Eu sou uma mãe que sempre está preparando ou cozinhando alguma coisa especial para o Thomas. É suco, bolinho de brócolis, panqueca de ricota e assim por diante. Claro, que tudo saudável. Ou pelo menos eu achava… Na minha cabeça, suco espremido na hora, da própria fruta era ótimo, mas descobri que no é bem assim… Atualmente as pesquisas indicam cautela…

Menina_tomando_suco_praia

A maioria das pessoas “contra sucos” estão preocupadas, que ao dar suco para seus filhos, eles estão aumentando o risco de obesidade ou diabetes tipo 2, em seu futuro. Porém, o consumo de suco em pequenas quantidades, indicadas pela Academia America de Pediatria, como:

  • Crianças de 1 a 6 anos: 120 ml a 180 ml
  • Crianças de 7 a 18 anos: 240 ml a 360 ml

 

copos_de_suco

Também pode trazer benéficos. Um estudo recente publicado no Childhood Obesity (Obesidade na Infância), diz que: adolescentes que consumiram uma quantidade maior de suco quando pequenos, se mostravam mais bem protegidos contra o desenvolvimento de gordura excessiva, do que os adolescentes que consumiram menos sucos de verduras e frutas.

baby_girl_taking_juice

Em um segundo estudo, os pesquisadores, dizem que o consumo de sucos traz vantagens para as crianças também. Nele é demonstrado que crianças que consomem sucos 100% naturais, feitos na hora tem um nível de vitaminas mais elevado do que crianças que não consomem sucos nenhum. Dentre as vitaminas com o nível mais saudável estão: Vitamina A, Vitamina C, magnésio e potássio. Este último, costuma ser insuficiente nas crianças de modo geral.

mae_e_filha_pegandoi_suco_na_geladeira

Porque as frutas inteiras são saudáveis e o suco não ?

A diferença entre comer a fruta inteira e tomar o suco é a fibra. A fibra, é importante porque diminui a velocidade em que o açúcar é absorvido pelo corpo, evitando assim picos no nível de açúcar no sangue. Quando esses picos ocorrem, o seu fígado e pâncreas tem que trabalhar em dobro o que pode levar a diabetes, obesidade e doenças crônicas. Para abaixar essa grande quantidade de açúcar,que entrou no corpo ao mesmo tempo, o corpo produz insulina. Esses pico de insulina ajudam a processar o açúcar. Porém, ter muita insulina no seu sistema ajuda o organismo a “guardar” gordura. Se você ingere muito açúcar no decorrer do seu dia, sua insulina vai ficar alta, o que causa um ganho de peso.

baby_menina_tomando_suco

Pense por outro lado, você precisa de quatro laranjas para fazer um copo de suco. Você provavelmente não sentaria e comeria quatro laranjas inteiras sozinho. Agora imagina quantos copos de suco você toma por dia. Com o suco você não está ingerindo fibra nenhum a e todo o açúcar da laranja vai direto para o seu sangue. Fora que a fibra faz com que você se sinta satisfeito e evite comer tanto ou ingerir tantas calorias. Já o suco ou um refrigerante, não dá a sensação de estômago cheio, e seu filho ou você, continuam a comer.

Pra mim foi muito difícil aceitar tudo isso. Suco na minha cabeça era ótimo para meu filho, saudável e cheio de vitaminas. Então independente da sua decisão. O consumo de suco deve ser pequeno, fora do horário das refeições e somente de frutas com o nível de açúcar baixo como:

  • Morango
  • Blueberry
  • Framboesa
  • Amora
  • Limão
  • Avocado
  • Grapefruit
  • Cantaloupe
  • Pera

garrafas_de_suco

Por fim, saiba que: os sucos de fruta comprado no supermercado, são 100% ruins. Isso é um fato, indiscutível. Já que geralmente só tem 10% de fruta de verdade dentro deles. O que deixa o espaço dos outros 90% a cargo de açúcares e produtos químicos. Coisas que deixam aquele gosto maravilhoso, que apaixona qualquer criança.

Fontes: Living Traditionally  ; Fedding My Kid ; BBC Good Food ; Parents.com

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *