Olá Mamães, 
As férias chegaram ao fim, ou estamos quase lá! E pra mim, não tem nada melhor do que voltar à rotina. Parece que o dia rende mais e tudo fica mais fácil. 

Nas férias, mesmo as mães mais regradas, não conseguem manter a rotina e alimentação correta das crianças, e tudo bem, afinal são férias. É para sair da rotina mesmo e nós e as crianças acabamos engordando um pouco, ou criando hábitos ruins e até deixando de lado alguns hábitos que eram bem saudáveis para a gente. Ter uma rotina previsível e estável é muito bom para todos nós – crianças e adultos.

Por isso, com a volta às aulas, todos nós temos que voltar às regras e hábitos saudáveis. Coisa, que nem sempre é fácil. Então aqui vai algumas dicas para te ajudar a chegar lá, tranquilamente. 


1. Identifique quais são as mudanças que ocorreram na sua rotina. 

A primeira coisa que você precisa fazer é identificar o que precisa voltar ao normal. Seus filhos estão dormindo mais tarde ou vocês mantiveram o horário de costume? Eles começaram a tomar refrigerante durante a semana ? Eles comem doce todos os dias ? 

Essa parte de identificar o que precisa voltar ao “normal” varia muito de família para família. Depende, do que é normal para vocês. Por isso, veja o que mudou em primeiro lugar. 

2. Ajuste de forma gradual. 

Não adianta querer voltar a sua rotina do dia para noite. Você pode até conseguir, mas vai ser bem mais difícil do que precisaria. Comece a tirar as coisas erradas aos poucos… Primeiro o refrigerante, depois o chocolate e assim por diante…


3. Volte à rotina do sono. 

Com o sono funciona igual, deve ser de forma gradual. Então, se seus filhos dormiam as 8 e agora depois das férias estão dormindo as 11. Comece a diminuir o horário de 30 em 30 minutos a cada dia. As crianças precisam, em média, de 10 a 11 horas de sono por noite para estarem descansados e conseguirem aprender no dia seguinte. 

4. Faça com que seus filhos entendam que as férias acabaram.

Converse com eles, explique que as férias acabaram e que agora eles irão voltar para a escola. Mostre todas as vantagens: eles vão rever os amigos, poderão escolher um caderno novo, voltar a fazer o esporte que eles gostam ou qualquer outra coisa que eles gostem na rotina deles. Aqui em casa isso quer dizer que o Thomas vai ter outros amiguinhos para brincar, já que ele é filho único e nas férias geralmente só tem eu e o padrasto dele…


5. Organize a casa.

Desfaça a mala, lave o que tem que lavar, monte a casa de volta… Já que nós mães costumamos levar tudoooooooo com a gente, quando eu volto de viagem preciso, literalmente, remontar a casa. Inalador no lugar certo, refazer estoque de fraldas, livros na estante, prato no armário, estoque de remédios re-organizado e equipado é assim por diante…

6. Organize a sua rotina.

A vida com crianças é uma constante evolução. Suas vontades mudam e suas necessidades também. Então, sente e planeje como será a sua rotina com 1, 2 ou mais filho, para o próximos 6 meses. É importante, colocar no seu planejamento, o seu trabalho, sua ginástica, tempo com o marido e um tempo para você também. Claro, que imprevistos podem acontecer, mas monte o ideal e se você conseguir cumprir com 50% do planejado, já estará indo muito bem. 

Hoje vou sentar para fazer a minha rotina para os próximos 6 meses. Nela vou prever um tempo até para ir no supermercado, pagar contas, trabalho (graças a Deus tenho um horário flexível) e fechar a contabilidade do mês.


7. Organize o cardápio. 

Eu faço sacolão toda semana. Então eu gosto de organizar as refeições a partir daí. Se você já entrar na cozinha sabendo o que vai fazer e de caso pensado, tudo fica mais ágil e você não corre o risco de fazer sempre a mesma coisa (algo que meu namorado reclama bastante aqui em casa, ops!). Fora que se você se planejar, você consegue otimizar os alimentos e facilita muito na hora de você fazer a compra do mês ou da semana. Você não compra nada que não vá usar ou a mais e nessa crise quanto menos a gente gastar melhor. 

8. Coloque exercícios na sua rotina.

Faça esportes com as crianças, isso fará com que elas queimem mais energia, tenham noites mais tranquilas e ajuda muito para que elas durmam mais cedo. Se elas tiverem cansadas vira algo natural. 


9. Dê o exemplo. 

Se você alterou a sua rotina, e se permitiu doces, por exemplo, e etc… Nas férias, volte a restringir a sua dieta também, seus filhos tendem a imitar muito você. Por isso, dê o exemplo. Fica bem mais difícil eles aceitarem a voltar à rotina se você não aceita.

10. Coloque um objetivo positivo no semestre.

Isso é algo que eu gosto de fazer. Não acho que só o ano novo seja o momento de tomar decisões positivas. Logo depois das férias, gosto de sentar e pensar o que eu conseguir concluir de positivo no meu ano até aqui é o que eu gostaria de melhorar. Pode ser qualquer coisa: passar mais tempo brincando com o Thomas, meditar mais, fazer mais ginástica, tomar um banho de banheira relaxante por semana… O que importa aqui, é que essa decisão seja algo que melhore a sua vida ou a da sua família. Gosto da ideia de trabalhar constantemente em ser uma pessoa cada dia melhor e uma mãe cada dia melhor para o Thomas.

Bom é isso mamães, parabéns por terem sobrevivido as férias e feliz volta às aulas! 

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *