Como acabar de vez com as brigas entre irmãos 

As brigas entre irmãos  é algo que preocupa qualquer mãe. É chato, tira a paz e dificulta a convivência no dia-a-dia. Então, foi atrás de uma forma para acabar o problema de vez…

As brigas entre irmãos, ou entre crianças de modo geral, podem ser algo muito difícil. Quando entre amigos, as mães nunca sabem o que fazer… Todas nós, mães (eu inclusive), morremos de vergonha na hora, nunca sabemos ao certo como reagir e essas situações deixam um clima chato que acaba com um dia de brincadeira. Quando entre irmão que convivem o dia todo, é um caso mais complicado ainda, já que as brigas, quando constantes, podem tornar a vida das mães um inferno e passeios de família um caos.

Mas o que fazer? Geralmente, atitude dos adultos é separar imediatamente. Dar uma “bela” bronca em ambos e mandar cada um para um canto. Não tem nada de errado com essa atitude. Porém, ela não costuma resolver a briga das crianças de forma definitiva. Daqui a pouco lá estarão eles “quebrando o pau” de novo.

Veja também: 7 Hábitos de Ótimas mães!

brigas de irmãos

Eu tenho um filho só. Então, ainda não tenho experiência em brigas entre irmãos. Mas, por outro lado, já tive que resolver muita briga em parquinho. Porém, como pesquisa é para todos, fui atrás das melhores conselhos e soluções para esse problema. Afinal, espero ter um segundo filho um dia…

Achei uma solução ótima no livro The Whole Brain, autoria de Daniel J.Siegel M.D. e precisava dividir com vocês.

Dicas maravilhosas para acabar com as brigas entre irmãos de vez:

Separe a briga entre irmãos e entenda a situação

Antes de dar o castigo é importante que você escute ambas as crianças. Mesmo que elas mintam ou que acusem o outro, é importante que elas escutem a explicação sem interromper e que elas sintam que vocês as está ouvindo. O fato delas não interromperem, ensina paciência e ao escuta-las você mostra que o que elas falam tem valor.

Troque os papéis

Depois da situação entendida, explique a situação de um para o outro e peça para que as crianças tentem se colocar no lugar do outro. Pode ser que não dê certo, já que muitos adultos não conseguem fazer isso. Mas a ideia é exatamente. Ensinar seus filhos a se colocar na situação do próximo e pensar o que ele fariam se estivessem no lugar do outro, o que sentiria… Essa lição não é aprendida de uma hora para a outra. Mas, só de você propor esse exercício você, já estará abrindo um novo mundo de possibilidades para seus filhos e mostrando uma nova perspectiva que não aquela visão egoísta das crianças. Você estará ensinado a empatia, algo ninguém nasce sabendo.

Veja também: 8 Dicas de como ter um filho comportado

brigas de irmãos

Encontre a solução das brigas entre irmãos de vez

Agora a dica do livro: pergunte como eles propõe que o problema seja resolvido! Simples assim. Claro, que você pode dar ideias e interceder para que a solução seja algo justo. Mas a sacada é que com essa atitude você abra espaço para que eles pensem em alguma saída benéfica para ambos. Neste momento, você estará dando a possibilidade deles chegarem a uma solução para o problema sozinhos e sem ter que brigar. Uma atitude madura que, provavelmente, exigirá deles: negociação, empatia, a habilidade de resolver problemas sozinhos e etc… Conforme eles crescem e desenvolvem essas habilidades eles naturalmente buscarão resolver seus conflitos dessa forma, entre eles, sem brigas e sem berros.

Com esse tipo de solução ás brigas entre irmãos você estará ensinando seu filho a:

  • Escutar o outro
  • Se colocar no lugar do outro
  • Ter empatia
  • Negociar
  • Resolver problemas
  • Ter pensamento lógico
  • Ter paciência
  • Ter um convívio social positivo
  • Entender o conceito de sacrifício
  • Respeitar
  • Chegar ao meio termo
  • Ceder

O melhor de tudo isso é que todas essas habilidades e qualidades farão do seu filho uma criança diferenciada, mais madura, mais esperta, mais bem resolvida e com uma probabilidade maior de sucesso na vida.

É impressionante como atitudes nossas no dia-a-dia podem preparar, ou não, as crianças para seu futuro. Atitudes simples, que não consomem tempo adicional e que ajudam na sua vida também.  Afinal esse será o fim das brigas em casa…

Não esqueçam de me contar o que acharam do post, deixar seus comentários e experiências aqui embaixo.

Beijos e até a próxima

Compartilhe:
2017-04-25T11:52:15+00:00 abril 25th, 2017|Educação|

1 Comentário

  1. Rosangela Martins do Nascimento 17/05/2017 at 07:37 - Reply

    Muito bom you fazer com meus filhos.Tenho um casa e else brigam muito

O que você acha? Deixe seu comentário!

Já segue o nosso canal?

X Inscreva-se na news E fique por dentro das novidades!