Hoje no mundo do Fast Food e dos computadores, tornar-se uma pessoa sedentária é muito fácil. Praticar esportes e um hábito que se adquire desde a infância, se não for este o caso, incentivar o esporte nas crianças vai exigir extrema disciplina e força de vontade.

Caso você não seja um esportista ou alguém bastante ativo, incentivar o esporte nas crianças não será uma tarefa fácil. Porém, é um desafio importante a ser encarado. Afinal, é muito importante para a saúde e ninguém quer que o próprio filho sofra por bullying, baixa autoestima ou problemas de saúde devido ao excesso de peso.
Este desafio também deve ser encarado por nós adultos, se até o momento houvermos deixado o esporte de lado. Este é mais um dos motivos para você crescer como pessoa. Se não for ativo tente, se já o for, ótimo, meio caminho andado.
Abaixo algumas dicas que poderão ser úteis e que deverão ser praticadas pelo menos 6 vezes por semana.

Incentivar o esporte nas crianças

Veja também: Simpatia para seu filho dormir a noite inteira 

1.Pinte de Rosa

Nada que seja pesado ou obrigatório as crianças aceitam de boa vontade. Aliás nem seria esta nossa intenção. Portanto, se você passar a ideia de que correr, ir para a academia ou treinar como uma obrigação, as crianças, por si só, irão enxergar o esporte como algo ruim. Algo que não é divertido. Mas caso você mostre que qualquer esporte pode ser legal e muito divertido, não há criança que deixará de gostar. Por isso encare e veja o esporte através de uma lente cor de rosa. Pense que seu filho ainda não tem o preconceito contra o esporte e não o considera algo penoso e chato. A ideia é fazer com que ele nunca faça essa associação negativa. É sua responsabilidade torna-la absolutamente positiva.

Incentivar o esporte nas crianças

2.Abra o Leque

Ballet, judô, capoeira, corrida, futebol, basquete, bicicleta, jiu-jítsu, equitação, crossfit, dança, yoga, natação, ginástica olímpica, e etc… Veja a quantidade de opções disponíveis para serem testadas e aprendidas. Ás vezes, não é um, é o outro. Ás vezes, são vários… Cabe a você, quando possível, dar a oportunidade para que seu filho explore e curta todas as opções que existem. Com um cardápio vasto as chances são que altas de seu filho se apaixonar por alguma atividade.

Veja também: Como acalmar uma criança agitada

3. Não Force

Para uma criança não há nada que torne incentivar o esporte nas crianças do que força-la a fazer alguma coisa de que não goste. Então, se futebol não for do gosto do seu filho, não insista por muito tempo, mas sem stress já que pode ser charme. Porém, se não der passe para outro esporte, por mas que isso possa frustrá-lo. Seu filho é diferente de você e por mais que você tenha amado futebol, talvez seu filho ame natação. Então dê esta oportunidade a ele.

Incentivar o esporte nas crianças

4. Transforme em Diversão

Pega-pega, cabra cega, marco polo, queimada, bobo e gincana são algumas das ideias que você pode praticar com seu filho. Nenhum deles são esportes aceitos nas olimpíadas. Porém, são brincadeiras esportivas. Coisas que toda criança ama. Além disso, um dia no parque também traz outros benefícios. Então monte sua cesta de piquenique e bom parque!

Veja também: Como lidar com o sono do seu filho

5.Facilite a Pratica

Veja, eu sempre fui uma pessoa perfeccionista. Quando eu erro e esqueço alguma coisa eu acho que já está tudo errado. Por isso, correr ou realizar qualquer esporte é um projeto pra mim. Celular, braçadeira, tênis com palmilha, fone de ouvido, relógio aff… já dá preguiça só para começar. Porém, não precisa ser sempre assim, você não precisa de todos os acessórios ou quadras profissionais. Basta colocar um tênis para correr, uma bola para jogar vôlei, uma bola de futebol para jogar uma pelada. Torne o esporte uma coisa fácil e acessível para todos, sem grandes preparações ou estruturas. Nesse momento o ótimo é inimigo do bom.

6.Deixe Clara as Vantagens

Sinceramente, eu acho que essa é uma ótima motivação. Depois de jogar bastante futebol pode-se tomar sorvete. Afinal, quem brinca bastante pode comer o que quiser. Quem corre se sente feliz. Quem nada tem a musculatura e a postura mais bonita, quem anda de bicicleta dorme melhor. O esporte tem imensuráveis vantagens que atraem a todos. Então mostre estas vantagens para seu filho como incentivo e motivação.

7. Dê o Exemplo

Não adianta fugir. Essa é a melhor forma de ensinar e estimular hábitos saudáveis nas crianças. Como já disse em outro post aqui no blog. Uma das formas das crianças demostrarem amor é ficar conosco o máximo de tempo possível. Use isso e fique com ele praticando esportes.
Se seu filho ver você todos os dias jogado no sofá, comendo, é isso que ele tende a fazer. Agora se ele o vir curtindo sua vida feliz, praticando esportes ou mesmo se passar uma hora jogando video game com ele, ou talvez assistindo uma partida de tênis, quem sabe num final de semana, ele pode entender as belezas do esporte e o equilíbrio que se pode conseguir praticando atividades diversas. Então nunca ignore a importância do exemplo que você dá para seu filho.

Incentivar o esporte nas crianças

8. Pratique com Ele

Quer incentivar seu filho a fazer esportes, vá com ele a competições dança com a sua filha. Nade com seu pequeno e fique no gol na hora do futebol. Seu filho vai amar a companhia e vai associar uma experiência boa e momentos felizes ao esporte.

É isso mamães, incentivar o esporte nas crianças da a oportunidade para que seu filho tenha uma vida mais saudável e feliz. Afinal, esporte nunca fez mal a ninguém e é uma ótima forma de ensinar disciplina as crianças.

Um resto de semana maravilhosa e muita felicidades para vocês
Beijos e até aproxima

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *