Segundo dados do IBGE de 2009, cerca de 10% de crianças e adolescentes brasileiros estão com sobrepeso e 7,3% são obesos. Essa triste realidade é crescente não só no Brasil, mas em muitos outros países.
Com a rotina atribulada dos filhos e a dificuldade de controle, muitos pais se sentem impotentes com relação ao assunto. Grande parte tem pouca informação do que e como fazer para que seus filhos se alimentem bem, e nos casos em que a criança já necessita de uma dieta específica, a situação ainda é mais difícil.

O importante é não desistir e ir atrás de orientação profissional, e não apenas com relação à alimentação, mas também à atividade física.  O sedentarismo é considerado a segunda causa de morte do mundo, e tem contribuído muito para esses altos índices de sobrepeso e obesidade. Segundo o pesquisador e médico brasileiro Víctor Rodríguez Matsudo, um dos responsáveis pelo Estudo Internacional de Obesidade Infantil, realizado em vários países, quanto mais jovens são as crianças, menos exercício praticam. Crianças de sete e oito anos “não estão fazendo nada, e não têm uma experiência agradável da atividade física, mas gastam o dia inteiro na internet “. Segundo ele, existe 90% de possibilidade de uma criança sedentária também ser um adulto sedentário.

Além dos diversos problemas de saúde, existem as dificuldades de socialização, o preconceito e todo o impacto psicológico que estas doenças podem causar, deixando reflexos para sempre. Nunca é tarde para correr atrás e criar bons hábitos. Por isso veja aqui algumas dicas de atividades físicas para crianças acima do peso:  TEM QUE SER LEGAL

Entenda que quanto mais divertida, dinâmica e relacionada ao prazer, maiores chances da criança se entusiasmar. Busque atividades que tenham a ver com o universo dela. O tempo tem que passar rápido, a atividade não pode ser maçante. Do contrário, a criança desiste. 

BAIXO IMPACTO

Para não prejudicar as articulações, o ideal são as atividades físicas de baixo impacto, como natação, hidroginástica, caminhada, bicicleta, dança, alguns tipos de artes marciais e treinamento funcional.  EVITE

Para não causar lesões e nem sobrecarregar as articulações, devido ao sobrepeso, evite inicialmente atividades de alto impacto, como corrida, futebol, vôlei, basquete e saltos.  BRINQUE

Um dos melhores exercícios para as crianças é a velha e boa brincadeira. Mas tem que ser ativa, física, de preferência ao ar livre!  DIA A DIA

É importante que a atividade física faça parte do dia a dia da criança. Promova oportunidades de movimento com atividades diárias, como ir a pé para a escola, subir as escadas, ajudar nas tarefas de casa, ajudar a carregar as compras, etc.

Mudanças de hábitos são muito difíceis de alcançar e manter. Por isso é essencial que todas as pessoas importantes na vida da criança estejam envolvidas. Estimule seu filho, participe com ele, dê o exemplo!

Beijos!

Paty

Paty Cayres

Paty Cayres

Paty tem 29 anos e é mãe do João Victor, de 1 ano. Mãe solteira, bem resolvida, de personalidade, tem uma boa relação com o pai e faz tudo para ver o filho feliz!

É publicitária, já trabalhou em agências, mas sua grande experiência é em Marketing de Inovação, gerenciando projetos e criando novos produtos. Trabalhou em grandes multinacionais, em indústrias diversas, como Alimentos e Eletrodomésticos. Desde o início da carreira se destaca pela criatividade e talento em traduzir as necessidades dos consumidores, tendo criado produtos icônicos e de grande importância para as empresas que trabalhou.

É apaixonada por pessoas, artes em geral, viagens, moda, gastronomia, fala pelos cotovelos e nunca, JAMAIS, perde uma boa piada!

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *