Por que seu filho acorda a noite ? A cada fase o motivo se altera e é difícil acompanhar. Então veja aqui um guia de todos os motivos para ajudar você a dormir melhor.

Porque seu filho acorda a noite ? Ele está trocado, alimentado, limpinho, quentinho e tudo mais… Por que ele não dorme? Cada fase tem seu motivo e esse costuma ser a grande dificuldade de todas as mães. Quando finalmente descobrimos o motivo “do momento” ele muda com a evolução do seu pequeno e um novo motivo surge. Dá-lhe descobrir e corrigir novamente… O problema é que no decorrer do percurso de descobertas e saltos de desenvolvimento ninguém dorme.

Por isso resolvi montar um guia dos problemas mais comuns por idade que podem estar acordando seu filho. Veja, não é falta de cuidado, ás vezes é só um ajuste simples… Algo que acontece já que eles evoluem tão rápido que nós mães ficamos para trás. Então, vamos lá:

Dos 0 aos 3 meses

Nessa fase você precisa alimentá-lo de três em três horas seja mamadeira ou peito, seu filho não consegue chamá-la se sentir fome. Detalhe: conta três horas da hora que você começa a amamentá-lo ou a dar a mamadeira, o tempo livre costuma ser de uma a uma hora e meia em média. Então, mamães aqui é muito simples. Você tem um bebezinho em casa e esperar uma noite completa de sono é uma expectativa irreal. Aceite isso e durma quando ele dormir. Por mais que seu sono seja picado você pelo menos vai dormir.

Uma segunda dificuldade podem ser as cólicas que o acordam ou não permitir que ele durma direito. Por experiência, eu acho que a melhor solução é uma bolsinha de grãos. Trinta segundos no microondas, enrole em um fraldinha de pano, coloque entre você e ele e pronto! Em cinco minutos fim de cólica.

filho acorda a noite

Dos 4 aos 6 meses

Nessa fase os bebês já podem dormir a noite inteira ou por períodos mais longos. Por isso, se ele não acordar com fome, não o acorde. Se ele tiver fome ele vai acordar e chorar para chamá-la.

Nessa fase ele pode sofrer de cólica ou gases ainda, por isso fique atenta com a sua alimentação se você o estiver amamentando.

Luftal é um remédio que pode ser seu aliado quando o assunto for gases. Converse com o seu pediatra e veja a recomendação correta desse remédio ou de outro qualquer com a mesma função.

*Não dê nenhum remédio para seu filho sem conversar com o seu pediatra antes. Não sou pediatra e não posso nem quero recomendar nenhum remédio ou dose, sob nenhum circustância.

Um segundo cuidado é a falta de leite. Nesses casos seu filho pode sim estar com fome. Acompanhe seu peso para ver se ele está aumentando constantemente. Se esse não for o caso, o leite materno pode não estar sendo o suficiente e ele pode estar com fome.

Esta também é a fase para se instalar uma rotina para as crianças. Esta rotina vai regular o relógio interno do seu filho, ajudar no adormecer e no seu objetivo de ter uma noite inteira de sono.

Dos 6 aos 11 meses

Neste momento acontece o salto alimentar que as mães mais estranham já que os bebês passam do leite para alimentos propriamente ditos. Esta é a fase em que você pode introduzir papinhas, sopas e caldos. Seu filho pode começar a acordar nessa fase pois o leite materno, apesar de ser maravilhoso, não o está conseguindo sustentar por uma noite inteira. Portanto, uma caldo de carne, papinha de abóbora ou uma papinha de legumes pode fazer com que sua noite seja mais tranquila e seu filho se sustente melhor.

Costume de acordar. Nessa idade seu filho pode dormir a noite inteira sem passar fome caso ele esteja se alimentando corretamente. Porém, o costume de acordar para mamar no meio da noite, seja mamadeira ou peito, pode atrapalhar e muito o sono de vocês. Ou seja, ele não acorda por fome, mas sim por costume. Por isso, tente retirar esse hábito aos poucos. Ao invés de dar o leite só coloque o para dormir de novo. Como o tempo esse hábito é esquecido.

A introdução de papinhas e frutas amassadinhas, não elimina a importância da amamentação. Porém, seu bebê está crescendo e você precisa acompanha-lo. Não adianta insistir em manter só a amamentação como forma de alimentação, isso não ira ajudá-lo. Uma coisa pode e deve complementar a outra sem problemas.

filho acorda a noite

De 1 ano a 2

A chupeta pode estar acordando seu bebê. Por causa dela seu filho tem um sono mais leve e pode acordar buscando a chupeta perdida pela cama. Aliás, com um ano é a fase na qual a Associação de Pediatria Americana recomenda que a chupeta seja tirada. Segundo eles é o melhor momento.

A alimentação é algo que acorda seu filho a noite também. Uma alimentação só de sopa ou de papinha nessa idade já não é mais o suficiente. A essa altura seu filho já está pronto para comer como você. Claro que com a carninha bem picadinha, frango sem pele, tudo bem cozido na água ou no vapor e limpinho. Mas sim, seu filho já está pronto para comer arroz, feijão, legumes e tudo igual a você.

Atenção: você irá notar que ele já vai estar mostrando muito mais interesse no seu prato do que no dele, aproveite e dê o exemplo.

Atenção dois: cuidado para não oferecer nada que dê gases ou que seja muito pesado a noite. Como em qualquer adulto uma refeição pesada pode fazer seu filho acorda a noite.

Equipamentos eletrônicos como tv, iPad ou celular também devem ser evitados duas horas antes da hora de dormir. Uma música bem tranquila e uma linda história, são os truques que eu uso aqui em casa.

Do berço para a caminha. Seu filho agora anda e está solto, ou seja, ele não vai hesitar de levantar e ir para a sua cama ou acordá-la. Afinal não tem porque ele dormir sozinho o se ele pode ir até você não é mesmo? Nesse caso se você não for adepta a cama compartilhada, está na hora de levá-lo de volta e colocá-lo para dormir. Daqui cinco minutos faça novamente e repita, repita, repita, quantas vezes for necessário. Uma hora ele acostuma, mas essa é fase difícil para a mãe mesmo.

filho acorda a noite

De 2 a 3 anos

Desfralde noturno. Acidentes ou a vontade de ir ao banheiro podem acordar seu filho com mais frequência do que o normal. Um simples acordar para ir ao banheiro também o leva a levantar da cama e ir atrás de você, algo que com a fralda não acontecia. Por isso, o desfralde noturno também é mais uma fase que de sono inconstante na vida da mãe.

Medo. Essa é a fase com seu filho começa a demonstrar medo, já que sua imaginação está a mil.  O medo do escuro ou de dormir sozinho são os mais comuns e podem ser um motivo de instabilidade no seu sono. Se ele der uma acordadinha durante a noite, pronto. Clique e veja como lidar com isso aqui! 

Sorvetes, Chocolates e doces de qualquer formato. Esse é um ótimo por quê do seu filho acorda a noite. Não tem nada mais difícil do que colocar uma criança cheia de açúcar no sangue para dormir. Evite qualquer tipo de sobremesa com açúcar na hora do jantar. Eu tento sempre dar alimentos que potencializem o sono e favoreçam uma noite bem dormida. (veja aqui quais são!) Doce, aqui em casa só de manhã e no almoço para dar tempo de queimar.

Nervoso. Colocar nossos filhos para dormir a noite pode ser uma guerra nessa fase. Para mim foi bem difícil, é um tal de enrolar, inventar desculpas, falar que quer ir ao banheiro, que está com sede, com dor de barriga…Ai Meu Deus! É para tirar qualquer mãe do sério. Mas o nervoso de uma briga não ajuda em nada seu filho a dormir. Por isso calma, ache algo que o acalme e seja firme. Manter sempre a mesma rotina é uma coisa que pode ajuda-la já que seu filho sabe exatamente o que esperar e por isso diminuir sua resistência.

De 3 a 4 anos

Sonecas desnecessárias. As sonecas, ou melhor o intervalo acordado pode não estar sendo mais suficiente para o seu filho. Lembre-se ele se desenvolve constantemente e pode não precisar mais de sonecas a tarde. Veja aqui os sinais de que ele não precisa mais das sonecas.

Ansiedade. Amanha é seu aniversário, você vai começar em uma escola nova, vamos viajar… Como qualquer adulto, as crianças ficam animadas e excitadas por eventos que elas esperam ou estão ansiosas para que ocorram. Essa ansiedade, como para nós, pode atrapalhar o sono ou dificultar o adormecer.

É importante entender que eu coloquei aqui o que cada idade traz de novidade e o porque seu filho acorda a noite. Porém, nada exclui motivos anteriores. Por exemplo: uma criança de um ano pode sofrer com gases ou uma criança de nove meses pode acordar procurando a chupeta. Esse é um guia de referência do porque seu filho acorda a noite, para que você pense e veja se alguma desses coisas pode estar acontecendo com o seu pequeno. Quem sabe ao ler isso você tenha uma “sacada” e perceba o que acorda seu filho a noite. Agora entenda, cada um é diferente e cada um tem a sua fase…

Espero ter ajudado e quem sabe ter dado uma luz para algumas mães que não sabem o que pode estar acontecendo com seu filho, que dormia tão bem antes…

Não se esqueçam de comentar aqui embaixo se gostaram do post e de dividir suas experiências. Quanto mais trocarmos experiências e ideias mais vamos saber e mais fácil será a nossa vida de mãe.

Beijos e até a próxima

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Comentários:
  1. Sherida disse:

    Só falta leite com 4 a 6 meses se a criança não for amamentada adequadamemte, inclusive durante a madrugada.

    • Camila disse:

      Discordo de você. No meu caso, eu tive um problema de baixa produção noturna de leite. Então, a noite, era necessário dar o complemento. E isso foi uma orientação do pediatra, uma vez que a minha filha eatava perdendo peso.
      Cada caso é um caso. Não podemos generalizar. Aqui é um espaço de troca!