Nesse dia das crianças eu resolvi escrever um post sobre os 5 direitos das crianças adicionais. Alguns que não estão no estatuto, mas deveriam, pelo menos na minha opinião.

Na minha opinião, existem alguns direitos das crianças, além dos direitos estipulados no estatuto da criança. São 5 direitos a mais que devem ser uma garantia na sua vida. Então, nesse dia das crianças resolvi falar sobre eles:

Paz e Segurança

Um dos direitos das crianças mais importantes na minha opinião é ter paz. Os pais devem sempre manter seus pequenos em um ambiente tranquilo onde eles podem crescem e se desenvolver. Sem brigas, berros, tapas, estresse, raiva ou violência. Quanto mais pudermos preservá-los melhor. Paz é algo tão difícil nos dias de hoje, inclusive para nós adultos, que eu acho que deve ser mantida o maximo possível na infância. As crianças não podem, nem precisam sentir medo ou ter qualquer exposição ao nervoso ou ansiedade, sua maior preocupação deve ser brincar e se divertir.

Veja também : Uma Dica Simples Para Ter Uma Vida De Mãe Mais Fácil

direitos das crianças

Rotina

Hoje a nossa preocupação em fazer nossos filhos felizes faz com que nós: mães e pais, façamos de tudo par agradá-los. O que torna a criação de regras mais difícil. Porém, ter uma rotina estabelecida é um dos direitos das crianças. Isso faz com que a vida dela seja melhor, sem mencionar a vida das mães.

[fusion_widget_area name=”avada-custom-sidebar-hometppostslarge” background_color=”” padding=”” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” class=”” id=””][/fusion_widget_area]

Aconselhada pelos pediatras e por todos os especialistas: a rotina, só trás benefícios a criança. Uma vida estruturada e previsível trás tranquilidade e segurança para as crianças. O que por sua vez ajuda no seu relógio interno e no seu desenvolvimento.

Sei que é difícil impor regras, mas uma rotina de atividades é bom para eles, mesmo que não gostem.

direitos das crianças

Tempo com os Pais

Não adianta comprar presente ou passar 4 dias na Disney uma vez por ano. Um dos direitos das crianças e passar tempo com os pais. Apesar das facilidades que uma babá provém, ficar com o seu filho só trás benefícios para ele.

  • Aumenta o vínculo com os pais
  • Passa amor e carinho
  • Mostra seus valores
  • Trás felicidade a ambos
  • Trás segurança e tranquilidade para a criança
  • Evita atitudes ruins, para chamar a atenção
  • Educa seus filhos

Além de tudo isso, você sabe como seu filho está sendo educado e não tem nada que traga mais felicidade e satisfação na vida…

Sei que a vida hoje está cada vez mais difícil e estamos vivendo em um caos de atividades. Porém, dedicar um tempo todos os dias aos nossos pequenos além de ser um prazer é um dos direitos das crianças. Eles não foram postos mundo para serem largados e sim amados, todos os dias. Brinquedos e presentes não substituem amor e atenção, jamais.

direitos das crianças

Brincadeiras

Sei que parece besteira, mas hoje estamos acostumados a encher nossos filhos de atividades para garantir seu futuro. O que acaba deixando pouco tempo para simplesmente brincar. Brincar com outras crianças, brincar livre, sem uma estimulação sensorial ou outra.

Falta a todos nós deixá-los livres de tempos em tempos para usar a sua imaginação e fazer o que tem vontade. É da escola para o mandarim, para a natação e depois um banho rápido, sem brincadeiras, porque estamos atrasados e a mamãe está cansada.

E brincar com o carrinho favorito? Ou usar a imaginação para contar a história que eles inventaram? Para que horas fica, nessa agenda lotada?

Brincar do jeito deles é dos direitos das crianças. Temos que tomar cuidado com a nossa ânsia de ensinar, para não esquecer essa atividade tão simples e tão importante para eles.

direitos das crianças

Dieta Balanceada

Suco de supermercado, jantar pré-pronto, temperos industrializados e babás que só fazem macarrão e arroz…

Uma dieta balanceada é um dos direitos das crianças. Precisamos sim, prestar atenção na sua injeção de açúcar e não fazer uma café da manhã com toddy e bisnaguinha todo dia.

Pense que a alimentação que você ensinar para seu filho hoje, será a dele para sempre. Verduras e frutas frescas devem estar sempre no cardápio. Não se esqueça que a cada dia que passa, o mundo inteiro está ficando mais gordo. Você quer isso para seu filho também?

Com um pouco de organização e um bom livro de receitas, qualquer mãe pode fazer um jantar fresco e saudável em pouco tempo. Fugindo do macarrão de todo santo dia… Seu filho precisa de todos os grupos alimentares para crescer forte e saudável. Proteínas, carbohidratos e verduras. Algo que contemple todas vitaminas e minerais.

Deixar frutas lavadas, prontas para o consumo e de fácil acesso, é a melhor forma de garantir que seus filhos as consumam.

A regra aqui em casa é: 5 cores em todas as refeições e macarrão, só uma vez por semana, sempre acompanhado de uma proteína e salada de entrada. Uma regra fácil de decorar e de seguir. Não quer dizer que você não possa fazer macarrão ou  nem ter um dia liberado. Mas mantenha uma dieta balanceada na maioria dos dias. Um dia de loucura uma vez por mês não faz mal a ninguém.

Esses 5 direitos das crianças, foram montados para que cada mãe pense e se concordar com eles, analisar e concluir se está os contemplando. Para que todas as crianças tenham as ferramenta necessárias para ter um infância feliz e saudável.

Espero ter feito todas nós pensarmos no nosso dia a dia e perceber se estamos provendo esses direitos básicos, muitas vezes esquecidos na correria.

Um dia das crianças muito feliz, cheio de memórias e risadas lindas para as suas famílias inteiras.

Com muito amor e carinho

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *