Em que idade seu filho está pronto para dormir na casa do amigo? Será que ele vai ligar no meio da noite? Deixar seu filho dormir ela primeira vez longe de casa é uma decisão difícil para qualquer mãe. Então, veja abaixo quando seu filho estará pronto para dar esse passo.

Dormir na casa do amigo é uma vontade que as crianças passam a ter em torno dos 4 anos de idade. É só ir brincar na casa de um amiguinho que eles querem ficar, afinal por que a brincadeira precisa acabar?

É claro que eles não estão pensando que passarão a noite toda em um lugar desconhecido e longe da sua mãe e pai. Por isso é importante a mãe saber o momento certo para dar esse passo.

dormir na casa do amigo

Claro, que como tudo em relação as crianças, não existe uma idade exata onde ser filho estará pronto com certeza. algumas crianças podem ficar prontas com 5 anos e outras só com 10 anos de idade. Porém, em sua grade maioria as crianças conseguem tomar esse passo dos 7 aos 9 anos de idade.

Seu filho estar ponto para dormir na casa do amigo depende de vários fatores como: se o irmão dele vai junto, se ele sofre de ansiedade de separação, da sua personalidade, do quanto ele conhece a família do amigo e etc..

“Ser mãe é um constante exercício de abrir mão e dar independência para nossos filhos. Algo que é muito difícil para todos nós.” – Bianca Arcangeli 

Por isso veja aqui os sinais onde seu filho demonstrasse esta pronto ou noa para dar esse passo:

Ele pede para ir dormir na casa do amigo

Se seu filho pede constantemente para dormir na casa do amigo, ele já está demonstrando interesse e quanto mais vontade maior a chance de sucesso. Nesse momento, é importante explicar que ele passará uma noite inteira sozinho com seu amigo e sua família mas sem você. Explicar que ele pode sim voltar para casa se quiser. mas que você não estará lá com ele. Pergunte se ele se sente confortável com seu amigo, com a família dele e em passar uma noite inteira longe de você. Se a resposta for positiva (descontando a empolgação do momento) esse é um sinal de que ele está pronto.

Experiências anteriores

Se seu filho já está acostumada a ficar longe dos pais por causa de viagens suas ou porque costuma passar tempo na casa de familiares, esse é um sinal de que seu filho consegue ficar longe de você por um período de tempo sem grandes problemas. Esse tipo de experiência é ótimo antes de de você decidir que ele está pronto para dormir na casa de um amigo. Se ele nunca ficou uma noite longe de você ou fora de casa, vai ser muito mais difícil que ele consiga passar a noite toda na casa de um amigo. Se o caso for esse ultimo essa experiência de passar a noite na casa de um parente próximo, como seus avós, é imprescindível antes de qualquer experiência na casa de uma amigo.

Ele precisa de você a noite 

Se seu filho precisa que você o coloque para dormir ou que você deite na cama com ele até que ele adormeça? Esse é um sinal que ele ainda precisa muito de você durante a noite. Por isso a dica aqui é esperar essa fase passar para que ele tenha uma primeira experiência em dormir na casa do amigo.

Ele vai para a sua cama a noite 

Seu filho acorda várias vezes durante a noite pedindo por você? Ele levanta e sobe na sua cama durante a noite? Se sim, talvez seja melhor esperar para ele dormir na casa de um amigo.

dormir na casa do amigo

Ansiedade de separação

Toda vez que você vai deixar seu filho na escola ele chora? E quando você sai de casa ? Se seu filho tem dificuldades em se separar de você não é uma boa ideia passar a noite toda longe dele.

Necessidade de uma rotina específica

Você segue uma rotina especifica do seu filho para ele adormecer? Caso o ambiente mude ele fica muito agitado? Se ele é apegado demais a uma rotina muito especifica também é melhor esperar um pouco mais para que ele durma fora de casa.

Ele consegue dormir pouco

Quando as crianças dormem fora de casa é bem provável que eles durmam bem menos do que em casa. Por excitação, nervoso, brincadeiras etc… Por isso, se seu filho não se dá bem com pouco sono e você sabe que ele não vai render muito no dia seguinte. Deixe a ideia de lado ou se prepare para isso, evitando programar qualquer coisa no dia seguinte, já que é provável que ele precise de uma soneca no correr do dia.

Ele se dá bem com a família e com o amigo 

Para evitar atritos eu sugeriria que a primeira noite na casa do amigo seja com só os dois. Assim as chances de brigas e desentendimentos diminuem. Além disso, tenha certeza que que seu filho fica a vontade com a família desse amigo especifico. Dessa forma as chances de sucesso da noite na casa do algo aumentam consideravelmente.

dormir na casa do amigo

Ensaie 

Antes do seu filho ir dormir na casa do amigo é importante que ele brinque com ele durante o dia. Então, marque um dia de brincadeiras na casa do amigo entre os dois e veja se dá tudo certo. Outra ótima experiência para ver se seu filho está preparado para dormir fora é fazer uma noite de brincadeiras, onde ele vai para a casa do amigo eles jantam, tomam banho, brincam, colocam o pijama e ele volta para casa só na hora de dormir de pijama. Se tudo der certo, você já pode considerar como um bom sinal na hora dele dormir fora de casa.

Faça você uma festa do pijama 

Se seu filho tiver amigos que já dormiram fora de casa, promova uma festa do pijama na sua casa. Assim, a primeira experiência do seu filho será dentro de casa onde ele se sente mais confortável. Dessa forma, a experiência perde um pouco do mistério. Quando ele for dormir fora ele já se sentirá mais confortável e estará ciente do que o espera. tudo que aumenta as chances de sucesso.

Clique abaixo e compre pijamas para seus pequenos fazerem sucesso na próxima festa do Pijama:

[Looklink – Widget Vitrine #59515 – BEGIN …

Pijama Thais Gusmão Curto Infantil Heroinas Mania Batgirl Cinza - Thais Gusmão
Pijama Linha Aventura Infantil Pirata Lé Com Cré Vermelha - Lé Com Cré
Pijama Thais Gusmão Infantil Bombshell Mulher Maravilha Vermelho - Thais Gusmão
Pijama Infantil Lé Com Cré Superman Azul E Vermelho - Lé Com Cré
Pijama 2 Peças Xadrez - La Perla Kids
Pijama Disney By Tricae Formula Infantil Vermelho/preto - Disney By Tricae
Pijama 2 Peças - La Perla Kids
Pijama Infantil Morcego Lé Com Cré Cinza - Lé Com Cré
Pijama Thais Gusmão Infantil Curto New Mulher Maravilha Vermelho - Thais Gusmão
Pijama 2 Peças Com Estampa - La Perla Kids
Pijama Thais Gusmão Infantil Curto Hello Kitty Arigatô Vinho - Thais Gusmão

… END]

Saiba esperar 

Vocês podem achar por causa desse post que eu estou sendo cautelosa demais em relação a uma simples noite na casa de um amigo. Mas, uma experiência positiva ao dormir pela primeira vez na casa de um amiguinho sozinho é ótimo para uma criança, já que o incentiva a ter independência. Já uma experiência fracassada pode fazer com que ele tenha medo de tentar novamente ou pelo menos receio. Por isso, é importante esperar o momento adequado para tal passo. Um momento onde vocês dois se sintam seguros. Eu acredito sinceramente que quando falamos em relação aos nossos filhos cautela é sempre a melhor política.

#Fica a Dica: A primeira noite em que seu filho for dormir na casa do amigo. Procure marcar na casa de um amigo que more perto de você. assim você consegue chegar rápido caso algum imprevisto ocorra. 

Não se esqueçam de sempre falar que ele pode pedir para voltar para casa a qualquer momento e avisar a mãe do amigo sobre alergias ou necessidades especificas dele durante a noite. Fora isso, tentem aproveitar a noite do seu filho longe de casa e tente ficar o menos nervosa possível. É bem provável que ele esteja se divertindo enquanto você sofre, ok?

Espero que tenham gostado do post. Não se esqueçam de comentar aqui embaixo.

Beijos e até a próxima!

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *