. É praticamente uma super aula!

15 Benefícios de cozinhar com seus filhos14. Ajuda na sua independência

As crianças quando aprendem a cozinhar ou a fazer um sanduíche sozinhos, por exemplo, eles começam a ter um sensação maior de independência. Afinal, quer um primeiro passo melhor para sua independência do que saber se alimentar sozinhos quando quiserem?

15. Cozinhar é uma habilidade

Ler, nadar, escrever, falar línguas, guiar um carro… todas essas coisas são habilidades que vamos aprendendo no decorrer da vida. Habilidades que escolhermos ou que aprendemos por necessidade. Nos alimentar é uma necessidade e cozinhar uma habilidade que todos nós precisamos ter, pelo menos no nível básico.

Eu espero que vocês se inspirem e comecem a cozinhar com seus filhos de vez em quando. Fiz um vídeo de uma receita fácil que eu faço com o Thomas, todas as crianças que comeram até hoje amaram. Clique aqui para ver! 

Espero que vocês tenham gostado do post e não se esqueçam de deixar seus comentários aqui embaixo.

Beijos e até a próxima.

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *