Cada vez mais, o Natal, perde seu sentido nas nossas vidas. Isso porque, para a maioria de nós, o Natal significa briga, confusão, um bilhão de coisas para fazer e gastos astronômicos que a maioria de nós não pode ter. Por esses e outros motivos a mágica do Natal cada vez se esvai. Portanto, resolvemos fazer uma lista de tradições, que unem a familia e que farão o natal dos seus filhos cada vez mais mágicos e cheios de significado.

arvore linda

  • Montar Árvore de Natal 

Montar a árvore de natal não deve ser uma obrigação. É um momento, que todos da família devem curtir juntos. Pequenos ou não. Só não se esqueçam de que quem tem criança pequena, deve colocar os enfeites que não quebram em baixo e as luzinha bem para dentro da árvore. A tradição diz que a árvore de Natal deve ser montada no dia 30 de novembro e que deve ser desmontada dia 6 de janeiro, o dia de reis. A árvore de Natal simboliza a vida e é um dos maiores símbolos do Natal. Além disso, uma bela arvore é garantia de sempre deslumbrar as crianças.

Coloque as luzinhas de natal primeiro lugar na árvore e as coloque o mais para dentro do galho possível. Assim, o fio não parece, elas ficam mais bonitas e seu filho não corre o risco de puxa-las. – #DicaMãeemDia

baby_christmas_table

  • Leite e Biscoitos Para o Papai Noel 

Uma tradição fácil de fazer, é a de colocar leite e biscoitos para o Papai Noel na véspera do Natal. A ideia é alimenta-lo, já que para entregar tantos presentes ele tem que trabalhar bastante e portanto deve estar com fome.  Claro, que no dia seguinte as crianças devem encontrar somente os restos. Isso ajuda a manter a mágica do Papai Noel e do Natal, viva por mais tempo, na cabeça de seus pitucos.

 

  • Filme de Natal 

Existem milhões de filmes de Natal que vocês podem assistir no dia 23 de Dezembro juntos. Uma diversão assim,ensina as crianças sobre a festa e já ajuda todos a entrarem no clima. Alguns exemplos são: O Grinch, Esqueceram de Mim e O Expresso Polar. Dâ uma olha no trailer ai embaixo do Grinch.

  • Ceia de Natal 

A Ceia de Natal, se originou na Europa, onde as pessoas costumavam de deixar as portas da suas casas abertas para receber os peregrinos e viajantes, nesse dia tão especial. Alguns dos pratos tradicionais de Natal são: Peru, Leitão, Arroz, Farofa, Castanhas, Nozes, Salada Tropical, Frutas secas, Bolinho de Bacalhau, Vinhos e Champagne. Fazer uma mesa diferente, com cores vermelhas e brancas pode impressionar as crianças e marcar o dia.  A não esqueça do Panetone de sobremesa!

 

  • Prato Feito Pelas Crianças

Não tem nada que envolva mais as crianças do que deixa-las participar com algo significativo. Portanto, separamos uma receita de Biscoito de gengibre em forma de boneco muito tradicional no Natal dos Estado Unidos. É fácil de fazer e as crianças podem ajudar. A parte mais divertida da receita é enfeitar os bonecos com glacê real. Uma ideia é servir essa arte depois da Ceia ou até presentear os vizinhos, que tal ?

Clique aqui e veja a Receita dos Biscoitos de Gengibre

Outro opção é deixar eles ajudarem a mistura a salada ( depois do ingredientes cortados, claro) ou fazer qualquer outro prato que você julgar adequado. A palavra de ordem é participar!

Biscoito_de_natal_slider

  • Teatro das Crianças

Essa atividade é ótima para famílias com mais de uma criança. Aproveite, que o Natal reune toda a família e faça uma apresentação das crianças. Pegue alguma história que seja fácil e elas gostem. Vale até um episódio da Peppa Pig, se for o caso, claro que algo relacionado ao Natal, é mais legal. Mas pode ser outras historias também, como Pedro e o Lobo, Chapeuzinho Vermelho e Branca de Neve, vai da preferência de cada familia.

Um teatro, faz com que elas tenham que ensaiar antes, provendo uma atividade para o início das férias, oferece também, algo sobre o qual elas tenham responsabilidade na noite do Natal, algo que será papel delas e as farão sentir-se especiais. Afinal, todos da família irão parar para assistir.  Fora que não tem quem não se divirta muito com isso.

  • Música das Crianças

Se você tem uma criança só ela pode fazer uma apresentação de música, cantando alguma música de Natal tradicional, como Noite Feliz, Então é Natal, Bom Natal, Bate o Sino ou Jingle Bell Rock.

meninas_abrindo_presente

  • Presente a um Desconhecido

Essa é uma boa tradição, para que as crianças aprendam o significado do Natal. Passar a ideia de ajudar aos outros é algo que pode marcar uma criança. É no começo que nós conseguimos ensinar a solidariedade, e que um ato de bondade marca quem oferece e quem recebe. Por isso, nesse Natal faça uma boa ação e ensine seus filhos realizarem esse ato também, para o bem de todos nós.

  • Momento do Obrigada

O ano acabou! Ele pode ter sido complicado e bem difícil para todos nós. Porém, sempre temos coisas que conquistamos, doenças que vencemos, desafios que foram ultrapassados e a felicidade do dia a dia. Aproveite a noite do Natal para agradecer e ensinar seus filhos a agradecer o que ele já tem e não ficar só esperando o presente novo. Reze antes da ceia e agradeça a Deus todo seu ano e faça cada um da mesa agradecer por uma coisa em particular. Quem sabe você também não acaba descobrindo alguma coisa interessante sobre seus filhos que você não sabia…

  • História do Natal

Conte a história do Natal e por que essa data é comemorada, explique que não é só Panetone e presentes. Isso mostra a magia do Natal e trás um sentido diferente para a noite. Talvez seus filhos parem de enxergar o Natal como um dia de ganhar presentes e passam a enxergar como um dia a ser comemorado com generosidade.

papai_noel_em_pe

  • Lendas do Natal 

Existem várias lendas de Natal, como a Lenda do Pinheiro de Natal, A Lenda da Rosa de Natal e a Lenda da Vela de Natal. Só de seus filhos ouvirem essas histórias suas noites natalinas já ficarão mais mágicas.

Clique aqui e Veja as Lendas de Natal para contar para as Crianças

Escolha uma ou todas e faça com seus filhos. As tradições são importante, assim o foco sai dos brinquedos e passa a ser o dia. Depois, conforme seus filhos forem crescendo e os brinquedos não importarem tanto, as tradições continuarão com eles e suas crianças. Elas são importantes pois unem a sua familia, e no fim não tem nada mais real e importante que nossa família tradicional ou não.

Feliz Dezembro Mamães

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *