Transmissão
Assim como os vírus da dengue e do chikungunya, o zika também é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti.
Sintomas

Os principais são febre intermitente, manchas vermelhas na pele, coceira e dor muscular e costumam durar de 3 a 7 dias.
Tratamento

Segundo o Ministério da Saúde, deve ser usado apenas paracetamol ou dipirona para controle da febre e da dor. O uso de ácido acetilsalicílico (aspirina) deve ser evitado pelo risco de hemorragias.

129500-dengue02
Sobre a Microcefalia

É uma doença em que a cabeça e o cérebro da criança é menor que o normal para a sua idade, afetando o desenvolvimento mental. Em Novembro foi confirmada pela primeira vez no mundo a relação entre o zika vírus e a microcefalia, através do atípico e enorme número de casos ocorridos no Brasil.

Além da microcefalia, o vírus zika provoca um processo inflamatório que leva a calcificações no sistema nervoso da criança, causando danos psicomotores.
Zika e Gestantes

Em exames feitos com grávidas de bebês com microcefalia, o vírus não estava presente no sangue, mas apenas no líquido amniótico. Ou seja, apesar dos sintomas serem mais brandos que os da dengue, ele pode afetar mais diretamente o bebê.

Há indícios de que fluidos corporais, como o sêmen, o sangue e o leite materno também possam propagar o vírus. Caso estiver amamentando e apresentar algum sintoma, interrompa a amamentação e procure um médico.
Recomendações

De forma geral, a melhor saída ainda é combater os focos do mosquito.

Proteja-se ao máximo contra picadas, evitando horários e lugares com presença de mosquitos, use roupas que cubram a maior parte do corpo, passe repelentes e use telas de proteção ou mosquiteiros. Por precaução, se seu parceiro apresentar algum sintoma, não dispense o uso de preservativos nas relações sexuais. Também é melhor que as grávidas que pretendem ir para áreas endêmicas desmarquem a viagem.

Screen Shot 2015-12-12 at 11.50.44
Repelentes

Repelentes que contêm DEET (dietiltoluamida), com concentração entre 10% e 50%, podem ser utilizados por grávidas. Já as crianças de 6 meses a 12 anos não devem usar repelentes com concentração de DEET superior a 10%. Os que contêm ircaridina também estão liberados para gestantes e para bebês acima de 2 anos. Os naturais, como a citronela e a andiroba, não têm eficácia comprovada. Mas antes de comprar, fale com o seu médico.
Para quem quer engravidar

Principalmente se vive em áreas endêmicas, o ideal é postergar até que mais informações sejam esclarecidas nos próximos meses e medidas sejam tomadas pra a redução do número de mosquitos.

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *