Tenho visto muitas mães com problemas na alimentação dos filhos. Muitas vezes a criança não comem ou simplesmente comem muito pouco. Um dos motivos para essa dificuldade é claro: as mães não percebem o quão rápido seus bebês evoluem, e simplesmente não acompanham essa evolução na alimentação.

Essa falta de adaptar a Alimentação dos filhos conformem elas crescem podem gerar problemas na hora de comer e até problemas na hora de dormir, já que se eles forem para a cama com fome ou com uma alimentação muito leve eles tendem a não dormir bem mesmo.

Alimentação dos Filhos

Por isso, vamos lá!

Mais ou menos aos 6 meses de idade completos, quando as crianças começa a conseguir manter sua cabeça levantada sem cair, elas já estão aptas a começar a comer papinhas.

[Looklink – Widget Vitrine #70411 – BEGIN …

Vestido Curto Mira I - Amaro
Vestido Voyage - Amaro
Pulseira Trança Row - Amaro
Vestido Babado Rendas - Amaro
Top Full Argolas - Amaro
Vestido Alcinha Leather - Amaro
Saia Curta Bolso - Amaro
Vestido Alcinha Deserto - Amaro
Regata Alcinha Crepe I - Amaro
Vestido Gipsy Alças - Amaro
Brinco Elementos Do Mar - Amaro
Saia Midi Buckle - Amaro
Vestido Alça Argolas - Amaro
Top Ombro A Ombro Sarjado - Amaro
Vestido Guipir Flower - Amaro
Vestido Midi Babados - Amaro
Pulseira Moedas Trama - Amaro
Cinto Maxi Loulou - Amaro

… END]


Depois, disso aos poucos, devem deve ser feita uma evolução nos alimentos. De papinha coada a não coada, depois com pedacinhos já um pouco maiores. E em seguida deve se introduzir texturas diferentes como cremes e sopas, para evoluir por fim a comidas molinhas.

Em torno dos 11 meses as crianças já poderão comer como o resto da família. Claro, que com a comida bem picada, mas o mesmo tipo de alimentação.

É aqui que vejo muitas mães travarem. Pelo que entendo é difícil para uma mãe aceitar que a alimentação dos filhos já pode ser igual a sua. Eu acho que esse o maior problema que as mães encontram, porque pra mim também foi difícil ver isso.

Alimentação dos Filhos

Então, em sua grande maioria as mães continuam dando a mesma sopa ou comidinhas de davam as 8 meses para crianças de 1 ano. Essa mesmice pode ser o que está causando a recusa do seu filho ou até deixando a alimentação leve demais, causando com que ele acorde a noite com fome.

Mantenha em mente que as crianças por volta dos 2 anos já se acham meninos grandes e não bebês. Por isso, na maioria dos casos eles tendem a começar a recusar qualquer coisa com textura mole de sopa ou cremosa.

O Thomas com 1 ano já não comia nenhum tipo de mistura ou papinha. Até hoje nada mole ou cremoso ele aceita.

Por isso por volta dessa idade já tente fazer comidas (bem picadinhas) mas separadas e não mais misturas. Aproveite e apresente texturas diferentes.

Além do mais, um grande objetivo diário que eu me baseio, é tentar oferecer ao Thomas 5 cores de comida diferentes por dia e o máximo de sabores diversos no mês.

Meu desafio é sempre fazer com que ele experimente algo novo, para que ele tenha todos os nutrientes e vitaminas necessários e vá desenvolvendo seu paladar.

Alimentação dos Filhos

A dica é: fique esperta para os sinais de que ele está desgostando da sua alimentação atual.

Alguns deles são:

  • Já recusar a sopa quando ver
  • Mostrar mais interesse no seu prato do que no dele
  • Não querer comer a mesma comida sempre
  • Recusar comidas de textura cremosa
  • Acordar a noite várias vezes com fome

A última informação, e a mais importante é: sempre pergunte ao seu pediatra sobre a introdução de novos alimentos. Ele deve acompanhar essa parte também e avisar quando seu filho está fisicamente pronto para evoluir e como você deve fazer isso da melhor forma.

Espero ter ajudado ou ter feito algumas mães terem uma luz do que pode estar acontecendo.

Beijos, até a próxima e um lindo fim de semana.

Atenção: Eu não sou pediatra ou nutricionista, por isso sempre consulte o pediatra que acompanha seu filho antes de introduzir qualquer tipo de alimentação nova para as crianças.

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *