Como Fazer o Processo de Desfralde – Simples!

O desfralde não precisa ser um trauma na vida da mãe ou do filho. Muito pelo contrário leia a baixo e pare de ter medo!

Quando começamos a falar de desfralde, geralmente, a reação da mãe é de medo, confusão ou pelo menos, hesitação. A ideia pré-concebida de que será difícil, na minha opinião é o seu segundo maior obstáculo.

O primeiro, é claro, é a pressa!

bebe_enrolado_no_papel_higienico

Portanto, quando você for começar a realizar o desfralde, tenha certeza de que: você, seu bebê e todos do seu imediato convívio, estão prontos.

Veja aqui os Sinais de que você é seu filho estão prontos para o desfralde

É claro que cada família tem seu esquema e cada criança tem seu jeito. Então, o que eu posso fazer, para ajudar nessa fase de vida sua e do seu bebê, é dizer algumas verdades e algumas experiências que comigo funcionaram.

Com o Thomas o desfralde demorou uma semana. Isso quer dizer, que demorou uma semana mais ou menos, para ele parasse de ter “acidentes”. Aqui vai o que eu aprendi e como eu fiz:

mae_filha_rosa

1.O desfralde não deve ser algo tão assustador para a mãe.

Uma coisa que eu sempre notei foi a “reverência”com que as mães falam do desfralde. Como se fosse um grande desafio ou uma barreira difícil de superar. Eu no começo até me assustei e imaginei que fosse ser um drama. Depois, eu comecei a pensar o por quê disso, e sinceramente, não tem motivos para tanto barulho. O máximo que pode acontecer é você ter que limpar alguns xixis e cocos por aí ( e isso vai acontecer) e ter que desistir se seu filho não estiver preparado ainda.

Algo que não é motivo nenhum para se sentir fracassada, afinal, cada um tem seu tempo.  Por isso, eu diria que o primeiro passo é relaxar e não encarrar isso como uma problema. Se você fizer isso seu filho posso sentir e aí sim um problema surgirá. Trate como qualquer outra coisa que você está ensinado para ele. Como andar, empilhar os bloquinhos e etc… Garanto, que não será a última coisa que você vai ensinar seu bebê…

bebe_ok_chique

2. Espere que ele esteja pronto.

Eu sei que falo isso muito, mas não tem nada mais importante. É a pressa ao meu ver que trás as dificuldades e os traumas para mãe e filho. É a mesma coisa que tentar fazer um bebê de 6 meses falar. Ele não está preparado ainda, então nem adianta forçar. Fique atenta aos sinais e respeite o tempo do seu filho. Se você fizer isso o desfralde será fácil.

Se você se sentir mais segura, faça um teste: por alguns dias vá perguntando se ele quer ir no banheiro, mesmo com a fralda e veja se ele avisa. Pelo menos é uma forma de você ter uma noção se ele sabe avisar das suas necessidades.

bebe_pinico_fundo_roxo

Veja também nossos vídeos no canal do YouTube! Dicas, receitas para crianças e brincadeiras educativas! 

3. Como começar? É só não colocar a fralda de manhã…

Sim, é simples assim. O assunto desfralde era tratado com tamanha grandeza por tantas pessoas que eu imaginava uma preparação enorme, passos a serem dados e preparações psicológicas. Mas não, se seu filho pronto é só você explicar que a partir de agora ele não vai usar mais fralda durante o dia e que ele precisa avisar quando quiser fazer xixi.

Prepare-se para limpar bastante xixi por uns dias e fique sempre perguntando se ele quer ir no banheiro. mais ou menos de 30 em 30 minutos. Crianças esquecem de ir ao banheiro, ainda mais enquanto estão brincando. Acidentes irão acontecer!

mae_acalmando_bebe_pinico

4. Trate o assunto com leveza

Aconteceu um acidente, não grite, brigue ou fique chateada. Simplesmente, diga que tudo está bem e que dá próxima vez, que ele sentir essa vontade, ele precisa te avisar. Tenha paciência.

Na hora de ir fazer xixi, distraia-o enquanto ele tá na privadinha. Converse, leia um livro ou qualquer coisa que ele goste. Não fique colocando pressão, perguntando a cada 2 segundos: “Já fez?” Ou forçando: “Faz logo”

A palavra de ordem para esse marco do seu filho ou filha é paciência. O desfralde requer muita paciência e é por isso que muitas pessoas sofrem nessa fase – Bianca Arcangeli

bebe_nanado_agarrado_lencol

5. Não tenha pressa de tirar a fralda da noite

Pela minha experiência é uma evolução natural, a criança começar a controlar o xixi durante a noite. Então, a minha sugestão é deixar seu filho ou filha com fraldas durante a noite ez na naninha da tarde. Conforme você for percebendo que a fralda está sempre ficando seca você pode tirar o da soneca da tarde e depois a da noite.

O Thomas já está sem fralda a uns 3 meses. E já pede para fazer xixi durante a noite. Porém, eu ainda não me senti segura para tirar a fralda da noite. Só a da tarde.

Vai do tempo de cada um é do estilo de cada criança.

menina_em_cima_da_privada

6. Valha-se do exemplo

Essa foi uma das primeiras dicas que eu ouvi em relação ao desfralde. Se for menino peça para o pai dele mostrar como faz xixi e se for menina mostre você. As crianças irão querer imitar, o que pode motiva-lás. Inclusive, não esqueça de mostrar como das a descarga também.

7. Motive-o e seja positiva sempre

Faça coisas que o motivem como:

  • Sempre de parabéns quando ele lembrar de avisar e comemore quando ele conseguir segurar o xixi até o banheiro;
  • Leve-o para comprar cuecas ou ela para comprar calcinhas;
  • Mesmo se algum acidente acontecer, procure algo positivo para falar, não seja crítica, só explique como fazer corretamente e fale algo bom, como: “Você quase conseguiu segurar dessa vez”;
  • Não brigue, não grite, não fique triste. A ideia é ser positiva!

menino_lendo_no_pinico

8. Seja disciplinada

Vocês estão viajando e seu filho ou filha está de fralda. Ele no meio da viagem pede para ir ao banheiro. O seu primeiro impulso é: “Faz na fralda filho, você tá de fralda”. Não faça isso. Ele precisa aprender a não depender da fralda então, seja disciplinada.

Caso em algum momento no meio do aprendizado ele esteja de fralda e avise que quer ir ao banheiro: no meio da noite, em uma viagem ou no cinema, leve-o. Consistência ajuda e muito.

9. Atenção ao seus medos.

Muitas crianças tem medo do desfralde. Alguns deles são:

  • Medo do pinico
  • Medo de cair dentro da privada
  • Medo de bicho sair da privada
  • Medo de se sujar

Atenção a esses medos. Se esse for o caso do seu filho não o ridicularize. Dê valor, converse e explique que não há risco.

PERNAS_DE_BEBE_pinico

10. Se for o caso pare e tente novamente mais para frente.

Caso você comece o desfralde e não dê certo. Pare volte com as fraldas e tente novamente mais tarde. Não leve isso como um fracasso ou como alguma falha em relação a você. O desfralde não é reflexo de você e não deve ser considerado um fracasso. É só uma fase e cada pituco ou pituca tem seu tempo.

Espero que essas dicas ajudem as mães, que como eu não sabiam muito do desfralde e estavam preocupadas com esse momento na vida de seus pequenos. Caso vocês tenham mais alguma dica ou sugestão não esqueçam de escrever aqui embaixo.

Beijos e até a próxima

[Looklink – Widget Vitrine #96452 – BEGIN …

Conjunto Celebrate B - Verde - Green
Vestido Infantil Alice - Azul Marinho - Le Lis Petit
Conjunto Comemoração B - Amarelo E Cinza - Green
Tênis Infantil Digi Camo - Cinza - New Balance
Blusa Cogumelo Mini - Azul - Cris Barros Mini
Blusa Infantil Cute - Branco - Le Lis Petit
Tênis Infantil Feminino - Rosa - New Balance
Blusa Infatil Escaravelhos - Off White - Fábula
Camiseta Horizonte - Branco E Azul - Green
Tênis Infantil Kj990 Crib - Cinza - New Balance
Conjunto Jardineira Folhagem B - Green
Vestido Frutinha G - Green

… END]

 

Compartilhe:
2017-04-25T12:03:42+00:00 agosto 17th, 2016|Comportamento, Destaques, Educação|

3 Comentários

  1. Cintia 29/04/2017 at 07:37 - Reply

    E quando seu fielzão retrocede? Depois de 1 mês sem escapes, esquecer totalmente que tem que pedir e está assim há 5 meses

  2. Camila moraes 28/04/2017 at 21:23 - Reply

    Estou nessa fase em casa minha filha é perfeita mas quando sai ela não me fala tem vergonha aí sempre volta pra fralda .. ela vai fazer 3 anos em agosto. ( Já tirei dá chupeta ano passado)

Deixe seu comentário!

Já segue o nosso canal?

X Inscreva-se na news E fique por dentro das novidades!