A Chupeta é uma decisão importante na vida de uma mãe. Ela ajuda muito a nossa vida e no futuro pode atrapalhar demais. Mas para que serve a chupeta? Quais seus lados positivos? E negativos?

A chupeta é um dilema. Pelo menos para mim. Quando decidi oferecê-la ao Thomas. Foi meio quero um impulso. Afinal, toda criança usa chupeta. Mas no fim baseei minha decisão no seguinte: chupeta é melhor e mais fácil de tirar que o dedo, não é mesmo? Então vamos com a chupeta.
Eis que hoje, eu estou na missão quase que impossível de tirar a chupeta dele. Morro de medo das noite intermináveis de choro ou dos momentos de birra quase impossíveis de serem acalmados sem esta invenção maravilhosa ou tenebrosa. Por isso comecei a analisar e a pensar Mas porque usar a chupeta? Para que serve? Precisa? Qual o lado positivo e negativo dela? Como ninguém nunca me disse, resolvi descobrir e dividir com vocês.

[fusion_widget_area name=”avada-custom-sidebar-hometppostslarge” background_color=”” padding=”” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” class=”” id=””][/fusion_widget_area]

Para que serve a chupeta?

A chupeta provem conforto. Os bebês tem um impulso quase que incontrolável de chupar. Principalmente em torno dos seis meses. Por isso a chupeta provem um conforto imediato aos bebês. Claro, que uns mais do que outros. A chupeta não substitui atenção, carinho ou a amamentação.Mas é algo que acalma o bebê caso ele já tenha sido alimentado, arrotado, trocado e ele esteja só irritado mesmo.

Clique e compre roupinhas de Bebês lindas demais!

[Looklink – Widget Vitrine #80485 – BEGIN …

Vestido Estampado - Dolce & Gabbana Kids
Baby Coruja Óculos - Jchermann
Vestido Xadrez - Burberry Kids
Baby Cachorro - Jchermann
Vestido Xadrez - Little Bear
Macacão Com Bolso No Busto - Burberry Kids
Jaqueta Matelassê - Burberry Kids
Vestido Xadrez Mangas Curtas - Knot
Striped Romper - Opililai
Saia Evasê Com Estampa - Armani Junior
Blusa Com Estampa - Monnalisa
Vestido Xadrez Com Short - Burberry Kids
Blusa Com Paetês - Diesel Kids
Vestido Jacquard Com Shorts - Hucklebones London
Blusa Com Estampa - Simple Kids
Vestido Com Pregas - Little Bear
Pijama Com Patchwork - Moschino Kids
Body Com Estampa - Mini Rodini
Vestido De Algodão Xadrez - Burberry Kids
Vestido Com Saia Xadrez - Burberry Kids
Vestido Com Poás - Hucklebones London
Camiseta Com Estampa - Monnalisa
Vestido Com Detalhe De Aplicações - Simonetta
Vestido Estampado - Moschino Kids
Vestido Xadrez De Algodão - Burberry Kids
Vestido Xadrez De Algodão - Burberry Kids
Vestido Godê Com Detalhe De Laço - Monnalisa
Moletom Mangas Longas - Tiny Cottons
Calça Jeans - Diesel Kids

… END]

Lados Positivos

A chupeta é algo que você pode controlar.

Diferente do dedo, a chupeta é algo que você controla você escolhe quando dar ao seu bebê e depois quando tirar. É um habito difícil sim de ser interrompido. Principalmente depois que seu filho estiver na primeira infância e oferecer resistência na hora de perder esse conforto. Mas o lado bom é que diferente do dedo, que está sob o controle do seu bebê, a chupeta tende a ser um habito mais fácil de ser interrompido do que chupar o dedo.

chupeta

A chupeta diminui o risco da síndrome de morte súbita.

Existem estudos que associam o uso da chupeta com um menor índice de da síndrome de morte súbita nos bebês. (Se quiser ver os estudos clique aqui!) Esta diminuição do risco pode estar relacionado com o fato de que bebês que usam chupeta tem o sono mais leve do que bebês que não usam chupeta. Outra teoria, é que a chupeta ajuda a abertura da passagem do ar envolta da boca e do nariz, garantindo assim que o bebê recebe oxigênio suficiente. Por causa desse estudo, a Associação de Pediatria Americana recomenda o uso da chupeta para bebê com menos de um ano a noite e na hora das sonecas. De preferência depois do bebê ter um mês de vida, pois a essa altura ele já aprendeu a mamar com tranquilidade.

A chupeta dá conforto.

Para uma nova mãe poucas coisas são mais importante do que manter seu bebê calmo e a chupeta é uma arma maravilhosa nessa empreitada. Muitos bebês podem se acalmar sendo balançados ou com colo. Porém, em sua maioria quando tudo mais falha a chupeta pode trazer sucesso rápido.
É mais fácil você se livrar da chupeta do que do dedo. Como já disse, na época que tive o Thomas não sabia da outras vantagens da chupeta. Mas foi esta que me fez decidir. Se por acaso você decidir não oferecer a chupeta para seu filho e ele pegar o habito de chupar o dedo fica muito mais difícil romper esse habito do que a chupeta. Afinal a chupeta você pode jogar no lixo, não é mesmo?

chupeta

Lados Negativos

A chupeta pode dificultar a amamentação.

Os bebês nascem sabendo mamar. Porém, a amamentação pode ser difícil no momento deles se adaptarem ao mamilo da mãe. Se você oferecer a chupeta antes do seu filho saber mamar com tranquilidade ele pode desenvolver uma preferencia ao bico da chupeta e da mamadeira. Por isso, a Associação de Pediatra Americana sugere que a chupeta só seja oferecida ao bebê depois que ele esteja mamando sem dificuldades. Normalmente, isso já está acontecendo em torno do bebê com um mês de vida, mas isso é só a média. Existem bebê que já estão mamando bem antes disso e bebês que só começam a mamar melhor depois, por isso fique de olho no seu filho antes de decidir qualquer coisa.

A chupeta pode criar dependência.

Como no meu caso, a chupeta cria uma dependência e um habito nas crianças que tende a ser difícil de quebrar. Por isso, alguns pais decidem não dar a chupeta a seus filhos. Porém, a dica aqui e não abusar desse instrumento e tirá-la do seu filho em torno do seu primeiro aniversário, para que seja mais fácil.

A chupeta pode ser um habito ruim para a mãe também.

Como a chupeta acalma as crianças com facilidade, é rápida e pratica. Muitas mães podem pelar para esse quebra galho com frequência e com uma certa velocidade. Isso pode criar um habito mais forte no seu bebê e pode levar a mãe a não notar algum desconforto no seu filho. Já que seu bebê se acalma com a chupeta, ele pode parar de chorar e você não perceber que algo o está incomodando como gases por exemplo.

chupeta

A chupeta também pode te acordar a noite.

Apesar da chupeta ajudar seu bebê a dormir mais rápido ele também pode acordar mais vezes durante a noite por causa dela. Eu mesmo passei por isso várias vezes. Incontáveis as noites que eu passei acordando pois meu filho levantava no meio da noite procurando a chupeta e ao não encontra-la começava a chorar. Ou seja, da-lhe levantar e achar a chupeta no berço escuro para que ele pudesse voltar a dormir. Dica: existem chupetas que brilham no escuro viu 😉

Veja também: Cuidados com os Bebês e Crianças no Verão 

As chupetas são um gasto sem fim.

Como fraldas as chupetas são um custo alto e que devem ser previsto no orçamento. Elas tem uma tendência a desaparecer, mesmo com as mães mais cuidadosas. Por isso, se seu filho usa chupeta fique de olho nelas.

Não vou dar uma sugestão no fim do post de qual deve ser sua decisão. Isso depende de cada um. Veja, na minha opinião cada mãe sabe o que é melhor para o seu bebê. O intuito desse post era explicar para que serve a chupeta, apresentar os lados positivos e negativos dela para que cada mãe tome uma decisão informada do que achar melhor. Algo que eu não pude fazer quando tive o Thomas. Espero ter atingido meu objetivo.

Beijos e até a próxima.

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *