8 Dicas para Ensinar um Comportamento Exemplar

Ninguém é perfeito, mas a gente faz o que pode para ensinar um comportamento exemplar para nossos filhos. Veja umas dicas abaixo que podem ajudar!

Quando nossos filhos são pequenos, existem algumas coisas que deixam qualquer mãe orgulhosa. Ouvir que seu filho tem um comportamento exemplar, é uma delas. A educação dos nossos filhos é algo que,como a alimentação, vem de berço. Afinal, não importa quanto tempo passe, é qual a sua circunstância financeira, uma pessoa educada brilha em qualquer lugar.

Por isso, segue algumas dicas para ajudar que seu filho seja uma dessas estrelas no mundo, algo cada vez mais raro…

comportamento exemplar

1.Dê o exemplo

“Faça o que eu falo e não faça o que eu faço” não funciona com as crianças. Para elas, seus pais são seus heróis. Pessoas perfeitas, seus modelos e o objetivo que eles querem atingir quando crescer. Não importa que toda mãe ou pai é ser humano e tem seus defeitos. Para seu filho você é perfeita. Por isso, se você quer que eles tenham um comportamento exemplar, seja educada. Se você quer que eles comam bem, coma bem você, é assim por diante. Acima de tudo procure você dar o exemplo sempre.

Veja também: Dicas Essenciais Para Qualquer Mãe – Parte 1

2. Seja Paciente

Ninguém nasce sabendo, nenhuma criança sabe dar bom dia ou boa noite ou dizer que algo está bom quando não gosta. Uma das coisas mais lindas nas crianças é a sinceridade e a espontaneidade.

Além disso, a criança conforme cresce quer estabelecer sua independência, ele está tornado-se um indivíduo com vontades, gostos e desgosto. Ensinar um comportamento exemplar requer paciência e tranquilidade. Mesmo por que, se você impõe com muito dureza alguma coisa, pode ser que seja criada uma aversão invés de adesão.

comportamento exemplar

3. Repetição

Da mesma forma de que um alimento novo, um ensinamento novo, quando inserido na vida de uma criança cria estranheza em um primeiro momento. Dê tempo para que seu filho se familiarize com aquilo. Não vai ser de primeira e nem de segunda vez que vai funcionar, quem sabe na décima, então paciência.

[Looklink – Widget Vitrine #86611 – BEGIN …

Sutiã Com Bojo Adesivo - Loungerie
Scarpin Grunge Papagalo | Schutz - Schutz
Vestido Tie Die - Verde - Thelure
Scarpin Preto Com Corrente | Schutz - Schutz
Top Triângulo Com Decote Nadador Em Renda Hanky Panky - Loungerie
Bracelete Galhos - Lool
Scarpin Grunge Preto | Schutz - Schutz
Corselet Audrey - Loungerie
Sandália Single Scarlet | Schutz - Schutz
Sandália Slingback Wood | Schutz - Schutz
Camisete De Renda Signature Lace - Hanky Panky - Loungerie
Peep Toe Yucca | Schutz - Schutz
Sandália T-Strap Silver | Schutz - Schutz

… END]

4. Respeite seu Desenvolvimento

Não adianta querer que uma criança a qual mas começou a comer sólidos não faça sujeira na hora de comer. Ou que ela já saiba controlar suas emoções o suficiente para não gritar em um ambiente silencioso quando excitada.

Criança, por definição, trás bagunça e caos. Não tem como, então, não exigia dela coisas que ela ainda não está preparada para atender. Tudo tem sua hora… – Bianca Arcangeli

comportamento exemplar

5. Ajuste suas Expectativas

Eu acredito que muito de ser mãe é saber nivelar as suas expectativas no seu filho com a realidade. Por mais brilhante que ele seja você impreterivelmente, vai acabar esperando mais do que ele pode ou algo diferente. Várias às vezes que levei o Thomas em programas nos quais achei que ele se divertira muito e o resultado foi choradeira para ele e frustração para mim.

O importante é saber que não importa o que você está sentindo, o que importa é o bem estar do seu “pituco” e que por mais que o aquário de SP seja um programa legal, se ele está com medo, respeite. Senão, tudo que você pode esperar, é mal comportamento.

6. Evite que Ele Saia da Rotina

Crianças cansadas ou com fome tendem a não ter um comportamento exemplar. Aliás, adultos também. Quem não fica de mal humor quando está com fome, ou sem paciência quando está cansado.

Não se esqueça que esse princípio se aplica também aos seus filhos.

comportamento exemplar

7. Mantenha a Calma

Crianças pequenas ainda estão aprendendo a ouvir e a interpretar o que está sendo falado. portanto, se seu filho rasgar um livro fale o que você gostaria que ele fizesse ou invés do que ele não pode fazer.

Por exemplo: “Lugares silenciosos merecem respeito.” Ou invés de: “Não berra! ”

Agora se você está muito nervosa para ser racional. Pare e conte até 10 antes de lidar com a situação. Se você se mantiver calma, seu filho tende a ficar calmo, se você ficar nervosa ele também tende a ficar nervoso e aí tudo fica mais difícil para você e para ele.

Pessoas calmas são mais fácil de conversar do que pessoas nervosas.

As crianças são um reflexo dos pais  – Bianca Arcangeli

comportamento exemplar

8. Imponha limites

As crianças irão hoje e sempre testar nossos limites. É assim que eles aprendem, o que pode e o que não pode. Então aceite isso como regras do jogo e aja de acordo. Prepare seu coração para sofrer um pouco. Quando você diz que é hora de dormir é hora de dormir! Se eles chorarem como se você estivesse matando, faz parte, mas tome coragem. Uma choradeira exagerada hoje é melhor do que uma vida frustrada amanhã.

Bom mamães espero ter ajudado, uma ótima semana a todos e muita paciência para vocês.

Beijos e até a próxima

Compartilhe:
2016-10-11T09:58:24+00:00 setembro 5th, 2016|Educação|

2 Comentários

  1. Tassia 28/04/2017 at 04:49 - Reply

    Ufoi bom ler isso me fez rever como estou educando ou deseducando minhas filhas vou tentar pois tudo q fiz ate agora n deu certo esse e o jeito certo vou tentar ……obrigado d coração por estas palavras …me trouxeram esperança

  2. Cleide 27/04/2017 at 20:31 - Reply

    Adorei as dicas ….vou tentar por em prática

O que você acha? Deixe seu comentário!

Já segue o nosso canal?

X Inscreva-se na news E fique por dentro das novidades!