Quanto antes você souber da sua gravidez melhor: mais tempo para se preparar, para se ajustar a sua nova realidade e até para dormir. Já que isso, logo logo, será um luxo, como é para qualquer mãe.

A maioria dos sintomas de gravidez, são causados pelo aumento do hormônio progesterona no seu organismo. Cada mulher reage de forma diferente, então não se assuste se você não tiver sentindo os mesmos sintomas que a sua mãe sentiu ou que a sua amiga sentiu. Abaixo seguem as sintomas mais comuns:

mulher olhando a boca

Sangramento nas gengivas

Eu resolvi começar com esse, já que foi o que mais me marcou. Algo que eu nem imaginava que acontecia na gravidez e não tem como você confundir. Se toda vez que você escovar os dentes ou passar fio dental, sua gengiva começar a sangrar, existem grandes chances de você estar grávida.

Veja também: 21 Passos a Tomar no seu Primeiro Trimestre de Gravidez

melhoer_exausta_na_mesa_do_escritorio

Sono

O cansaço e o sono que dá, é indescritível. A melhor solução para isso é descansar. O corpo fica pesado e você adormece sem parar. Por isso, durma sempre que puder.

Não se esqueça, que você pode estar dormindo, mas seu corpo está trabalhando duro. Criar uma nova vida não é trabalho fácil. – Bianca Arcangeli

dor no seio

Seios Doloridos 

Esse é um dos mais conhecidos sinais da gravidez. Seus seios começam a doer, ficam maiores, mais pesados e você pode até notar que a auréola vai escurecer e aumentar. Seus seios também aumentam, pois as mulheres retém mais água durante a gravidez, o que causa inchaço, mas dá um bom motivo para comprar alguns sutiãs novos. Que tal ?

alteracao_de_humor

Alteração de Humor

Suas reações começam a ser mais dramáticas. Irritações do dia-a-dia se tornam quase que acessos de fúria. Fica difícil de controlar a língua, e ao mesmo tempo quando um comercial com cachorrinho ou com uma criança passa na TV, você começa a chorar incontrolavelmente. A dica aqui é: Respire fundo e não fique cansada ou com fome, nessas situações ficará muito mais difícil controlar seu humor.

tontura

Tontura

Essa tontura pode ser causada pelos hormônios ou por pressão baixa. De qualquer forma, não deixe o seu nível de açúcar no sangue ficar baixo, comendo refeições menores, várias vezes ao dia.

Mas atenção, por experiência própria, eu não descreveria essa tontura como tal. É como se você ficasse desligada e sua cabeça ficasse mais leve… Quis dizer isso aqui, pois quando a gente diz tontura, já pensamos em tudo rodando e a pessoa caindo no chão. Essa não é necessariamente a forma como ocorre tá?

enjoo na gravidez

Enjoo e Vômito 

O enjoo pode começar logo no inicio, porém, esses sintomas mostram todo sua força por volta dos 2 meses de gravidez. Para tentar controlar esse sintoma, horrível, siga as dicas abaixo:

  • Mantenha-se hidratada;
  • Coma porções pequenas de alimentos;
  • Dê intervalos curtos entre cada refeição;
  • Coma refeições carregadas de proteína;
  • Faça um lanche antes de dormir;

Veja aqui 10 Dicas Para o Enjoo na Gravidez

O enjoo costuma parar entorno do começo do segundo trimestre. Mas atenção em casos de muito vômito e enjoo extremo consulte seu médico, ele pode lhe ajudar com remédios.

Enjoo extremo: você não consegue manter nada no estômago e pode até perder peso.

Gastrite.

Esse é um sintoma que as pessoas esquecem de falar. Como se estivesse subentendido no item acima. Mas não está. Por isso, atenção a esse sintoma esquecido.

gravida recusando comida

Nojo de comidas em específico. 

Algumas comidas em especifico podem lhe causar nojo. Em todos os sentidos: gosto, cheiro ou até só de imaginar. Pode até ser algo que você amava comer. Aliás, algumas mulher sentem também, um aumento no seu sentido olfativo. Ou seja, elas conseguem sentir cheiro de tudo e passar mais enjôo por causa disso…rsrsrs

mulher_apertada_para_xixi

Fazer xixi o tempo todo.

Algumas mulheres, até acham que o que elas tem é uma infecção urinária. Algo bem comum nas mulheres. Porém, a dica para diferenciar é: Infecção urinária arde na hora de fazer xixi. De qualquer forma, nos dois casos água é muito importante. Você precisa se manter hidratada caso grávida e a água também ajuda a limpar a infecção urinária.

mulher_com_colica

Sangramento e cólica. 

Um pequeno sangramento, antes da sua menstruação prevista, pode indicar que o óvulo está colando na parede do seu útero. É um sangramento bem menor do que uma menstruação por isso não confunda. Se houver gravidez a menstruação também não vai ocorrer.

Gases. 

Muitas mulheres sentem isso, logo no começo. Você pode até sentir uma dor no ombro esquerdo como se algo o estivesse pressionado. Essa dor é causada pelos gases. (um charme não…)  Converse com o seu médico e ele pode indicar algum remédio para aliviar o problema. Mas, já comece cortando o refrigerante ou a água com gás, que a melhora é notável.

mulher_gravida_em_um_campo_pensando

Medo.

Descobrir que está grávida assusta. Mesmo a gravidez sendo planejada.

  • Mãe se preocupa;
  • Mãe tem medo;
  • Mãe é feita de inseguranças.

Isso é normal, afinal descobrir que você está grávida muda a sua vida em segundos e toda a sua perspectiva se altera. Mas nunca se esqueça: um bebê pode deixar sua vida mais complicada e até mais difícil. Mas, COM CERTEZA deixará a sua vida mais feliz.

Bom, futuras mamães, por hoje é isso aí.

Boa quarta-feira e até a próxima.

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *