7 Marcos de Desenvolvimento Físico na Vida Das Crianças Pequenas

Geralmente as mães, e eu me incluo nisso, só ficam preocupadas em quando os bebês começam a andar, engatinhar ou falar. É tanta ansiedade, que a gente nem presta atenção no que acontece entre esses marcos tão esperados. Porém, existem alguns momentos importantes que acontecem apartir do primeiro ano.

meninos_correndo_e_brincando_toddler

Esses marcos que ocorrem nessa fase de desenvolvimento fisico, são especiais pois irão dar uma independência cada vez maior ao seu pequeno. Além disso, pular, correr e escalar significam uma maior capacidade do seu filho de aprender. Note que seus horizontes e possibilidades estão aumentando. Por isso, fique de olho nos marcos abaixo:

bebe_empurrando_carrinho_de_bebe

Puxar e Empurrar – Dos 12 aos 18 meses

Puxar um brinquedo ou o aspirador de pó é algo divertido para os pequenos e isso fará com que seu filho fique mais confortável em pé. Quando ele se sentir mais confiante ele terá mais independência e capacidade de exploração.

bebes_escalando

Escalar – Dos 12 aos 18 meses

Um importante marco é a escalada. Sim, crianças geralmente querem subir em tudo… É cama, mesa, cadeira, sofá, banco e etc… Então olhos abertos! Torne sua casa em um ambiente seguro quando, perceber esse marco se aproximando. Coloque as cadeiras embaixo das mesas, encoste os móveis grandes nas paredes e muita atenção!

bebe_correndo_para_a_mae

Correr – Dos 15 aos 16 meses

Do minuto que seu Pituco aprender a andar ele vai querer correr… Você pode incentivá-lo brincando de pega-pega, por exemplo. Outra dica boa para ajudá-los a fortalecer os músculos da perna é força-los a ficar na ponta dos pés para alcançar alguma coisa. Só não se esqueça de brincar com ele em algum lugar macio caso ele caia, ok ?

japonesinha_chutando_bota

Jogar e Chutar – Dos 18 aos 26 meses

Ao redor dessa idade as crianças irão começar a gostar de bolas. Incentive seu bebê mostrando como jogar a bola e dando os parabéns depois que ele imitá-la. Já para criar um jogador de futebol ( seu parceiro, marido ou namorado que vão gostar dessa…) chute a bola para que ele e veja. Não demorará muito para que ele a imite. Caso ele tenha dificuldade para se equilibrar na hora que tira o pé do chão, deixe que ele se apoie em uma mesa ou em alguém.

menininha_pulando

Pular – 24 meses 

Em torno dos dois anos, seu Pituco pode começar a pular quando se sentir excitado ou feliz. Para incentivá-lo, coloque uma música animada, já que o pular é o precursor da dança. Dance você também, além de fazer bem para qualquer um, seu filho vai adorar imitar seus movimentos.

Em resumo mamães, existem mais marcos importantes além de andar e falar. Então segure a ansiedade e curta todos eles com muito amor …

Boa semana a todas e até a próxima!

Compartilhe:
2016-07-10T11:58:54+00:00 junho 5th, 2016|Comportamento|

O que você acha? Deixe seu comentário!

Já segue o nosso canal?

X Inscreva-se na news E fique por dentro das novidades!