Mesmo que você ou seu marido resistam, uma coisa é fato: um dia seus filhos vão pedir, insistir ou até implorar para ter um bichinho em casa. E como tudo na vida, existem os desafios, os prós e os contras.

Mas eu, que tenho cachorro desde pequena, não consigo imaginar uma casa sem eles. Sou apaixonada e vivi na pele todos os benefícios que esse amor pode trazer para nossas vidas. Hoje sou mãe e acompanho por outro olhar a parceria e a importância da convivência do João com o meu mascotinho, o Bernardo! É lindo de ver e é uma amizade realmente enriquecedora.
Por essa razão, resolvi fazer esse post para encorajar vocês leitoras e mamães a darem uma chance a pensarem com carinho sobre essa decisão.

Vejam aqui 7 benefícios dos animais de estimação para as crianças:

1. Menor risco cardíaco

Segundo a Associação Americana do Coração, ter um animal reduz o risco de doenças cardíacas. Uma pessoa que sai para passear com seu cão cumpre 54% dos exercícios diários, favorecendo o sistema cardiovascular.

2. Redução do estresse

Fazer carinho no animal melhora a disposição e reduz o estresse. Nosso organismo libera oxitocina, um hormônio relacionado ao vínculo emocional. Isso gera calma e bem-estar em ambos. Da mesma forma, brincar, passear ou interagir com os bichos ajuda a relaxar e a aliviar a tensão mental.

3. Mais disposição

Quem convive com um animal tem mais disposição. 82% das pessoas declaram que seu cão ou gato as faz sentir melhor quando estão tristes. Quando brincamos com os animais, os níveis de serotonina e dopamina aumentam, enquanto os de cortisol diminuem, segundo um estudo publicado no British Medical Journal.

4. Fortalecimento do sistema imunológico

Pesquisadores da Finlândia comprovaram que a convivência na infância ajuda a diminuir o desenvolvimento de alergias e/ou asma.

5. Apoio a diabéticos

Às vezes os diabéticos tem uma queda do nível de glicose no sangue e podem não detectar a tempo. Cães podem farejar o odor dessa alteração química e avisar o dono. Existe treinamento de cães para essa finalidade.


6. Aumento da expectativa de vida

A ciência comprova que as pessoas que têm bichos vivem uma vida mais saudável, longa e feliz. Ir para casa e contar com a companhia e afeto deles aumenta o bem-estar, aumentando a expectativa de vida.

7. Aumento da interação social e concentração

Estudos mostraram que animais podem ensinar e orientar as crianças com transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH), ao criar uma rotina de atividades diárias. Essas tarefas ajudam as crianças a relaxar e a incrementar a interação social, além de aumentar a autoestima.

Quando não é uma boa idéia ?

A decisão de levar para casa um bichinho deve ser tomada pelo amor que ele inspira. O animal nunca deve ser tratado como brinquedo, para brincar por algumas horas e depois ser largado pelos cantos. Muitos momentos poderão ser usados pelos pais para a educação dos filhos, ensinando a criança a lidar com ele com respeito e dedicação.

Paty Cayres

Paty Cayres

Paty tem 29 anos e é mãe do João Victor, de 1 ano. Mãe solteira, bem resolvida, de personalidade, tem uma boa relação com o pai e faz tudo para ver o filho feliz!

É publicitária, já trabalhou em agências, mas sua grande experiência é em Marketing de Inovação, gerenciando projetos e criando novos produtos. Trabalhou em grandes multinacionais, em indústrias diversas, como Alimentos e Eletrodomésticos. Desde o início da carreira se destaca pela criatividade e talento em traduzir as necessidades dos consumidores, tendo criado produtos icônicos e de grande importância para as empresas que trabalhou.

É apaixonada por pessoas, artes em geral, viagens, moda, gastronomia, fala pelos cotovelos e nunca, JAMAIS, perde uma boa piada!

 

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *