As mães cansam mesmo. Não importa que tipo de mãe você é. Maratonista, sedentária, que trabalha ou não… Não tem uma mãe de criança pequena que não viva exausta. Veja abaixo a conclusão que eu cheguei do por quê isso acontece.

Por que as mães cansam tanto? Eu vivo exausta. Mães maratonistas também vivem exaustas, ou seja, o problema não é condicionamento físico.  Aliás, tirando as mães que vivem com uma babá a tira colo, todas as mães de crianças na primeira infância me parecem exaustas, enlouquecidas e na maioria do tempo com o cabelo despenteado. Por que será?

Clique e compre um Look lindo para as festas!
[Looklink – Widget Vitrine #69500 – BEGIN …

Vestido Longo Breeze - Amaro
Estojo De Sombras Naked 2 Palette - Urban Decay
Vestido Paetê Midnight - Amaro
Sandália Feminina Cristal - Marrom - Luiza Barcelos
Saída Frelith Vestido Neoprene Bichos Estampado - Frelith
Camisa Modern Navy - Amaro
Vestido Longo Deserto - Amaro
Vestido Alcinha Babados - Amaro

… END]

O Enigma 

Essas mulheres correm 42 Km sem problemas, outras dirigem empresas enormes, outras ainda tem três trabalhos e conseguem realizar tudo com a maior tranquilidade. Mas deixe qualquer mulher com uma criança pequena, que no fim do dia ela estará exausta como nunca antes. Clique aqui para ver como ter um dia a dia mais fácil com seu filho.

Por outro lado, observe as babás que cuidam de gêmeos ou três crianças. Elas fazem aquilo com uma tranquilidade que me faz acreditar que deve haver uma forma mais fácil. Quem sabe uma formula secreta que ninguém me contou. OK! Elas vivem sentadas, fato! Mas estão sempre tranquilas, felizes e com tempo de sobra para fofocar.

E eu me pergunto, como? Eu não consigo nem fazer xixi sozinha quiçá fofocar ou ter uma conversa telefônica por mais de 10 segundos… Por que meu Deus?

mães cansam

A Conclusão

Depois de me perguntar isso por três anos eu cheguei a uma resposta. É o peso da responsabilidade. Nós não ficamos cansadas pelo esforço físico, por que se esse fosse o caso as maratonistas não teriam problema. O que acaba com todo tipo de energia é a tensão. O medo deles se machucarem e o nível de atenção que temos que prestar o tempo todo. É isso que cansa.

Eu lembro quando o Thomas nasceu. Toda vez que a enfermeira saia de folga eu tinha a sensação de parar de respirar. Só sentia o ar voltar quando ela voltava. A responsabilidade é tamanha que meu nervoso, na época, berrava o pânico. A insegurança e o medo de acontecer alguma coisa, me deixavam esgotada.

Claro, que hoje eu relaxei. Mas mesmo assim, a concentração e a atenção necessária ainda são muito altas. Por isso, que as mães cansam.

Esses pequenos não tem medo de nada e por isso requerem atenção constante. Essa concentração da qual a gente precisa, mata qualquer uma de nós de exaustão.

As babás ou as mães mais experientes, já aprenderam a lidar com isso e a experiência evita que essa tensão seja tão grande. O trabalho delas é maior, óbvio, já que três crianças dão muito mais trabalho que uma. Mas a esse ponto, o cansaço se torna muito mais físico do que emocional como é o caso de novas mães muito mais assustadas do que as experientes.

Essa foi a resposta que eu encontrei para esse enigma materno. E vocês concordam ou não?

Beijos e até a próxima

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *