Olá Mamães,

Uma das doenças mais comuns da sociedade hoje, é a ansiedade. Esse, apesar de ser um sentimento normal, pode se tornar um distúrbio que causa muitos problemas para a vida de um adulto ou de uma criança. Então vamos entender:

sad_kid_school

1.O que é Ansiedade?

Ansiedade, é um sentimento de preocupação, nervoso ou inquietação. Geralmente é acusada por algum evento eminente ou pela a incerteza de alguma coisa e é normal.

2.Quando a Ansiedade se torna um Distúrbio?

A ansiedade é algo, que todo mundo sente em algum momento. Ela se torna um distúrbio, quando deixamos de fazer algo por causa dela. Ou seja, quando temos um medo incontrolável que acaba impedindo nossa vida. Essa sensação de pavor pode tomar conta da vitima, do dia para a noite ou ir crescendo com o tempo até se tornar paralisante.

3.Tipos de Distúrbios de Ansiedade: 

Distúrbio de Ansiedade Generalizado

Com esse tipo de ansiedade, as crianças começam a se preocupar excessivamente com muitas coisas, como por exemplo: a escola, a saúde ou segurança dos pais e até com o futuro de uma forma geral. Elas começam a pensar que sempre o pior pode acontecer. Junto com essa preocupação e medo, alguns sintomas físicos ocorrem como: dor de cabeça, dor de estômago, tensão muscular e cansaço excessivo.

Essa ansiedade, pode fazer com que as crianças faltem, não queiram ficar na escola e evitem qualquer tipo de socialização. As preocupações, com coisas gerais da vida, se tornam um peso muito grande, o que faz com que a vida pareça fora de controle ou aterrorizante. 

menino_grudado_na_mãe

Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC)

Para uma criança com TOC, a ansiedade, toma a forma de obsessão (a criança só fala e só pensa em uma coisa, algo preocupante que a assuste) ou a forma de compulsão (onde você repete a mesma ação várias vezes para tentar diminuir a tensão).

Um exemplo aqui é: trancar a porta algumas vezes para ter certeza de que está trancada e um ladrão não poderá entrar.

Fobias

Esse são medos intensos de coisas especificas que, em sua maioria das vezes, não oferecem nenhum tipo de perigo. Como por exemplo: avião, aranhas, elevador, alturas e até de cachorros. As fobias, quando não tratadas, fazem com que a pessoas evite completamente o que a assusta.

menino_mudo

Sociofobia (Transtorno Ansioso Social) 

Essa ansiedade acontece em situações sociais ou ao falar em frente de outras pessoa. A tendência nesse caso, é de que a vitima do distúrbio se isole cada vez mais. Uma variação dessa fobia, mais rara, chama-se Mutismo Seletivo, faz com que a criança que sofre desse mal, tenha medo de falar qualquer coisa em algumas situações, ficando muda.

Ataques de Pânico 

Esses episódios de ansiedade podem acontecer sem motivo aparente. Durante um episódio uma criança terá sintomas físicos intensos como:

  • Coração batendo muito forte
  • Falta de ar
  • Tontura
  • Entorpecimento
  • Formigamento

Transtorno do estresse Pós-Traumatico

Esse tipo de distúrbio de ansiedade é resultado de algum momento traumático do passado. Quando falamos nesse assunto a primeira coisa que vem a cabeça é guerra ou algo como um sequestro ou ameaça de morte. Mas nem sempre esse é o caso, só uma situação de humilhação extrema ou uma situação que a criança considere de humilhação extrema) já é suficiente para causar esse tipo de distúrbio. Os sintomas são:

  • Flashbacks
  • Pesadelos
  • Medo
  • Evitar o lugar do trauma ou as pessoas relacionadas a ele

toddler_irritado

4.O que Causa esses Distúrbios:

Ninguém sabe ao certo o que faz com que esses distúrbios sejam desenvolvidos. Muitas coisa podem influenciar, como por exemplo: genética, bioquímica do cérebro, ambiente de estresse ou esse pode ser até um comportamento aprendido.

Uma criança que tenha um membro da família que sofra de distúrbio de ansiedade tem maiores chances de ter a mesma doença. Além disso, crescer em um ambiente onde outras pessoas tem medo ou são ansiosas demais pode ensinar essa criança a ser igual. Da mesma forma, que uma criança que cresce em um ambiente verdadeiramente perigoso, pode crescer com medo ou sempre esperando o pior.

5.Sinais e Sintomas

Embora a maioria das crianças e pessoas sofram de ansiedade em momentos específicos, elas não desenvolvem o distúrbio. Porém, as crianças com o distúrbio apresentam um ou mais dos seguintes sintomas:

  • Preocupação excessiva na maioria dos dias da semana, sem parar
  • Problemas para dormir a noite e/ou sonolência durante o dia
  • Inquietação e cansaço durante o dia
  • Problemas de concentração
  • Irritabilidade

Esses sintomas afetam as crianças no seu dia a dia, principalmente na escola, na hora de dormir e na hora de comer. Ou seja….

mae_conversando_kid

6.Tratamento

Felizmente, hoje os psiquiatras e médicos entendem a ansiedade como nunca antes. Mas não tente lidar com isso em casa. É importante que a crianças seja diagnosticadas por um médico especializado, que criará um plano de tratamento específico para ela. Por isso, consulte um especialista.

7. Como ajudar seu filho a lidar com a Ansiedade

  • Apoie e não o julgue
  • Tente conversar
  • Conte seus medos
  • Não ridicularize o medo de seus filhos
  • Seja positivo durante o tratamento
  • Incentive os esportes

Bom, é isso mamães, fiquem tranquilas. Se seus filhos sofrem desse distúrbio, com o tratamento adequado eles e viverão uma vida tranquila e feliz.

Beijos e até a próxima

Fontes: Kidshealth.orgAnxietyBC; WebMD; Anxious Toddlers

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *