Desfralde: Meu filho tem acidentes ou ele regrediu?

O desfralde é uma fase difícil para qualquer mãe. Todas nós achamos que quando essa fase passa o problema está resolvido. Mas não é bem assim…Veja abaixo o que pode dar errado e como resolver.

O desfralde não é algo que acaba e pronto. Seus filhos podem ter acidentes e até regredir nesse processo tão marcante em suas vidas. Algo que pode ser frustrante para a mãe. Se esse é o seu caso, não se preocupe, é normal e tem solução.

Acidentes acontecem

Acidentes são coisas que acontecem com a maioria das crianças até mais ou menos 6 meses depois de um desfralde de sucesso. Então não se assuste se esse for o caso. Tente ficar atenta aos sinais de que seu filho que ir ao banheiro. Como segurar as calças ou ficar pulando no lugar. Caso ele não queira parar de brincar para ir ao banheiro, converse com ele até que ele concorde.
Aliás, esse é um dos maiores motivos para os acidentes acontecerem. Seu filho fica animado ou empolgado brincando e esquece de ir ao banheiro ou não quer mesmo ir, por preguiça ou simplesmente ignora a vontade porque não quer perder nenhum minuto da brincadeira.

Desfralde

A diferença entre acidentes e regressão

Uma criança pode ter acidentes sim e isso não quer dizer que ela tenha regredido. Existem duas diferenças bem fáceis para perceber se o que está acontecendo com seu filho é uma regressão ou só um acidente:

A vontade do seu filho de utilizar o banheiro. Uma criança que realizou o desfralde com sucesso, quer fazer xixi no lugar certo e fica com vergonha e sabe que fez xixi no lugar errado. Uma criança que faz xixi mais de uma vez por dia fora do banheiro e não se incomoda com isso, não passou da fase do desfralde. Veja se ele está mostrando sinais de que está preparado para o desfralde e se sim converse com ele. Mostramos aqui como realizar um desfralde de sucesso.

A frequência dos acidentes. Um acidente por semana é mais do que esperado depois do desfralde. Isso não quer dizer que seu filho tenha regredido. Agora se a criança tem acidentes todos os dias por um período maior do que um mês. Aí seu caso deixa de ser só um acidente casual e passa a ser uma regressão do processo de desfralde. A boa notícia é que a regressão tem solução.

Veja também: Problemas com o desfralde: cocô

Desfralde

Quais são os motivos das crianças terem acidentes ou regredirem em relação ao desfralde e suas soluções:

Nervoso
Qualquer grande alteração na rotina dos nossos filhos é algo que pode influenciar no desfralde. Escola nova, separação, brigas em casa, viagens ou qualquer outra mudança que cause um nervoso na vida deles pode atrapalhar e muito. A boa noticia é que quando essa fase passar eu filho volta a usar o banheiro da forma correta.

Excitação
Quando as crianças são novas ao processo de desfraldo e ficam muito felizes ou excitados acidentes podem acontecer. Eles podem não conseguir se controlar ou simplesmente ignorar a vontade de usar o banheiro. Nesse caso é só ficar atenta a para levá-lo ao banheiro de tempos em tempos e assim evitar acidentes.

Cansaço
As crianças quando cansadas ficam sem paciência, como nós. Por causa disso acabam ficam com preguiça de usar o banheiro. Isso costuma acontecer principalmente quando o desfralde é algo novo. Aqui também vale ficar de olho no seu filho. Se você perceber que ele não vai ao banheiro faz tempo, leve-o, mesmo cansado.

Use o Código: AFF7FF56D8 que você ainda recebe 20% de desconto!!!

Falta de comunicação
A criança pode não saber expressar quando está com vontade de ir ao banheiro ou ele até ter medo de usar a privada e por isso acaba evitando o desfralde como um todo. Aqui o importante é conversar e descobrir qual é o motivo pelo qual ele evita o uso do banheiro ou no primeiro caso veja se seu filho está realmente pronto para realizar o desfralde. Uma criança para sair das fraldas precisa conseguir comunicar a sua vontade de ir ao banheiro.

Pressão do Pais
Pressionar ou forçar uma criança a fazer desfralde pode causar mais prejuízo do que resultados e o pior pode causar um trauma. Então se a criança ainda não tem interesse em usar o banheiro dê um tempo e tente novamente em alguns meses. Espere os sinais de que ele está pronto. O importante é deixar a criança definir o ritmo do processo.

Distração
Tudo é novo para as crianças. Tudo é incrível e ele não gostam de perder nem um segundo dessa vida maravilhosa. Por isso muitas vezes ele podem ignorar que estão com vontade de ir ao banheiro ou simplesmente decidirem que a brincadeira está boa e que não querem perder o tempo deles fazendo xixi. Afinal é mais fácil fazer ali mesmo do que ir até o banheiro, não é mesmo? A resposta aqui é ficar levando-os ao banheiro de tempos em tempos. Uma boa ferramenta é utilizar um alarme de 30 em 30 minutos.

Desfralde

Desfralde antes da hora
Mesmo com todas as técnicas do mundo, amor e paciência se você tentar fazer o desfralde antes do seu filho estar preparado, as chances dele dar certo é mínima. Existem uma série de sinais que demostram que seu filho está pronto para o desfralde. A idade de referência para começar o desfralde é entre os 20 e 30 meses de vida.

Veja também: Desfralde noturno!

A regressão no desfralde pode ser causada por sintomas físicos também.

São eles:

Sangue na urina
Estar sempre molhado
Fazer xixi depois de rir muito
Fazer pouco xixi
Dor na hora de usar o banheiro
Constipação crônica

Se seu filho estiver com qualquer um desses sintomas, consulte um pediatra e ele poderá dar as orientações para o tratamento correto.

O importante é manter a calma, o senso de humor e não brigar com seus filhos. Eles não estão errando por que querem e sim porque não estão preparados para o desfralde ou porque tem algo os assustando e atrapalhando o processo. Cabe a nós, mães, saber diferenciar, descobrir a causa e resolver.

Espero que tenham gostado do post e não se esqueçam de deixar seus comentários e suas perguntas aqui embaixo.
Beijos e até a próxima

Compartilhe:
2017-04-18T10:37:07+00:00 abril 18th, 2017|Educação|

O que você acha? Deixe seu comentário!

Já segue o nosso canal?

X Inscreva-se na news E fique por dentro das novidades!