Como se Desenvolve a Fala nas Crianças – Do Nascimento aos 4 Anos

Uma das coisas mais gostosas e fantásticas de assistir é a evolução na fala das crianças. O desenvolvimento deles parece que ocorre da noite para o dia, eles dormem sem falar frases completas e no dia seguinte eles estão falando frases simples com uma clareza incrível. Claro, que essa é a impressão que nós temos, mesmo por que, o tempo voa…

baby_talking

Veja abaixo como a fala do seu filho realmente está se desenvolvendo e o que você pode esperar para o futuro.

No primeiro mês.

A primeira forma de comunicação do seu filho é o choro. Pode não parecer fala, mas é a única forma que seu bebê tem para expressar o que sente. É assim, que ele expressa tudo: fome, sono e etc…

Dos 2 aos 5 meses.

Nesse periodo, o seu bebê vai começar a favorecer alguns sons e a balbuciar. Isso vai fazer com que ele aprenda a controlar o tom vocal e o volume. Coisas necessárias para que ele consiga falar a primeira palavrinha dele. Já nessa fase, ele pode começar a reconhecer o próprio nome e até reagir quando você o chamar. Por enquanto, os sons favoritos estão concentrados nas vogais.

mother_child_baby_happy

Dos 5 aos 7 meses.

Partir dessa fase, os bebês já conseguem acrescentar o sons de algumas consoantes. O que abre um novo leque de possibilidades para eles. Constituindo assim um marco importante no desenvolvimento. As sílabas mais comuns são: “ba” ou “ma”. É provável, que seu filho repita muitas vezes e muitas vezes esses sons, já que, ele vai gostar do barulho que aprendeu a fazer.

Dos 7 aos 9 meses. 

Aqui é o momento em que a mãe sai pulando e comemorando por que ouviu o filho dizer sua primeira palavra. Claro, que só ela entende…rsrs Na realidade, existem grandes chances de que seu filho ainda esteja repetindo suas sílabas preferidas. Quando ele começa a balbuciar sílabas, essa “conversa” dele pode parecer muito com palavras e isso confunde todas nós. Principalmente as mães ansiosas, que mal podem esperar para escutar um “mamãe”.

toddler_boy_winter_walking

Dos 9 ao 12 meses.

Falar requer prática. Então, no momento, seu filho está montando combinações que significam alguma coisa. Para o Thomas era “mémé” para chupeta e “tete” para leite. Cada crianças tem a sua preferência. Essa é a fase final entre balbuciar e a fala. É normal que as palavras inventadas pelo seu bebê se tornem vocabulário dentro da sua casa. Eventualmente isso passa e ele começara falar corretamente.

Dos 12 aos 17 meses.

En torno do seu primeiro aniversário, seu filho vai começar a usar uma ou mais palavras. Geralmente, a primeira palavra vem em forma de alguma coisa que ele goste ou que o fascina. Alguns exemplos mais comuns são: “mama” “papa” “auau”. Em torno dos 15 meses seu filho vai começar a gesticular mais e a aumentar a intonação quando pergunta alguma coisa. Aqui seu pequeno já começa a conseguir seguir instruções simples, como “pegue sua bola” ou “venha aqui”.

boy_green_blue_jacket_cel_phone

Dos 18 aos 24 meses.

Com 18 meses seu filho, terá de 6 a 20 palavras no seu vocabulário. Com dois anos isso pula para 50 palavras. Ele pode começar a unir duas palavras, mas evitará os pronomes. O conceito de eu, você e ele ainda é muito abstrato para ele. Seu bebê também irá tentar cantar com você e “falará” sozinho enquanto brinca. Os sons que ele vai emitir irão parecer com os de uma conversa mesmo.

Dos 2 aos 3 anos.

  • Quando seu bebezinho ficar excitado ele irá berrar. Ele ainda não entende como pode alterar a sua voz para achar o volume correto.
  • Ele vai começar a utilizar os pronomes como: eu e você.
  • A palavra “Não”, começara a seu a sua preferida. Esse é o jeito que ele vai encontrar de expressar a sua “independência”
  • Nessa fase seu bebê já deve conseguir montar frases simples com duas ou três palavras. E irá conseguir ter uma conversa simples com você. Não se preocupe se ele errar o tempo do verbo. Só responda usando o tempo certo.
  • Ele já deve conseguir falar seu nome, sexo, idade, identificar alguns objetos e algumas partes do corpo.
  • O mais legal dessa fase são as perguntas. Nessa época seu filho ou filha começará a fazer perguntas como: “Quem é?”, “Onde?” e “O que?” (Não tem nada mais fofo…rsrs)
  • A maioria das pessoas já vai entender o que seu filho fala na maior parte do tempo.

boy_telling_girl_a_secret

Dos 3 aos 4 anos.

Nessa fase seu filho já vai estar se tornando um falador. Ele já irá:

  • Falará claramente em frases simples
  • Formará frases usando de três a seis palavras, em média.
  • Usará as palavras certas para identificar as coisas e não precisará apontar mais.
  • Conseguirá seguir pedidos mais complexos como: ‘Tire o casaco e pendure” ou “Vá lavar a mão e vir comer”

Dos 4 aos 5 anos.

Seu filho ou filha é oficialmente um menino ou menina. Nessa fase ele ou ela será capaz de:

  • Contar uma história completa e todas as seu redor devem entender o que ele fala.
  • Conseguir identificar cores, formatos e letras. Use todas as oportunidades que você tiver para estimular esse aprendizado.
  • Começará a entender o conceito de tempo. Ele não vai conseguir falar a hora. Mas irá entender de uma forma geral, o conceito de ordem dos acontecimento na vida dele. Como café da manhã de manhã, almoço a tarde e jantar a noite. Novamente a rotina é importante aqui já que a repetição permite que ele se desenvolva com mais facilidade.
  • Seguir comandos mais complexos. Como: “Guarde o livro, escove os dentes e vá deitar”
  • Expressas sua vontades e necessidades com clareza. Como: “Quero pizza de jantar e ver Carros antes de dormir”

girl_working_on_cel_comp

Meninas começam a falar antes que os meninos?

Sim, segundo profissionais da área, por razões desconhecidas, as meninas alcançam marcos de desenvolvimento na fala mais rápido que os meninos e tendem a ter menos distúrbios linguisticos. De qualquer forma, com o tempo isso tende a nivelar. Mas lembre-se, você sempre pode ajudar seu filho a desenvolver a fala com a leitura.

A primeira palavra do Thomas foi “Não”, é mole? Escrevam aqui, qual foi a primeira palavra do pituco ou pituca de vocês:

Boa semana!

Fontes: parenting.com; babycenter.co.ukparents.com

Compartilhe:
2016-07-10T11:40:33+00:00 junho 26th, 2016|Comportamento, Curiosidades, Educação|

Deixe seu comentário!

Já segue o nosso canal?

X Inscreva-se na news E fique por dentro das novidades!