Como Montar a Lancheira Perfeita

Toda mãe se preocupa em montar a lancheira perfeita para o seu filho. Com todos os nutrientes, vitaminas necessárias e variedade, para que não fique chato. Além disso, a lancheira perfeita precisa ser saudável e ser prática. Ou seja, um desafio diário nada fácil. Por isso o Mãe em Dia se aliou a Carolina Dassie, da caixa Hisnek para fazer alguns posts dando dicas de como realizar esse feito.

Montar a lancheira perfeita todos os dias é bem difícil e requer uma criatividade enorme. Por isso, resolvemos fazer um post com linhas geral do que você precisa saber para conseguir manter seu filho saudáveis e comendo bem todos os dias. Lembre-se: esse é o primeiro de uma série de posts sobre o assunto.

O que precisa conter na lancheira perfeita? Quantidade de carboidrato, proteína e verduras frutas bebida e etc ?

Carol Dassie: As recomendações da Sociedade Brasileira de Pediatria (SPB) são:

  • 1 fruta
  • 1 bebida iogurte ou suco natural
  • 1 snack:  que pode ser um lanchinho preparado pela mãe ou 1 item da nossa caixa kids

lancheira perfeita

Qual a quantidade ideal?

Carol Dassie: Depende da criança do seu tamanho e do seu metabolismo então é melhor que seja consultado um nutricionista ou o próprio pediatra para ter a quantidade especifica necessária para o seu filho.

É melhor suco ou água ?

Carol Dassie: Água é melhor, pois não estraga durante o período em que a bebida fica na lancheira a espera para ser consumida. Além, de que os nutrientes do suco vão se perdendo ao longo das horas que espera para ser consumido.

O que não deve ser colocado de forma alguma?

Carol Dassie: Itens que possam estragar se não ficarem conservados em geladeira, porque os alimentos ficam várias horas dentro da lancheria, sem refrigeração.

Clique abaixo para ver Makes e Roupas Lindas escolhidas por mim:

[Looklink – Widget Vitrine #18332 – BEGIN …

Camisa Decote Trançado - Amaro
Sombra Dual Intensity Eyeshadow Fall Collection 2016 - Nars
Sombra Cremosa Para Sobrancelhas - Nars
Calça Jeans Slim - Ellus
Blush Contour Blush Duo Fall Collection 2016 - Nars
Vestido Longo Listrado - Osklen
Iluminador Pro Light Fusion - Make Up For Ever
Camisa Decote Trançado - Amaro
Kit Artistic De Pincéis - Make Up For Ever
Vestido Reto Sahara - Amaro
Bastão Multiuso Duo Contorno E Iluminador Multiple Duo Fall Collection - Nars
Kit Artistic Para Olhos Smoky Eye - Make Up For Ever
Corretivo Radiant Creamy Concealer - Nars
Base Super City Block Bb Cushion Compact Fps 50 - Clinique

… END]

Qual a quantidade de açúcar permitida?

Carol Dassie: Esta pergunta também é muito relativa, depende se a criança tem alguma patologia, se pratica esporte ou não e etc… Seria bom que a criança consultasse uma nutricionista para saber em específico.

Se a criança fica período integral na escola eu mando o que? Precisa fazer dois lanches?

Carol Dassie: Aqui é indicado que a mãe leve a criança em um nutricionista, porque indicações de quantidade de consumo são individuais.

lancheira perfeita

É melhor mandar verduras cozidas ou cruas?

Carol Dassie: Cozinhar não destruir alguns nutrientes, mas torna os outros muito mais biodisponível. Por exemplo, cozinhar reduz os níveis de alguns antioxidantes no brócolis, mas aumenta outros. Reduz o conteúdo antioxidante de couve, mas aumenta em tomates. As vitaminas solúveis em gordura (A, D, E e K) tendem a suportar melhor do que seus primos solúveis em água (C e algumas vitaminas B). A vitamina C tende a ser a mais instável de todas e os minerais são em grande medida não afetados, uma vez que o aquecimento não afeta os níveis minerais.

O que não fica bom a lancheira depois de passar o dia inteiro esperando o consumo?

Carol Dassie: Itens de geladeira, sucos que podem azedar e derivados do leite.

Que frutas que aguentam melhor?

Carol Dassie: Maça, banana e uva.

Você pode dar algumas ideias de lancheiras ?

Carol Dassie:

  • – 1 maça + lanche de pão integral com queijo prato + 1 água de coco sem conservantes (hoje tem 1 marca de água de cocô que não adiciona nenhuma aditivo, chama-se: OBRIGADO)
  • – 1 banana + palitinhos de cenoura e pepino + 1 porção de cookie integral com açúcar mascavo (na Hisnëk temos varias marcas legais)

*Sempre consulte seu nutricionista

Pode repetir o conteúdo da lancheira?

Carol Dassie: Sim, mas o legal é mandar opções diferentes todos os dias porque é na infância que a criança constrói sua biblioteca alimentar. Se ela for exposta a diversos sabores na infância, será um adulto com uma maior propensão a provar sabores novos e gostar. Sem contar que é sempre bom oferecer alimentos diferentes na lancheira perfeita. Já que cada alimento oferecer um tipo de nutriente para a criança.

Como introduzo sabores novos no lanche?

Carol Dassie: Para afirmarmos que uma criança não gosta de certo alimento, ela precisa ser exposta a ele no mínimo 10 vezes. Para que a introdução seja mais suave, a mãe pode acrescentar os sabores de maneira gradual. Como por exemplo: se a criança não gosta de abacate, pode oferecer uma pastinha de abacate com banana ao invés de oferecer logo de cara a fruta sem acompanhamento….

lancheira perfeita

Mamães, agora tenho que dar uma dica. Em primeiro lugar preciso dizer que esse não é um post pago. Mas sim uma dica de algo que me ajuda, que eu sinceramente aprovo e acho que vai ajudar vocês. Afinal, tudo que mantém nossos filhos comendo de forma saudável e facilita a vida de uma mãe tem minha total aprovação. Ainda mais em um desafio diário como o de fazer a lancheira perfeita.

A Carol, minha amiga a pelo menos 10 anos,  que me ajudou a fazer esse post tem uma empresa de assinatura saudável chamada Hisnek. Ela já fez parceria com a Boa Forma e agora lançou uma caixa para montar a lancheira do mês inteiro dos nossos filhos. Ela envia 22 lanches saudáveis e completos para o seu filho levar para a escola todo mês. Isso acaba com toda a sua preocupação com a lancheira dele. Todos os meses é algo diferente e delicioso. Os produtos da caixa de assinatura são selecionados por ela, que olha todos os rótulos e vai até o fornecedor do fabricante para validar se o produto é bom mesmo, orgânico e saudável. Ela entrega em todo o Brasil é você ainda pode escolher opções de caixa sem lactose e sem glúten.

Espero que vocês se apaixonem pela caixa mágica da lancheira perfeita, tanto quanto eu.

Beijos e até a próxima

Compartilhe:
2016-11-15T09:41:00+00:00 novembro 15th, 2016|Alimentação|

Deixe seu comentário!

Já segue o nosso canal?

X Inscreva-se na news E fique por dentro das novidades!