Muito se fala sobre o glúten, e nos últimos anos ele virou um “vilão” das dietas de muita gente que quer emagrecer ou melhorar o funcionamento do intestino. Mas quem sofre mesmo são os celíacos, pessoas que são intolerantes ao glúten.

Os sintomas mais comuns são diarréia crônica, prisão de ventre, vômitos, perda de peso, anemia, atraso no crescimento, alteração de humor ou desânimo, dor abdominal, aftas, alterações na pele, queda de cabelos, unhas fracas, inchaço, diminuição da fertilidade e osteoporose. Apesar de mais raros, existem casos que não apresentam sintomas.   glúten é uma proteína presente na farinha de trigo, centeio, aveia, malte e cevada. Por isso é grande a restrição de alimentos como alguns tipos de massas, pizzas, bolos, pães, biscoitos, cervejas, uísque, doces, entre outros.    Ele causa uma lesão progressiva no intestino, prejudicando a absorção de nutrientes dos alimentos. Por conta disso, o celíaco pode sofrer de má nutrição. O diagnóstico pode ser feito por exame de sangue ou endoscopia.

A doença pode surgir em qualquer fase da vida, inclusive em crianças. É mais frequente em mulheres e é hereditária.  Procure orientação médica se você ou seu filho apresentarem alguns dos sintomas.

Beijos!

Paty

Paty Cayres

Paty Cayres

Paty tem 29 anos e é mãe do João Victor, de 1 ano. Mãe solteira, bem resolvida, de personalidade, tem uma boa relação com o pai e faz tudo para ver o filho feliz!

É publicitária, já trabalhou em agências, mas sua grande experiência é em Marketing de Inovação, gerenciando projetos e criando novos produtos. Trabalhou em grandes multinacionais, em indústrias diversas, como Alimentos e Eletrodomésticos. Desde o início da carreira se destaca pela criatividade e talento em traduzir as necessidades dos consumidores, tendo criado produtos icônicos e de grande importância para as empresas que trabalhou.

É apaixonada por pessoas, artes em geral, viagens, moda, gastronomia, fala pelos cotovelos e nunca, JAMAIS, perde uma boa piada!

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *