Acalmar uma criança agitada, principalmente na primeira infância, é uma tarefa difícil do dia a dia. Por isso busquei formas de acalmar até as crianças mais enérgicas, e mantê-las centradas.

Afinal, foco e concentração são habilidades que nós desenvolvemos conforme vamos amadurecendo. Quanto mais nos dedicamos a elas, melhor ficamos e uma criança agitada precisa se concentrar nisso mais ainda. Então vamos as dicas:

Veja também: 8 Dicas para Ensinar um Comportamento Exemplar

1.Deixe que Ele se Mexa

Quando uma criança se torna impaciente, a primeira coisa que fazemos é tentar mantê-las quietas e acalmá-las, uma atitude espontânea. Mas deixar que a criança pule e se mexa um pouco pode fazê-la voltar a ficar centrada. É como se fosse um intervalo. Os pequenos não conseguem ficar muito tempo parados mesmo e forçar isso não trará resultados. Depois de se mexer um pouco, as crianças tendem a relaxar mais e a se aclamarem com mais facilidade.

criança agitada

2. Dê Algo para Eles se Focarem

Giz e papel, um livrinho, algum brinquedo ou qualquer atividade de sua preferência são coisas necessárias para acalmar nossos pequenos. Raras as chances de sucesso se a intenção é deixá-los quietos sem nenhum atividade que os entretenha.

3. Tenha Expectativas Realísticas

Não adianta você esperar que seu filho vá na missa, por exemplo, e fique quieto por 1 hora logo na primeira tentativa. Como disse, concentração e foco é algo que se aprende com o tempo. Então, tente fazê-lo se concentrar por 5 minutos na primeira tentativa, depois por 8, depois 10 e assim por diante… O sucesso nessa missão é progressivo e não imediato.

criança agitada

4. Ensine-o a Fazer uma Coisa por Vez

Uma criança agitada , quanto recebe muitos estímulos fica sem foco e como consequência mais agitada ainda. Entenda que a cabeça do seu filho é cheia de imaginação e existe um turbilhão de coisas acontecendo ao mesmo tempo dentro dela. Então, ofereça um brinquedo por vez e não deixa a televisão e o brinquedo com ele. Uma coisa por vez. Se for para ver televisão, vai ver televisão, se for brincar vai brincar.

[Looklink – Widget Vitrine #17363 – BEGIN …

Blusa Dafiti Ontrend Detalhe Decote Azul Marinho - Dafiti Ontrend
Blusa Dafiti Unique Knit Preta - Dafiti Unique
Camisa Dafiti Unique New Sabia Preta - Dafiti Unique
Blusa Dafiti Fash! Número Branca - Dafiti Fash!
Blusa Dafiti Joy Ampla Preta - Dafiti Joy
Vestido Longo Dafiti Ontrend Tie Dye Azul - Dafiti Ontrend
Cardigan Dafiti Fash! Azul - Dafiti Fash!
Macaquinho Dafiti Joy Étnico Multicolorido - Dafiti Joy
Regata Dafiti Ontrend Ferragem Branca - Dafiti Ontrend
Calça Jeans Dafiti Ontrend Recorte Azul - Dafiti Ontrend
Jaqueta Dafiti Ontrend Puídos Preto - Dafiti Ontrend
Blusa Dafiti Unique Retilínea Contrastante Preta - Dafiti Unique
Blusa Dafiti Unique Malha Bordô - Dafiti Unique
Casaco Dafiti Unique Tweed Tachas Preto - Dafiti Unique
Regata Dafiti Fash! Tiras Vermelho - Dafiti Fash!

… END]

5. Tenha Paciência

Caso não tenha sucesso de imediato, tenha paciência, você precisa ensiná-lo aos poucos. Então, se não conseguir de primeira não se frustre ou fique brava, tenha calma.

6. Transmita Calma

Se você estiver agitada, falando rápido ou inquieta você vai estimular o mesmo comportamento no seu filho. Por isso, quando você for tentar acalmá-lo, acalme-se antes. No dia a dia, por que temos tantas atividades a serem feitas e muitas delas ao mesmo tempo, acabamos ficando agitadas mesmo sem perceber. Preste atenção em você antes.

criança agitada

7. Dê Atividades a Ele

Uma crianças cheia de atividades no dia tende a ser mais calma, já que está cansado e já queimou boa parte de sua energia. Crianças agitadas que ficam em casa sem nenhum tipo de atividade que os desafie ou estimule ficam mais inquietas e tem dificuldade de se acalmar. Afinal, já passaram o dia paradas. Precisamos entender que toda criança precisa de estímulos mentais e físicos, todos os dias.

8. Não Excite-o

Esse é um pecado que eu tendo a cometer em casa. Todo dia perto da hora de dormir eu brinco com o Thomas e ele, sendo uma criança agitada, sempre quer brincar de corrida ou de avião. E eu sempre brinco…. Resultado: na hora de dormir ele está super excitado e animado, ou seja, é um trabalho e um tempo muito maior para acalmá-lo antes de dormir. O mesmo se aplica para situações nas quais você precisa que seu filho fique centrado. Deixe que ele se mexa um pouco mas não o estimule ao extremo, ele precisa de um tempo para passar do estado de excitação para o de concentração ou calma.

Por hoje é isso mamães, muita paz para todas vocês e não se esqueçam de comentar aqui embaixo o que vocês acharam do post e de dar sugestões 🙂

Beijos e até a próxima

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

12 Comentários:
  1. muito proveitoso, sou apenas um pouco mais flexivel quanto a precisar preencher o tempo de uma crianca com atividades q venham a suprir sua agitacao, justamente estimulando mais e mais o cerebro que precisa de uma pausa… meu filho tem sim varias atividades, nao estou falando em fazer nada, mas as vezes esquecemos q o melhor entretedimento q eles podem ter eh se preocupar como eles mesmos vao se entreter… por exemplo, ja que meu filho eh agitado, eu escolhi pagar mais caro e morar numa casa com um espaco externo onde ele pode explorar umpouco da natureza, mesmo que urbana…. dentro de sua rotina ele tem a ” hora da natureza” onde ele vai no jardim, horta, grama…onde ele quizer e peco pra ele achar uma coisa expecifica q ele tenha interesse em saber mais, ou brincar, ou simplesmente escutar os passaros e identificar seus cantos e assim por diante…. nao preciso ficar junto o tempo todo, ele as vezes ja sozinho escolhe que quer colher florzinhas da grama ou ajudar as formigas…kkk enfim… terminamos essa hora achando ago a respeito do seu interesse especifico na internet pra que ele aprenda algo (serio, pode ser qualquer coisa…. pq a grama eh verde, pq os passaros cantam, pq as flores crescem, pq elas precisam de agua… pq a terra eh marrom, qualquer coisa…. ) enfim, um exemplo…
    existem estudos q comprovam que criancas com diagnostico de TDAH podem vir a ter menos ansiedade e agitacao uma vez em contato com a natureza. todos os dias por pelo menos 20minutos…. bjo fica a dica, continue blogando!

  2. Lilian disse:

    Excelente matéria , vou colocar em prática todas as dicas afinal sou mãe de dois gêmeo de cinco anos w são super agitados e de uma mocinha de dois anos que está fazendo o mesmo que os irmãos.

  3. Renata Costa dos santos disse:

    Me ajudou muito minha filha muito agitado vai me ajuda muito

  4. Ana Meloni disse:

    No meu caso, prefiro dar um bom banho bem quentinho com os brinquedos e varias cantingas…. eles adoram!

  5. Jamyle disse:

    Aff genfe me ajudou muito pois passo por isso aqui em casa e nao sabia o que fazer ja tava pra piraar. Eu preciso me concientizar e me acalmar pq estou sem pasciencia e acredito que isso piora muito e acabo peerdendo o controle. Nao aguento ser chamada atencao na escolla no parque ou na rua😳😳
    Mas acredito que seja uma fase e nao vejo a hora ela passar.
    Obrigado o texto me ajudou muito.

  6. leticiafariac@hotmail.com disse:

    Super concordo com todas as dicas. Principalmente com a última, não o excite. Isso realmente é a mesma coisa de colocar lenha na fogueira. Haja fôlego para acalmar, hehe. Acrescentaria mais uma coisa, que faço e sempre funciona, sempre quando vou dar banho no meu sobrinho, antes de buscarmos a chinela, toalha e etc já vou contando uma historinha (que crio), super simples que envolve algo que ele gosta (por ex. cavalos) e no final dá tudo certo. Bjo!

  7. Simone batista disse:

    Otimas dicas!!!

  8. Dayene disse:

    Bom texto! O que funciona para diminuir a agitação do Antônio aqui em casa para dormir é apagar as luzes, mostrar a ele que escureceu e é hora de dormir.

  9. Nancy disse:

    Excelente! Apenas acrescentaria “PAPAIS” !!!!! Não são apenas mães que precisam se conscientizar e agir cada vez melhor.

  10. Rafaele disse:

    Muito estou passando por esta situação ,meu filho e muito agitado e essa materia me escrareceu bastante.