Ok! Existem crianças que dormem melhor e outras que tem mais dificuldade. Isso é fato. Porém, existem táticas básicas que com certeza farão seu filho dormir melhor.

Fazer seu filho dormir melhor a noite por ser difícil. Porém, algumas coisas com certeza ajudarão você nessa empreitada. Por isso, veja abaixo coisas que parecem básicas, mas que quando feitas com atenção, trarão uma noite de sono muito melhor para você e para o seu filho.

Alimente-o Bem 

Óbvio! Então… Nem tanto. Sabe aqueles 100 mil lanchinhos durante o dia. Ou aquela gaveta de doces escondida que todo mundo sabe onde fica… Essas coisas podem ser o os bandidos na hora do seu filho dormir melhor a noite.

Se seu filho comer mal, ou pouco no jantar, ele pode acordar durante a noite com fome. Claro, que se ele for muito pequeno ele precisará comer mais vezes mesmo. Mas depois de uma certa idade isso deixa de ser necessário. Veja nesse post as alimentações noturnas necessárias e as idades respectivas!

A ideia, é evitar esses lanches fora de hora e manter horário correto do jantar. Assim, quando chegar a hora da sua refeição ele estará com fome, irá comer bem e dormirá melhor. Veja aqui alimentos que ajudam as crianças a adormecer!

Outra boa dica em relação a alimentação noturna é: Evite que ele coma demais! A barriga muito pesada não facilita no adormecer e nem a ter um sono tranquilo. Exatamente como acontece com os adultos, ou seja, sem feijoadas antes de dormir.

Filho Dormir Melhor

Corra dos Doces 

Não tem nada mais difícil do que colocar uma criança cheia de açúcar no sangue para dormir. Só para conseguir fazê-lo parar quieto você já vai sofrer muito e depois, o sono tende a ser inquieto e e com interrupções constantes. Além disso, chocolate ou doces a noite, podem fazer seu filho passar mal enquanto dorme. Aqui em casa eu evito qualquer tipo de doce, porém quando eles aparecem, normalmente é no café da manhã. Assim, o Thomas tem tempo de queimar o açúcar durante o dia.

Clique e Compre Roupinhas Que Eu Amo:

[Looklink – Widget Vitrine #18157 – BEGIN …

Vestido Infantil Longo Lilo Mini - Azul - Cris Barros Mini
Alpargata Infantil Dark Navy - Cinza - Perky
Saia Infantil Mini - Off White  - Cris Barros Mini
Pulseira Infantil 'caro' De Ouro 18K Trançado - Carolina Bucci Bambini
Saia Infantil Clarice - Preto - Le Lis Petit
Regata Infantil Mance - Vinho - Cris Barros Mini
Vestido Infantil Popcorn Rufles Kids - Off White  - Mixed Kids
Vestido Infantil Alice - Azul Marinho - Le Lis Petit
Vestido Infantil Mix Spring - Azul E Rosa - Salinas Play
Tênis Infantil Malden Ox - Branco - Converse
Biquíni Infantil Triângulo Fixo Swell - Rosa E Azul  - Salinas Play
Saia Infantil Beatrice - Azul - Fábula
Saia Infantil Estampada - Dolce & Gabbana Kids
Biquíni Infantil Top Vilas Aquarela - Agua De Coco
Biquíni Infantil Com Passante - Flor Arabesco - Agua De Coco
Túnica Infantil Decote V - Coco Com Palhas  - Agua De Coco
Túnica Infantil Com Rolotes Cordas Vermelhas - Barro Falesias - Agua De Coco
Conjunto Infantil Bel - Branco E Verde - Lenny Kids
Vestido Infantil Malha Diário De Viagem - Amarelo  - Fábula
Blusa Infantil Tanger - Off White - Fábula
Pulseira Infantil 'pippo' De Ouro 18K E Seda Trançados - Carolina Bucci Bambini
Vestido Infantil Tanger - Bege - Fábula
Alpargata Infantil Oat - Off White  - Perky
Saia Longa Infantil Fleurs De Campagne Mini Cherie Azul - Mini Cherie

… END]


Entenda as Sonecas

Outra coisa que muita mãe tende a errar são as sonecas durante o dia. Conforme seu filho evolui ele requer menos sonecas diárias. O problema é que as mães costumam usar esse tempo de “paz” durante o dia pra realizar seus afazeres e não querem abrir mão dessa rotina. Outras deixam que seus filhos acordem sozinhos, o que faz com que eles acabem dormindo muito mais do que o necessário. No fim, na hora de deitar, seu filho está sem sono, ou dorme muito menos do que o esperado. Ele não está errado, afinal já dormiu muito a tarde. Quer saber de quantas sonecas seu filho precisa? Clique aqui!

Filho Dormir Melhor

Brinque 

Você já viu aquelas fotos de crianças dormindo em qualquer lugar? Capotadas na mesa ou no sofá? Então, criança quando está cansada dorme em qualquer lugar. O Thomas, quando somos para a Disney dormiu segurando um garfinho no restaurante  para você ter ideia…

Por isso, brinque com eles, queime sua energia. Vale qualquer brincadeira: esconde-esconde, pega-pega, eu quero-que quero, morto vivo, cavalinho, dança… qualquer coisa que você preferir.

O objetivo é queimar tudo e qualquer energia que ele tenha. Se ele ficar lendo, vendo tv ou jogando video ganhe o dia todo, a sua noite será terrível e o adormecer pior ainda.

Mantenha a Mesma Hora de Dormir 

Todo ser vivo tem um relógio interno, algo que organiza seu metabolismo. Então, tire proveito disso e acostume seu a dormir todos os dias as 8 da noite, por exemplo. Ele vai começar a sentir sono nesse horário e isso fará seu filho dormir melhor. Exatamente como você. O sono funciona como a fome, se você almoça todo dia ao meio dia, chega essa hora você começa a sentir fome, não é mesmo? Então seu filho é igual. Não se esqueça, que as crianças funcionam exatamente como os adultos, só que de forma mais sensível.

Filho Dormir Melhor

Mantenha a Rotina

Banho, jantar, dente, massagem e sono… Aqui é assim. Essa é ordem das coisas. Quando repetida sempre da mesma forma já vai preparando seu filho para o adormecer. Por isso, tente manter essa rotina sempre da mesma forma. É como se você estivesse programando seu filho a dormir depois de fazer certas atividades em uma certa ordem. Se você quer saber por que a rotina é tão importante clique aqui!

Faça um Diário

Óbvio que nenhuma das dicas acima uma revelação incrível, mas a maioria das pessoas não se atentam a isso. O seja, você pode estar cometendo erros óbvios que prejudicam o sono do seu filho, sem perceber. Incontáveis as dúvidas sobre como fazer o filho dormir melhor que recebo de mães, onde o erro é exatamente um desses acima.

O que eu peço nesse post é que você pare e pense exatamente como é o dia do seu filho. Tudo que ele come, o quanto ele dorme e os horários que ele segue… Anote tudo em um diário por uma semana, leia-o e pense o que precisa ser ajustado. Com tudo anotado, você pode perceber erros que no corre-corre do dia-a-dia você não percebe. São correções, na maioria dos casos, simples que irão fazer com que a sua noite e a do seu filho sejam mais tranquilas.

Espero que vocês tenham gostado do post. Não esqueçam de deixar seus comentários são aqui embaixo.

Beijos e até a próxima

Compartilhe:

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *