Lidar com as emoções não é fácil, a maioria de nós tem dificuldade com isso. Porém, inteligência emocional é uma habilidade que seu filho precisa, para ter um vida feliz. Então, comece desde já a ensiná-lo.

Lidar com as emoções, é algo que muitos adultos ainda não sabem fazer. Você já viu aquelas pessoas ansiosas que juram que são calmas. Ou aquelas pessoas que estão, claramente borbulhando de raiva e continuam a repetir que não.

Pois é… lidar com as emoções é algo bem difícil, que nós aprendemos com o tempo. Porém, nomear e identificar o que estamos sentindo é algo que já podemos ensinar aos nossos filhos. Para que no futuro eles não sejam uma dessas pessoas mal resolvidas.

lidar com as emoções

Identificar as Emoções

Esse é o primeiro passo para que a gente posso lidar com o que está sentindo, e se sentir seguro o suficiente para lidar com isso.O melhor é que é muito simples de ensinar. Você só precisa, nomear o sentimento que seu filho está demostrando.

Por exemplo: se ele fica com raiva porque você não comprou o brinquedo que ele tanto queria. Diga: “Meu amor eu sei que você  está com RAIVA mas, você precisa controlá-la. Já já você se acalma e passa. Não desconte na sua mãe, faço o que faço por amor. Para que você aprenda dar valor para as coisas”

Só o ato de nomear os sentimento, já ajuda a entender o que está acontecendo e a instrução de como lidar, ajuda mais ainda.

É simples assim! Dessa forma, aos poucos, eles irão aprender por eles mesmos a identificar o que sentem e aos poucos vão aprendendo a lidar com as emoções.

Veja também: Como se Desenvolve a Fala nas Crianças – Do Nascimento aos 4 Anos

[Looklink – Widget Vitrine #34664 – BEGIN …

Biquíni Infantil Faixa Com Canal Cordas - Preto E Vermelho - Agua De Coco
Camiseta Infantil Silk Café Maroc - Bege - Fábula
Short Infantil Jaqueline - Azul - Le Lis Petit
Vestido Infantil Capadocia - Marinho - Mixed Kids
Biquíni Infantil Safari Onça - Agua De Coco
Blusa Infantil Magic Mountain - Marinho - Cris Barros Mini
Saia Infantil Mini - Off White - Cris Barros Mini
Vestido Infantil Mix Spring - Azul E Rosa - Salinas Play
Tênis Infantil 1600 - New Balance - Branco, Rosa E Lilás - New Balance
Blusa Infantil Malha Franja - Preto - Fábula
Blusa Infantil Edna Coração - Branco - Le Lis Petit
Short Infantil Angela - Rosa - Le Lis Petit
Tênis Infantil 1600 - Azul E Vermelho - New Balance
Sunga Infantil Box - Folhagem Girafa - Agua De Coco

… END]

Ensine Emoções Positivas

É importante que se faça isso com sentimentos positivos tanto com os negativos. Assim, seu filho também saberá a identificar a felicidade, por exemplo, e dará muito mais valor a ela.

O fato de identificar suas emoções é um passo grande para o autoconhecimento.

Algo importante na vida de todos nós. Já que é isso que nos faz se sentir confortáveis na nossa própria pele e seguros de si.

Quem entende o que sente, também consegue ter facilidade em identificar que está com as emoções a flor da pele e evitar com que tenha atitudes precipitadas. As pessoas que se conhecem, conseguem ser mais racionais. Já que, por exemplo, ele sabe que ao sentir raiva ele agirá de tal forma.

lidar com as emoções

Sei que muitas de nós fomos criadas na teoria de que se expressar é importante, e eu também acho isso. Mas tudo tem sua hora.

Existem momentos na vida em que a prudência e o “pensar antes de agir” são mais importantes, já que evita erros e atitudes precipitadas que podem ter consequências ruins.

Um exemplo da importância disso, é no trabalho. Vocês tem que concordar comigo, que sair mostrando tudo que você esta sentindo no dia a dia no seu escritório não ajuda ninguém. Imagina se a gente saísse berrando ou chorando cada vez que engolisse um sapo?

A inteligência emocional é algo fundamental e com essa pequena ajuda você pode dar o primeiro passo para ajudar seu filho a ser um gênio.

Uma terça com muita paz e luz para vocês !

Não se esqueçam de comentar com o que acharam do post ou dar sugestões para as próximas pautas

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *