O medo do escuro é algo muito comum nas crianças. Então, se seu filho começou a apresentar esse medo veja como lidar com ele e resolver o problema de vez.

Quando nós temos filhos pequenos, a impressão que dá, é que a cada dia surge um desafio novo, principalmente na hora de dormir. Quando finalmente conseguimos ensiná-los a dormir a noite toda, surge o medo do escuro.

Esse medo começa a surgir em torno dos 2 aos 3 anos de idade. Quando as crianças já são grandes o suficientes para usar a imaginação, mais ainda não conseguem separar a realidade da fantasia.

Existem muitas coisas que podem ajudar a desenvolver esse medo, entre elas estão:

  • Desenhos animados
  • TV
  • Livros de contos de fadas
  • Revistas
  • Filmes

Ou seja, quase tudo pode estimular a imaginação do seu filho a criar o medo do escuro. Até uma pessoa dizendo: “Se você não se comportar o bicho papão vai te pegar”

Veja também: As Crianças e Seus Medos por Idade! Entenda Como Confortá-las

medo do escuro

Para as crianças nessa idade, a imaginação não tem limites e uma sombra no quarto do seu filho, pode se transformar facilmente em um bicho papão de três cabeças. – Bianca Arcangeli 

Todas vez que fazemos algo novo ou desconhecido, o medo tem chance de aparecer. O que para as crianças, principalmente da primeira infância, é algo que ocorre todos os dias por várias vezes.

Felizmente, existem algumas atitudes e ferramentas das quais você se valer para resolver esse medo do escuro. São elas:

Leve o Medo do Seu Filho a Sério

Não ridicularize ou faça pouco caso do medo do seu filho. Para ele o medo é bem real e deve ser respeitado. Desconsiderar seu medo, além de não resolver nada, deixará-o se sentindo culpado e com vergonha. Portanto, se seu filho estiver passando por isso, mostre sempre que você entende a sua preocupação.

[fusion_widget_area name=”avada-custom-sidebar-hometppostslarge” background_color=”” padding=”” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” class=”” id=””][/fusion_widget_area]

Passe Segurança e o Apoie

Na hora que seu filho sentir medo do escuro ou qualquer tipo de medo. O principal, é passar segurança. Eu adoro dizer: “A mamãe tá aqui, você está seguro.” Dê apoio, ao seu filho sempre, mostrando que você está sempre do seu lado quando ele precisar, não importa o que aconteça.

Fique Calma e Não se Frustre

Mantenha-se calma quando conversar sobre o medo de escuro com o seu filho. Escute com atenção, mas procure não exagerar ou exacerbar o medo dele. Afim de não fortificar o sentimento.

Não se fruste porque você sabe que o medo dele é infundado. Os monstros podem ser imaginários, mas seu medo do seu filho não é. Então, mostre para ele que ter medo do escuro é normal e que ele pode vencê-lo.

medo do escuro

Descubra o que o assusta

Pode ser que algo em especifico esteja assustando seu filho no quarto. Então, procure descobrir o que é e retire o objeto. Mostre que não existe nada de assustador no quarto dele. Você pode abrir o armário, acender a luz e quando ele estiver mais calmo, apague a luz novamente.

Dê Ferramentas para seu Filho Enfrentar o Medo

Existem algumas coisa que você pode usar para “armar” seu filho contra o medo do escuro:

  • Coloque uma luz noturna no quarto dele. Para variar, aproveite o natal e use luzinhas de natal para mudar um pouco.
  • Afaste os monstros. Você pode dançar, ou fazer um passe de mágica que manterá os monstros longe. Parece bobo mas ajuda.
  • Dê uma proteção. Um cobertor especial contra monstros, um urso de pelúcia mágico, uma maninha poderosa feita pela fada boa ou o cachorro da família que proteje todo mundo a noite. Todas essas são saídas que funcionam.
  • Faça um spray para monstros. Água, corante (bem pouco), um pouco de purpurina e pronto. Coloque em um borrifador, etiquete como SPRAY PODEROSO DE MONSTROS (Bruxas ou etc…) e pronto! Problema resolvido.
  • Faça uma caixa de Monstros. A noite você tira essa caixa (pode ser de sapato) e prende todos os monstros lá dentro. Assim, eles não podem sair durante a noite toda.
  • Mostre que o escuro pode ser divertido. Ver o pôr do sol, brincar de gato mia e outras brincadeiras que precisem acontecer no escuro, é uma forma de mostrar que o escuro não precisa ser tão assustador assim.

Faça a Hora de Dormir um Momento de Calma

Nada de histórias de terror, ou muito movimento na hora de dormir. A ideia é não ter nada que possa levá-lo a ter ideias assustadoras. Ao invés disso, favoreça historias de mães e filhos ou com alguma moral no fim.

Com o Tempo Ajude ele a Derrotar o Medo do Escuro

Invente histórias de meninos e seus monstros. Algo que ajude ele a usar a imaginação para derrotar seu medo. Como meninos que ficam amigos de seus monstros ou que ensinam seus monstros a serem legais e bonzinhos. Para as meninas, uma ideia, são bruxas que se tornam fadas madrinhas.

Use a Sua Experiência

Lembre-se de como era quando você era criança. Quais medos que você tinha? O que você fazia para se acalmar? Como você derrotou seu medo do escuro? A maioria de nós tinhamos medo e não gostávamos de ficar sozinhos no escuro. Por isso, seja compreensiva e use as suas memórias para ajudar a seu filho. Essa é uma das melhores ferramentas que você tem na hora de ser mãe e de entender seu filho.

medo do escuro

Não Ignore a Raiz do Problema

Em alguns casos, os medos podem ser manifestações de outras grades mudanças na vida da criança. Algo com um divorcio, o nascimento de um bebê novo, a morte de um animal da família ou qualquer tipo de situação estressante que a criança passe. Isso pode aumentar sua ansiedade, o que se manifesta a noite, em forma de medo do escuro.

Busque Ajuda

Com o suporte dos pais a maioria das crianças consegue superar o medo do escuro. Caso o medo continue por um longo período de tempo e ou seja intenso o suficiente, para atrapalhar o sono, de forma que o cansaço prejudique as atividades do seu filho durante o dia. Está na hora de conversar com o seu pediatra e ver se seu filho precisa de algum acompanhamento mais especifico.

É isso aí mamães, não esqueçam de dizer o que vocês acharam do post aqui embaixo. Uma ótima terça feira para vocês cheia de paz e luz.

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *