O post de hoje foi um pedido especial da querida Bianca Arcangeli sobre uma dúvida muito comum entre as mães de bebês maiores, especialmente entre os 2 e 4 anos: Como acalmar os pequenos na noite de natal para que eles não fiquem tão ligados e ansiosos a ponto de não conseguirem dormir prejudicando toda a rotina, a alimentação e principalmente ficando irritados e chorões no fim do dia. Situação difícil não é?

Além da questão do cansaço, queremos muito que nossos pequenos aproveitem a noite de natal e certamente existem maneiras de fazer isso sem prejudicar o sono e o humor dos nossos filhotes!

  • Uma boa soneca de tarde, e um pouco mais tarde! Mesmo que a casa esteja mais agitada que o normal, tire pelo menos duas horas mais para o fim do dia, para deitar e dormir com seu filho. Se seu filho descansar a partir das 16h00, provavelmente participará por mais tempo das comemorações, e por isso atrasar a soneca funciona muito bem!

Veja também: Como Fazer as Crianças Dormirem Mais Cedo

  • Sua vontade é que seu filho durma no horário de sempre? Então trabalhe a ideia com ele de que o Papai Noel visita a casa das crianças enquanto elas dormem (existem inclusive alguns filmes infantis com cenas onde o Papai Noel vai na casa das crianças quando todos estão dormindo). No fim do dia, espalhe meias / botas coloridas / caixas onde os presentes poderão ser colocados e seu filho vai certamente adorar a hora de ir para cama!

ODD-Sleeping-Santa-1

  • Se a ceia for fora de casa: prepare algo para seu filho comer antes de sair. Se seu bebê ficar cansado e com fome, certamente vai dar trabalho, e muitas vezes a comida oferecida em ceias de natal não agradam muito o paladar dos pequenos.
  • Outra dica para quem vai passar o natal fora de casa: leve um carrinho / berço portátil. Por mais que você tente, pode ser que seu filho “apague” e mantê-lo acordado só vai piorar as coisas. Se ele estiver muito cansado, o barulho da festa provavelmente não vai atrapalhar e ele vai dormir melhor se estiver em um local “conhecido”.

Veja também: Como Fazer Uma Mala de Viagem Pequena Para Seu Filho

  • Vão receber a visita do Papai Noel em casa? Sugiro aqui que você apresente o bom velhinho para seu filho antes da visita. Vá até algum shopping, mostre o Papai Noel na televisão ou em filmes e assim você vai diminuir um pouco a ansiedade e preparar melhor o seu filho para a visita.
  • Quer que seu filho curta mais a festa? Então chame as pessoas e faça seu natal mais cedo! Faça a ceia no começo da noite, o amigo secreto ou entrega de presentes, e deixe petiscos e um brinde para meia noite, assim se seu filho estiver dormindo, ele já terá aproveitado a parte mais divertida do natal.

criancas_dormindo_embaixo_da_arvore

  • Uma última dica, e certamente a mais importante de todas: aproveite o natal com seu filho e deixe a magia da data contagiar sua família. Esqueça por um dia a rotina, os horários e as obrigações e curta, ame, compartilhe deste momento maravilhoso.

Para muitos adultos (e eu me incluo nesta lista), natal é sinônimo de família, de amor, renovação e de troca. Natal tem um cheiro especial, algo no ar que transforma as pessoas e acredito que esta magia venha das crianças, do que sentimos durante nossa infância neste dia tão especial.

Desejo a todas as leitoras aqui do Mãe em Dia que seu natal seja isso: amoroso, cheiroso, cheio de abraços e recordações inesquecíveis. Que seus filhos quando adultos, tenham a oportunidade de lembrar dos natais com alegria e amor no coração, e que de geração em geração, consigam multiplicar este sentimento.

Quer ver outros posts da Michele? Clique Aqui

Michele Melão

Michele Melão

Michele Melão é Consultora de Sono Infantil e Baby Planner certificada pela International Academy of Baby Planner Professionals (IABPP) e International Maternity and Parenting Institute (IMPI), na Califórnia. É mãe e sócia da Maternity Coach (http://www.maternitycoach.com.br), uma consultoria especializada em diversos serviços para gestantes e bebês.

Contato: michelemelao@maternitycoach.com.br

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *