Estou Grávida Novamente – Como Contar para Meu Filho?

Você está gravida novamente e não sabe como contar para seu filho. Veja as dicas do João Andreucci do Cadê Bebê,para facilitar nesse seu novo passo de vida.

Você está grávida novamente e agora? Passados os desafios da primeira gestação e dos primeiros meses de vida do bebê, os pais pouco a pouco, vão considerando a idéia de ter ou não mais um filho. Ponderam sobre as adversidades e os prazeres dessa etapa tão intensa que acabaram de passar ou ainda estão passando. Discutem qual será o impacto na família a chegada de mais um, alguns argumentam sobre a importância de toda criança ter um irmãozinho, outros pais questionam a si mesmos se dão conta de engravidar de novo. São todas reflexões importantíssimas para que o casal possa elaborar a questão e possa optar pela segunda gravidez ou não. Comum também acontecer uma gravidez inesperada antes mesmo que os pais tenham tomado uma decisão, ou que simplesmente não foi inicialmente desejada.
Todos esses pontos de reflexão são fundamentais de serem observados não apenas antes do inicio da gestação, como também ao longo dela, e também depois. Pois quando me foi sugerido falar sobre como contar sobre a gravidez para o filho mais velho, resolvi fazer essa pequena provocação: antes de prever as dificuldades que esta criança aceitar um irmão, não será os pais também que ainda estão tentando elaborar mais um filho? E estou de falando de gravidez planejada e não planejada. Vamos ser francos, o fato é o seguinte: toda gestação, quaisquer que sejam suas particularidades, é uma trabalheira mental e emocional imensa! E muitas vezes é uma dificuldade enorme a busca por conciliar os desafios de criar um filho com os desafios de ter outro (isso sem contar os compromissos de cuidar da casa, de um relacionamento, da família, da carreira..cada um tem sua lista!).

grávida novamente

Quando o problema aumenta

Esses pontos vão sendo digeridos e enfrentados, cada um e cada casal do seu jeito. O problema pode aumentar, no entanto, quando a mãe (ou o pai , ou ambos) “travam”, não conseguem conciliar todas essas variáveis e ficam com um verdadeiro medo de contar ao filho da novidade mães estar grávida novamente, chegando a esconder a gravidez. Certamente, é recomendável esperar o fim do primeiro trimestre e certificar da saúde do feto antes da contar, mas pode ficar estranho se chegar ao ponto em que todos em volta da família sabem, exceto à criança. Ela percebe que mudanças estão acontecendo na dinâmica da casa, a barriga da mamãe está diferente, o papai parece que se comporta diferente, todos falam em cochichos sobre um determinado assunto – essa criança se sente excluída de algo importante, como alguém impotente. É importante ela ser informada e incluída nos rumos da família.

Clique abaixo e compre roupas de grávida moderna escolhidas por mim:

[Looklink – Widget Vitrine #7691 – BEGIN …

Vestido 1 A 9 Adulto Gestante Chemise Botões Preto - 1 A 9
Vestido A Gestante Longo Detalhe Vazado Recorte Preto - A Gestante
Short Gestante Renda Branco Branco - A Gestante
Bermuda A Gestante Boyfriend Edyla Azul - A Gestante
Calça Jeans Gestante Cós Tradicional - Azul Marinho,exg > - A Gestante
Camisola Vincullus Gestante Nadador Poá Turquesa - Vincullus
Batinha Vincullus Gestante Azul - Vincullus
Camisola Vincullus Gestante Visco Estampa Floral - Vincullus
Camisola Vincullus Gestante Com Renda Off White - Vincullus
Vestido 1 A 9 Gestante Jessy Manga 3/4 Marinho - 1 A 9
Bata A Gestante Lastex Hibiscus Verde - A Gestante
Blusa A Gestante Ponto Palito Bambu Off-White - A Gestante
Vestido A Gestante Moletom Aplicação Renda Cinza - A Gestante
Vestido A Gestante Listrado Longo Manga Renda Preto - A Gestante
Calcinha Gestante Rmb Lingerie Alta Preta - Rmb Lingerie
Calcinha Gestante Rmb Lingerie Alta Branca - Rmb Lingerie

… END]

Qual será então o motivo para essa enrolação em contar que a mães está grávida novamente de alguns pais? Para isso devemos voltar às questões iniciais do texto, pois elas podem apontar para a própria dificuldade dos pais de lidar com a nova gestação, e que acaba sendo transferida para a criança. Ciúmes, curiosidades sobre sua origem, frustração, raiva, rivalidade, e outros sentimentos (muitas vezes ambivalentes) os irmãos irão passar, e isso é natural. Toda criança quer a mãe só para si; a convivência é um dos mais importantes aprendizados da vida. E como todo aprendizado, é um processo que envolve tempo, desafios e coragem.Vamos todos encarar essa etapa, encarando nossos problemas de frente?

banner_350x350João Gabriel Andreucci: Psicólogo, formado pela Puc – Sp com especialização em terapia familiar, trabalha há 6 anos com crianças

Cadê Bebê: Espaço de brincar que tem como seus pilares o brincar livre, a escuta e convivência. 

Compartilhe:
2017-05-22T11:29:11+00:00 dezembro 1st, 2016|Gravidez|

O que você acha? Deixe seu comentário!

Já segue o nosso canal?

X Inscreva-se na news E fique por dentro das novidades!