Não tem nada mais chato do que uma criança que adora choramingar toda hora ou para qualquer coisa que ele queira. Veja aqui como acabar de vez com essa mania horrível de miar para tudo!

Choramingar é algo que toda criança faz e por ser muito chato é uma atitude extremamente eficaz. Afinal, tem coisa mais chata do que isso? Meu filho como muitos outros, tem essa mania. Sou mulher suficiente para assumir que funciona e eu acabo cedendo na maioria das vezes. Porém, por ser algo feio e extremamente irritante cheguei no meu limite e resolvi descobrir como dar um fim nisto de qualquer jeito. Seguem as dicas que eu pesquisei:

Oriente

A primeira coisa que uma mãe deve fazer quando seu filho choramingar é cortar a atitude errada imediatamente e ensinar a criança como proceder de forma correta. Algo como: ” Filho para de choramingar e peça direito”

Acabe Com A Sua Eficiência

Choramingar tem o objetivo de chamar a atenção da mãe, do pai ou de qualquer outra pessoa envolta. Como já disse antes, na maioria das vezes funciona já que ceder é a forma mais rápida e prática de acabar com a “miação”. Lembro até hoje da minha mãe reclamando de mim “miando”: “Para filha! Você não é gato para ficar miando pra tudo ? Fala que nem gente” Hoje reconheço como era chato mesmo e me arrependo de ter choramingado tanto quando queria algo.
De qualquer forma, a ideia aqui é simplesmente ignorar. Depois de realizar a dica a cima e dizer para que a criança que peça o que quer direito. Ignore-a até que ela ceda. Vire de costas, leia um livro em voz alta, cante ou aumente o volume da TV. Alguma coisa que deixe claro que você não está dando atenção a ele.
Como tudo, isso também requer força de vontade e paciência, porém eventualmente ele cederá. Da próxima vez será mais rápido e da próxima mais ainda… Até que essa mania chegue ao fim. Ele deixe de choramingar e comece a pedir as coisas direito daqui para a frente.

Veja também: Como Impor Limites de Uma forma Positiva

Busque Colaboração das Pessoas ao Redor

Não adianta você tentar dar um fim no choramingar se seu marido, babá ou qualquer pessoa envolta não fizer a mesma coisa que você. A criança precisa de processos claros e tudo que você tenta ensinar ou qualquer regra que você queira impor precisa ser aplicada por todos para ser eficiente. Todos precisam colaborar e ter a paciência para educar a criança. Vale até uma reunião em família para colocar as táticas claramente e para que todos cheguem a um acordo de comportamento uniforme.
Todos terão que se envolver afinal a educação de uma criança é de interesse de todos, não é mesmo?

Mostre as Consequências

Outra coisa que deve ser discutido em uma reunião familiar é o castigo. As crianças precisam aprender as consequências do certo e do errado. É importante mostrar que quando ele não parar por bem de choramingar que haverão consequências negativas como sentar para pensar ou o fim de um passeio, por exemplo. Se você disser: ” Pare de choramingar senão você vai ter que sentar para pensar” ou “Se você não parar de choramingar e falar direito, nos vamos embora” cumpra sempre. Não será necessário que isso ocorra mais de algumas vezes e seu filho irá entender as consequências de choramingar e vai parar rapidinho.

Choramingar

Elogie

Se seu filho choramingar e você disser: “Para e fala direito. Senão a mamãe não entende” e ele obedecer. De parabéns! Diga que você está orgulhosa. No fim, o que os pequenos mais querem de nós é atenção e afeto. Portanto, dê o que eles querem que isso os motivará para que continuem fazendo o certo.

Fique de Olho na Alimentação Deles

Quando seu filho come muito doce ou toma muito suco, por exemplo. Sim, suco. Sucos têm açúcar mesmo quando feito em casa: a frutose que causa a mesma alta de açúcar no sangue que açúcar normal. (Se quiser saber mais clique aqui!) Seu nível de açúcar ficará mais elevado e junto com isso ele ficará mais agitado e excitado. Mas como tudo que sobe desce, essa animação vai passar e ele vai ficar mais cansado. Com isso começa a “miação”. Por isso, fique esperta e evite esse tipo de altos e baixos de açúcar.

Fique de Olho nos Horários

Aqui é simples. Criança cansada ou com fome mia. Por isso, fique de olho nos horários dele de comer e dormir. Assim você já evita qualquer situação que o pré disponha a choramingar. Uma rotina bem estabelecida ajuda muito na vida da mãe e dos filhos também. (Se quiser saber mais sobre isso, clique aqui!)

Choramingar

Seja Flexível

Qualquer mãe sabe que flexibilidade é extremamente necessária quando temos crianças por perto. Por isso, negocie. Um exemplo é a minha negociação diária com o Thomas para sair do banho.
Eu começo todos os dias 10 minutos antes:
“Thomas hora de sair.
“A mãe deixa eu brincar mais um pouquinho.”
“Ok só mais 5 minutos mas quando a mamãe falar você sai ok”

Cinco minutos depois o processo se repete da mesma forma. Na terceira vez eu digo:

-“Thomas a mamãe já deixou você ficar duas vezes agora é hora de sair, lembra do nosso combinado?”

Pronto!

Ele sai sem reclamar e feliz, achando que ganhou duas vezes a negociação e mesmo assim o horário foi cumprido. Por ele sair feliz, o resto da rotina noturna segue sem grandes problemas.
Por isso, a dica aqui é: Negociar. Mas sempre cumpra com o combinado, ok?

Veja também: Birra! Como acabar com ela em Segudos!

Bom, mamães meu processo de dar fim nas “miações” do Thomas só está começando mas já tem dados bons resultados com essas dicas. Espero ter ajudados vocês e não se esqueçam de deixar seus comentários, dúvidas, sugestões e opiniões aqui embaixo. Leio todas.
Beijos e até a próxima.

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 Comentários:
  1. Lucia disse:

    Gosto muito das dicas, e proucuro sempre segui-las .

  2. cidha nascimento disse:

    Alguns dos métodos acima,já faço com as birras do Rafa,mas é ótimo saber sempre de outros métodos. ..as vezes perco a paciência e acabo dando umas palmadas…e isso me deixar mal…obg pelas dicas…