Quando a gente está grávida, não faltam palpites, sugestões e até mesmo superstições vindas de todos os lados dizendo o que é que podemos ou não fazer. E mesmo que bem-intencionados, nem sempre esses comentários são verdadeiros.

Para ajudar as mamães – especialmente as de primeira viagem – separamos aqui oito comentários bastante frequentes sobre gestação, explicando em seguida se se trata de uma verdade ou apenas mais um mito!

De qualquer forma, vale ressaltar que cada mulher e gravidez é única, e é fundamental consultar e seguir as recomendações do seu médico para garantir a sua saúde e do seu bebê.

Grávidas não devem praticar atividades físicas?

MITO: A menos que recomendado pelo médico, as grávidas devem sim praticar atividades físicas durante o período de gestação. É importante levar em consideração se a gestante já praticava algum tipo de exercício anteriormente, e procurar adequar o programa de atividades de acordo com as suas necessidades. O sedentarismo durante a gravidez pode apresentar riscos tanto para a mulher quanto para o bebê, por isso consultar um profissional e manter uma rotina ativa é fundamental para a saúde.

C

É preciso evitar algum produto de limpeza?

VERDADE: Tomar alguns cuidados ao utilizar produtos de limpeza é sempre importante, especialmente no caso de fórmulas pesadas que podem resultar em intoxicações ou irritar a pele. Durante a gravidez, esses cuidados devem ser redobrados, e produtos que contenham amônia ou seus derivados devem ser banidos completamente, pois podem causar náuseas, vômito e até mesmo a má formação do feto. Mas não se preocupe, tarefas como lavar roupa na máquina ou tirar pó dos móveis continuam liberadas sem restrições.

Durante a gravidez, é mesmo a hora de comer por dois?

MITO: O bebê não requer a mesma quantidade de calorias que a mãe, então comer por dois não é necessário, nem recomendado. O ganho excessivo de peso em um curto período de tempo pode ser prejudicial tanto à saúde da gestante quanto a do bebê, aumentando o risco de diabetes gestacional, hipertensão e até mesmo do parto prematuro. Consulte o seu médico para adaptar a sua dieta às novas necessidades do seu corpo.

Pode continuar pintando o cabelo e as unhas?

MEIA VERDADE: As tinturas de cabelo podem conter substâncias como amônia, benzeno e iodo, que podem ser tóxicas ao bebê. Desta maneira, é recomendado evitar pintar o cabelo durante as primeiras 16 semanas de gestação, já que durante este período o couro cabeludo – que já é uma região bastante vascularizada – está ainda mais sensível, facilitando a entrada destas substâncias na corrente sanguínea. Já a química do esmalte ou da acetona não apresentam nenhum risco, então está liberado fazer as mãos durante todo o período de gestação.

A847FA1D-1D9E-4EC9-8054-00A70CBE7878

Jonny Hunter

Gestantes podem dirigir ou andar de bicicleta sozinhas?

MITO (CAUTELA): Não há nada que impeça uma grávida de dirigir ou andar de bicicleta sozinha, especialmente no começo da gestação quando o ideal é que a rotina se altere o mínimo possível. Entretanto, depois da trigésima semana o bebê pode começar a se mexer muito, causando distrações quando menos se espera. Além disso, no final da gestação os reflexos da mulher podem ficar mais lentos, o que também torna atividades como estas mais arriscadas. Como o trânsito pode também ser um gerador de estresse nas grandes cidades, a recomendação é evitar andar de bicicleta ou dirigir desacompanhada nos últimos meses de gravidez.

Chocolate dá cólica no bebê?

MITO (CAUTELA): O chocolate pode de fato provocar cólicas em recém-nascidos, porém não no feto. De qualquer forma, o seu consumo não é recomendado já que o excesso de açúcares e gordura não contribui em uma dieta saudável. Se estiver procurando por uma exceção, deixe o chocolate para antes da ultrassonografia para ver o sexo do bebê, já que o consumo de alimentos doces faz com que o bebê se movimente mais dentro do útero, podendo facilitar a identificação do sexo.

Grávidas não devem fazer sexo!

MITO: Não existe nenhum risco de magoar o bebê durante o sexo, por isso – desde que o médico não recomende o contrário – as grávidas podem continuar praticando sexo durante a gestação. Nenhuma posição é proibida ou recomendada, desde que a mulher esteja confortável.

Ovos, pimenta e sushi estão proibidos durante a gestação.

MITO: Não há nada que confirme que ovos, pimenta ou sushi possam prejudicar a grávida ou o bebê. O importante é sempre se certificar da procedência dos alimentos, para evitar diarreias ou infecções intestinais. No caso da pimenta, seu consumo excessivo pode dificultar a digestão, então o mais indicado é maneirar na quantidade. E quando se trata de sushi, o maior risco é em relação ao peixe, já que bactérias e outros microrganismos se proliferam com mais facilidade em carnes cruas. Mas com moderação e cautela, nenhum destes alimentos precisa ser retirado da dieta.

Estes são apenas alguns mitos e verdades que envolvem a gravidez, mas nós sabemos que existem centenas de outros! E você, tem algum para compartilhar com a gente?

camila

Camila Moraes

Ainda sem filhos – mas louca para ser mãe – sou tia de duas lindezas de 1 e 3 anos. Me formei em Letras, tenho planos de me especializar em literatura infantil e, desde a primeira gravidez da minha irmã, fui sugada pelo universo da maternidade. Leio sobre tudo, desde como dar banho em bebê até receita de papinhas, e não vejo a hora de chegar a minha vez de colocar isso tudo em prática! Espero poder compartilhar algumas coisas que aprendi, e principalmente aprender ainda mais com vocês por aqui.

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *