Como Garantir uma Alimentação Saudável para o Seu Filho com uma Regra Simples

Aprenda uma regra simples e muito fácil para introduzir novos alimentos na dieta do seu filho e garantir que ele tenha uma alimentação saudável a vida toda.

Uma alimentação saudável na infância é um dos maiores presentes que uma mãe pode dar ao seu filho. Principalmente, em um mundo onde o fast food e a obesidades dominam. Uma alimentação saudável garante que ele cresça, se desenvolva, aprenda e tenha uma saúde de ferro. Além disso, esta regra simples vai possibilita-lo a ter um paladar amplo. Algo que é uma lição importante para o resto da vida dele.

Por isso, se você quiser todos estes benefícios para o seu filho, veja a regra abaixo.

Veja também : 17 Dicas para Ajudar com Crianças Difíceis para Comer

alimentação saudável

A regra é simples:

Tenha sempre cinco cores na sua refeição.

Hoje existem muitas regras para a alimentação saudável. Claro, que todas tem o seu mérito. Porém, nosso dia a dia fica difícil conseguir seguir todas.

Então eu me baseo na regra acima. Simples, fácil de fazer e de lembrar. Cinco cores no prato em todas as refeições e todos os dias. Sempre contendo uma proteína e um carboidrato, de preferência composto, o máximo possível de verduras que você conseguir adicionar nas receitas e frutas sempre de sobremesa. Nenhum conhecimento nutricional é necessário.

A demanda por cinco cores diferentes a cada refeição obrigará que você diversifique e é aí que está a sacada. 

Então vamos por partes:

A proteína

É usada na construção dos músculos. A melhor fonte de proteína é a clara do ovo depois a carne bovina e em terceiro frango.

O Carboidrato

É o carboidrato que dá energia para o nosso dia a dia. Depois de ingerido ele se quebra e fornece energia para pensar, aprender e brincar. Se não consumimos carboidrato o corpo corre para tirar energia da gordura e depois da musculatura.

O carboidrato composto são grãos integrais que evitam um pico de açúcar no sangue, o que costuma nos deixar mole depois do almoço, por exemplo.

alimentação saudável

Verduras, Legumes e Frutas 

As verduras e frutas fornecem as vitaminas e minerais necessários. Claro que tem açúcar nas frutas em formato da frutose, mas quando a fruta é consumida inteira as fibras vêm junto, o que ajuda a retardar a absorção desse açúcar e traz um sentimento de saciedade.

Por isso que sucos nem sempre são recomendados já que nenhuma fibra da fruta vem no suco. Se quiser saber mais sobre o assunto clique aqui!

Cada alimento tem sua função mas a ideia da regrinha das cores é forçar a mãe a manter uma oferta ampla de alimentos e com isso oferecer todas os tipos de vitaminas e minerais que a criança precisar. A ideia é conseguir oferecer uma alimentação COMPLETA, como o Centrum.

Em relação a gordura, evite gordura trans ou seja a gordura de frituras de modo geral. Mas aproveite a gordura boa que vem do azeite virgem, por exemplo ou das leguminosas como castanha do pará. Aliás, essa ultima é um ótimo lanchinho para deixar no carro em casos de emergências.

Aqui segue algumas sugestões de pratos:

Opção 1:

1.Arroz

2.Feijão

3.Carne

4.Cenoura

5.Brócolis

Opção 2:

1.Tomate

2.Frango

3 e 4. Arroz com brócolis

5.Milho

Opção 3:

1.Panqueca de Espinafre

2.Carne

3.Purê de mandioquinha

4.Tomate

5. Melão

alimentação saudável

Viu como pode ser fácil… Espero ter passado a ideia básica para vocês. Com um pouco mais de trinta minutos antes de cada refeição seu filho e sua família podem comer muito bem e tem uma vida mais saudável. Então, porque não ?

Para quem tiver dúvidas vocês podem me seguir lá no snap do insta, já que eu faço o jantar do Thomas todos os dias e vou filmando para vocês ou tirando as dúvidas em tempo real. O perfil é @blogmaeemdia. Só receita fácil e prática viu gente, afinal esse é meu perfil.

Espero que tenham gostado do post e não se esqueçam de comentar aqui embaixo, dar sugestões e perguntar dúvidas. Não sei de tudo, mas sempre posso ir atrás das respostas.

Beijos e até a próxima.

*Não sou médica e nem nutricionista, portanto, sempre consulte seu médio ou nutricionista. 

Compartilhe:
2017-02-08T12:39:02+00:00 fevereiro 8th, 2017|Alimentação|

Deixe seu comentário!

Já segue o nosso canal?

X Inscreva-se na news E fique por dentro das novidades!