Com que Idade as Crianças Podem Começar a Comer Peixe Cru?

Eu sempre gostei muito de comida japonesa e desde que me lembro como: sushi, sashimi, temaki e etc… Eis que toda vez que eu vou no japonês com o Thomas, eu fico na dúvida… e acabo pedindo salmão grelhado para ele. Por medo, afinal, nunca ninguém me falou se é seguro dar peixe cru para ele.

Então fui atrás para descobrir…

mesa_de_sushi_familia

O Problema dos Peixes Crus

Não existe um consenso na idade ideal para o começar a ingerir comidas cruas. O Dr. Gabriel Striker, da clínica Stikids e pediatra do Thomas, libera:

  • Peixes cozidos a partir dos 6 meses
  • Frutos do Mar a partir de 1 ano
  • Peixes crus a partir de 2 anos

O cozimento é um tipo de digestão. Ou seja, tudo que é cru é mais difícil de digerir. Portanto, crianças muito novas que não tem o seu sistema digestivo totalmente desenvolvido não conseguem digerir comidas cruas ou terão dificuldade.

O Atum é o peixe mais fácil de digerir. Porém, é um dos peixes com maiores níveis de mercúrio portanto não deve ser ingerido demais. Veja mais sobre isso aqui.

Outra dica, caso você ofereça sushi para seus filhos é pedir para que o peixe venha selado (um pouco grelhado), isso tende a facilitar um pouco a digestão e diminuir as chances de contaminação.

menina_com_sushi_na_boca

Alergias 

Peixes crus ou comidas cruas de uma forma geral, podem levar a alergias, se ingeridas por crianças muito novas. Frutos do mar, em particular, são os alimentos que mais causam alergias.  Apesar de ser um assunto de muito debate entre os médicos. Crianças com um histórico alérgico na família devem esperar pelo menos até os 3 anos para consumir frutos do mar. Além disso, é sempre indicado consultar um pediatra ou um alergologista, antes de oferecer esse tipo de alimento.

Existe Perigo em dar Peixes Crus para as Crianças?

Sim, as crianças não tem seu sistema imunológico completamente desenvolvido e comidas cruas se mal guardadas ou mal tratadas, podem trazer algum tipo de infecção para as crianças.

Algo que seria leve e de fácil de tratamento em um adulto em uma criança pode ser bem mais sério. Por isso, se você for oferecer peixes crus para as crianças, só ofereça de lugares confiáveis, de boa procedência e preferência com um alto giro. Já que com uma saída alta, não da tempo do peixe estragar na cozinha.

O Salmão, que é um dos peixes mas consumidos, também é o que tem maiores chances de ter parasitas. Geralmente, esses parasitas morrem no processo de cozimento. Por isso cuidado antes de oferecer esse peixe quando cru para seus filhos.

menino_olhando_os_sushis

Cuidado com os Níveis de Mercúrio 

Um outro perigo são os peixes com um alto nível de mercúrio. Que podem ser perigosos para todos nós, não importar a idade. Portanto, evite peixes com alto nível de mercúrio. Você encontra uma lista completa aqui.

Uma ressalva, o atum tem um nível de mercúrio alto, por isso o indicado é no máximo 100 gramas por semana.

De qualquer forma, a comida japonesa apesar de ser uma delicia não uma comida para todo o dia. um exemplo disso é que na maioria das suas receitas o arroz dessa culinárias tem altos níveis de sódio e açúcar.

Os Frutos do Mar

Assim como para os adultos, os frutos do mar são alimentos com o maior risco de infecção ou de contaminação. Ostras, mexilhões, camarões e etc… Além disso, esses alimentos também oferecem risco alérgico alto. Como mencionado acima não existe um consenso para o consumo desses alimentos, porém pelo menos até os 3 anos você deve esperar. Se seu filho tem alergias ou sua família tem um histórico alérgico vasto tome cuidado e consulte um alergologista ou seu pediatra antes de oferecer esse tipo de alimento para as crianças.

meninas_com_o_sushi_nos_olhos

As Carnes Cruas ou Mal Cozidas 

Carnes cruas ou mal passadas também oferecem uma digestão mais complicada e uma maior chance de contaminação. O cozimento, mata essas bactérias, por isso, quando cruas só podem ser ingeridas em lugares de extrema confiança.

Os Estados Unidos, fazem uma ação de conscientização desse risco do consumo de carnes cruas ou mal passadas. Em vários, restaurantes existem sempre uma placa dizendo: “Você pode pedir carnes mal passadas por sua própria conta e risco. Lembrando, que carnes mal passadas oferecem maior risco de infecção alimentar.”

As carnes de origem bovina, suína ou ovinea podem causar doenças como Toxoplasmose e Teníase. Então cuidado, ao ingerir ou oferecer para o seu filho qualquer tipo carne mal passada ou crua.

menina_comendo_frios

Presuntos e Embutidos

De novo são carnes cruas ou mal cozidas e oferecem os mesmos perigos apresentador acima. Portanto, só a partir de dois anos e com muita boa procedência. Outra coisa, frios que ficam em mesas de baixo de sol e em buffets não são indicados. Pois, podem não estar frescos ou apresentar qualquer tipo de contaminação causando as doenças apresentadas acima.

Em resumo, eu pretendo esperar pouco mais, afinal ele vai ter a vida inteira para comer sushi. Acho que com uns 4 ou 5 anos já vou me sentir mais segura. E no fim, acho que o que importa é ouvir as recomendações médicas e você se sentir confortável com as suas escolhas. E vocês concordam ?

Boa semana e até a próxima.

Compartilhe:
2016-07-18T10:18:29+00:00 julho 18th, 2016|Alimentação, Curiosidades, Saúde|

Deixe seu comentário!

Já segue o nosso canal?

X Inscreva-se na news E fique por dentro das novidades!