As férias começam já já e será o mês inteiro de festa para as crianças e de terror para os pais. Entreter as crianças durante o mês todo requer criatividade e dedicação. Para quem viaja, é mais fácil, mas para as mamães que irão ficar por aqui, com seus filhos, o desafio fica um pouco maior.

mae_brincando_com_kids

Uma saída é marcar encontros com outras crianças, para que eles brinquem entre si. As mamães podem revezar entre elas, o que já provêm um descanso, e as crianças revêm os amigos da escola, por exemplo. Essa ideia não é nem um pouco revolucionária. Mas pode ser muito cansativa, para a mãe que recebe.

Por outro lado, esses encontros podem ser muito legais, quando bem programados. Já que a “mãe do dia” terá que manter as crianças entretidas e em ambiente seguro. Então, juntamos algumas dicas para que você faça um encontro de brincadeiras perfeito para seus filhos e seus amigos:

parquinho

1.Defina o Local

O importante é ser fácil para a mãe ou mães responsáveis e para os convidados chegarem. Algumas opções são:

  • No parque. Aqui se o dia estiver agradável vocês podem fazer um piquenique. Mas no inverno você corre um risco grande de estar muito frio ou ventando.
  • Em um livraria. Vocês pode contar histórias, mas prepare-se para acabar comprando algum livro.
  • Em um brinquedoteca. Alguns exemplos são: Mamusca, Cadê bebê ou Lá na Franca Mas novamente, você terá custo para a mãe que convida ou para as mães. É sempre bom deixar isso definido para não ter problemas depois.
  • Em casa. Essa opção, requer mais preparação para a mãe que irá receber as crianças. Mas é a mais tradicional, por ser a opção mais fácil e a mais aconchegante na minha opinião.

playdate

2. Defina o horário de começo e fim.

Para que a sua vida seja mais fácil. Defina sempre a hora de começo e fim para o encontro. Principalmente, se ele for acontecer na sua casa. O período ideal é de uma hora e meia a duas horas. 

Marque em horários, em que a saída  ou chegada, não batam no horário de de pico do trânsito. Um horário que eu gosto muito é das 2:30 as 4:30, mais ou menos. Assim, é depois do almoço, as crianças que dormem a tarde tem tempo de tirar a sua soneca e ninguém sai no rodízio ou com o trânsito das 6 da tarde.

Claro, que esse horário é uma sugestão, cada grupo de mães tem seu horário preferido.

Escolha o horário em que seu filho estará mais sociável. Não adianta fazer um encontro para brincadeiras de manhã, se nesse momento do dia ele prefere ficar mais na dele. Cada um tem um ritmo, conheça o do seu filho ou filha antes de marcar algum encontro. – Bianca Arcangeli 

crincas_correndo

3.Limite o número de crianças 

Eu sei que a vontade é de convidar 10 crianças, afinal quanto mais melhor. #sqn Não queira abraçar o mundo. Cinco ou quatro crianças e suas mães é um número bom para começar. Assim eles conseguem se entreter, fica mais aconchegante e vocês mães conseguem se conhecer melhor. Aliás, para quem gosta, quatro é o número ideal para fazer um jogo de tranca ou buraco, que tal ?

4. Peça para que cada criança traga um brinquedo 

Eu sei que seu filho tem milhões de brinquedos, mas cada um tem o seu e dependendo dos seus convidados cada um pode ter um interesse diferente. Como meninas e meninos ou crianças de 1 ano e de 3.

Se cada um trouxer um brinquedo diferente, você garante que todos tenham algo que gostam para brincar e eles ainda aprendem a dividir.

criancas_pintando

5. Prepare seu filho para receber os amigos

Parece besteira mas seu filho irá receber os amigos tanto quanto você. Ver outras crianças andando pela sua casa e brincando com os seus brinquedos, pela primeira vez, pode ser difícil para ele. Então prepare-o, explicando o que vai acontecer e fazendo até com que ele receba você para brincar e ensaiar. Quanto mais preparado ele estiver, menos magoado ele corre o risco de ficar, quando seus amigos chegarem.

6. Mantenha seus bichinhos de estimação longe

Se você tem cachorro ou gato. Por educação, mantenha-os distante do lugar da brincadeira, por mais bonzinhos que eles sejam. As crianças que estão vindo podem ser alérgicas ou ter medo de cachorro. Sem dizer que as mães também.

snacktime

7. Faça aperitivos simples 

Uma das coisas boas dos encontros de crianças é que livra as mães para conversarem entre elas e relaxarem. Ou seja, se você tiver que ficar o dia na cozinha, o encontro perde um pouco da graça. Por isso mantenha os aperitivos simples:

  • Frutas picadas
  • Damasco seco
  • Sanduíche de pepino
  • Cenourinha
  • Pão de queijo
  • Bolo
  • Chá e café
  • Água
  • Patês e torradas
  • Vinho caso as mães bebam (cuidado se beber não dirija, ainda mais com crianças no carro!!!) 

8. Esteja preparada 

Fraldas, lenços, cotonetes, elástico de cabelo, gelo, algumas roupa e camisetas extras, são coisas que são sempre boas de estar a mão. Afinal com esses pequenos é sempre bom estarmos sempre preparadas.

tintas_desenho

9. Planeje uma atividade

Deixar com que eles brinquem livremente é sempre bom. Porém, uma atividade planejada é necessária, caso ele fiquem entediados ou para animar mais o dia. Eis abaixo algumas ideias:

  • Customização de camisetas
  • Show de talentos
  • Momento da história
  • Pintura a dedo – deve ser em algum lugar preparado para isso e as mamães devem trazer roupas que possam manchar, assim a brincadeira não vira um stress
  • Caça ao alfabeto: Esse é bem simples, coloque 26 (ou use só as vogais, se preferir) folhas no chão. Cada uma com um letra desenhada e peça para que as crianças encontrem um objeto na casa que comece com aquela letra e coloque na folha.

10. Divirta-se

Você não está dando uma festa Blacktie e sim, abrindo a sua casa para que algumas crianças brinquem por duas horas. Então, divirta-se também, senão você vai acabar ficando mais estressada do que antes e irá acabar fazendo menos encontros como esse depois. Por isso, quando mais simples e fácil de fazer for o encontro mais você irá querer repeti-lo.

Boa noite mamães e até a próxima!

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *