O CORE é o Centro de gravidade do nosso corpo, pois é nele que vai parar boa parte da sobrecarga das inúmeras atividades que fazemos durante o dia, está sempre sendo ativado.

Por ser muito ativado, ele se torna uma região muito vulnerável, o que provoca o aparecimento das dores musculares, desvios posturais e da até suscetibilidade a lesões nessa região.

abdomen

O CORE é una unidade integrada de 29 pares de músculos que suportam e estabilizam a bacia, pélvis e abdome. A musculatura fica ao redor de toda região do tronco, na linha da coluna lombar.

Os principais músculos do grupo são os abdominais, lombares, glúteos e oblíquos. É um músculo que tem que ser fortalecido após o parto, ajudando a melhorar e reduzir a diástase.

Para realizar o exercício do core, é importante a boa estabilidade desses músculos.

plank_side

Exercícios para o fortalecimento do core:

Deve ser feito um bom trabalho de isometria( contração muscular) para dar suporte a outros movimentos que não necessariamente estão relacionados ao core.

Eles podem ser realizados em casa sem a necessidade de nenhum equipamento ou acessório e também podem ser realizados com máquinas, halteres, bola suíça, bosu, disco de equilíbrio, entre outros.

prancha - core

Seguem dois exemplos de Exercícios :

  • Prancha frontal : Corpo rigido média de 15 a 30 segundos.
  • Prancha lateral : corpo rigido e sempre olhando para frente média de 10 a 20 segundos cada lado.

O auxílio de um Profissional é sempre crucial para ter bons resultados!

Beijos, Gil

Veja outros posts da Gil!

Gilmara Chaves é personal trainer, formada em Educação Física e pós-graduada em Nutrição e Suplementação Esportiva. É atleta de Body Fitness, campeã Paulista e Brasileira e participou de campeonatos no exterior. Ama culinária saudável e inventa muitas receitas para o marido e o filho João Pedro, de 3 aninhos.

Contatos:

Site: www.gilmarachaves.com.br

Insta: @gilmara12

Facebook: Gilmara Chaves

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *