Intervalos do sono: Como fazer seu filho dormir na hora certa sem brigas

Fazer seu filho dormir na hora certa é um desafio para muitas mães. É sempre uma negociação e uma enrolação sem fim, por parte deles. Mas como acabar com essa guerra na hora de dormir? Veja abaixo um detalhe que pode estar passando despercebido.

Fazer seu filho dormir é difícil. Mas não precisa ser tanto. Existem detalhes e muitas variáveis que influenciam nisso. Um desses detalhes é o intervalo do sono. Algo que nem sempre damos atenção.

Como cuidar de uma criança pequena pode ser muito cansativo, geralmente nos concentramos no sono. Afinal por mais que nossos filhos sejam amados, depois de uma certa hora nem pensar direito a gente consegue. Eis que chega naquela hora sagrada dele dormir e a guerra começa!

filhos dormir

A Guerra!

Ele enrolando e você frustrada. Infelizmente, até paciência tem limite e dependendo do quanto seu filho teima a não dormir você pode sim perder a paciência. Ai é questão de tempo para que fique nervosa e acabe brigando com ele. Mas porque alguns dias isso acontece e outros não?

Toda mãe conhece aquele dias abençoados, onde o filho cai na cama e capota, obediente e feliz. Dias em que você vai dormir contente e sem se sentir culpada já que não teve que brigar com ele dessa vez. Mas porque não é sempre assim?

Meu filho tem três anos hoje e a fase mais difícil de fazê-lo dormir foi de um e meio mais ou menos aos três anos. Bom, pelo menos por enquanto…

Mas hoje eu vou contar para vocês o que eu descobri. Algo que espero fazer com que vocês não tantas noites de negociação e guerra em casa.

filhos dormir

Como Descobri

No meio do caos dessa fase fica mais difícil de perceber o que pode estar dificultando fazer seu filho dormir. Como eu estava cansada de ir dormir triste ou frustrada como consequência dessa guerra diária na hora de dormir. Decidi começar a fazer testes.

Comecei com a primeira solução. Aliás a solução que todas as mães (inclusive a minha) me deram: “Diminua o tempo de soneca dele se ele tem tanta energia”. Armada com minha nova teoria lá fui eu. Diminui a soneca do Thomas em trinta minutos e observei…

Veja também : 8 Coisas que podem estar acordando seu filho a noite!

Ele acordava mais mal humorado mas nada mudou. Comecei a reparar que tinha dias que meu filho tirava uma soneca longa e dormia tão rápido como em dias em que a soneca era curta.

A outra possibilidade que testei foi o nível de brincadeiras e gasto de energia. Porém, haviam dias de chuva onde correr no jardim era impossível que  ele podia dormir rápido e dias onde realizávamos muitas atividades ele causava a maior guerra. Claro que o novel de atividade influenciava o tempo do sono e o quão profundo esse sono era. Mas nem sempre o adormecer… Ou seja,  nos dias de mais esporte ele dormia muito melhor, mas não necessariamente mais rápido.

Foi então, durante uma viagem, onde as atividades eram praticamente as mesmas e onde eu passava todos os segundos do lado dele que tive minha sacada de ouro.

filhos dormir

Sacada de ouro

Percebi que o que influenciava na hora dele adormecer não era tanto o quanto ele dormia mas sim o quanto ele ficava acordado. Se eu tentasse colocá-lo para dormir antes de cinco horas e meia, seis horas era guerra na certa. De seis horas para cima, paz!

O padrão se repetia tanto na manhã quanto a tarde. Ou seja, ele não conseguia dormir se não ficasse pelo menos seis horas continuas acordado.

Veja também : Simpatia para seu filho dormir a noite toda!

Comecei a prestar muita atenção na hora que ele tirava sua soneca. Se ele adormecesse depois da uma da tarde ele teria que acordar as duas para ir dormir as oito. Se ele tirasse sua soneca as três ele só dormiria depois das nove e assim consecutivamente.

Sabia que se ele acordasse tarde da soneca ele iria me enrolar a noite, não importava o que eu fizesse. Nada resolveria: historia, musica, conversam, explicações… nada importava. Depois que descobri isso minha vida mudou e os intervalos do sono se tornaram meu guia para seu dia a dia. Foi ai que minha luta para fazer meu filho dormir acabou.

Sei que parece ser uma revelação óbvia. Mas escolhi escrever esse post por que muitas mãe não prestam atenção nesse detalhe.

Atenção ao sono

Claro que as crianças precisam da sua sonecas e do seu tempo total de sono. A dica aqui não é cortar a soneca. Mas sim, organizar para que ela ocorra cedo. O ideal é meio dia e meio para uma criança que acorde em torno das seis da amanhã. Quanto mais cedo seu filho acordar mais cedo ele vai dormir. Que horas isso deve ocorrer é algo que depende de você da sua família. Depende de como você está organizada. Aqui é assim: o Thomas acorda em torno das 6:30. Dorme 12:30 acorda 13:30 e cama as 8, 8:30. 9 se eu me atrasar.

Se eu atraso ele já acorda mais tarde e para corrigir, a soneca dele, deve ser mais curta para que ele durma o tempo que faltou a noite.

O período da soneca pode variar ainda mais quando a criança crescer um pouco e estiver em torno dos três anos. Nesse ponto a soneca pode ser facultativa dependendo dele é claro. Haverão dias que ele estará mais cansado e outros dias que ele estará mais disposto. Cabe a ele decidir se quer ou não dormir só a noite. Você ficar de olho no seu filho ou filha e perguntar. A essa altura eles poderão lhe falar se estão cansados ou não. Fiz um post no insta que pode servir de referência na quantidade de sono que seu filho precisa. Se quiser ver clique aqui!

Espero que vocês tenham gostado do post e que ele tenha ajudado muitas mãe a evitar guerras infindáveis na hora de dormir com seus filhos. Guerras essas que eu tive, mas que vocês não precisam ter.

Beijos e até a próxima

Compartilhe:
2017-03-23T01:11:58+00:00 março 21st, 2017|Sono|

1 Comentário

  1. gabriela 07/04/2017 at 15:01 - Reply

    Ameii

O que você acha? Deixe seu comentário!

Já segue o nosso canal?

X Inscreva-se na news E fique por dentro das novidades!