O post de hoje é um grande desafio para muitas famílias – fazer com que as crianças durmam mais cedo, especialmente as que frequentam escola e os pais precisam sair cedo de casa para trabalhar.

meninos_dormindo

Veja também: 10 Dicas de Como Fazer a Transição do Berço para a Caminha

Como a “pilha” das crianças aparentemente não acaba nunca, vou dar 7 dicas preciosas, que funcionam de verdade para que a partir de HOJE vocês possam colocar em prática para melhorar o sono do seu filho!

  • Mesmo aos finais de semana, tenha sempre uma hora correta para acordar! Sei que a tentação de ficar na cama mais um pouco é grande, mas para acertar o relógio interno do seu filho, ele precisa começar o dia todos os dias no mesmo horário (entre 6h30 e 7h30). Geralmente a partir dos 4 ou 5 anos, quando eles não fazem mais soneca durante o dia, as quebras de rotina e mudanças nos horários são mais administráveis e mais fáceis de ajustar.

meninos_lendo_no_escuro_slider

  • Tenha um horário correto para as atividades e refeições! Desde cedo é importante ter horários corretos para higiene, brincadeiras, sonecas e sono da noite. Se a criança não tiver uma rotina diária, provavelmente seu relógio interno ficará desregulado, fazendo com que o sono também chegue cada dia em um horário diferente.
  • Tenha cuidado com os alimentos ingeridos no jantar! Alimentos como frituras, refrigerante ou açúcares são extremamente estimulantes e podem atrapalhar o sono do seu filho. Existem alimentos com triptofano que são ajudam na produção do hormônio do sono como banana, abacate, leites e iogurtes desnatados, queijos brancos e magros, nozes e legumes.

bebe_dormindo_lindamente

  • Use a luz como sua aliada! A produção do hormônio do sono (melatonina) é extremamente fotossensível, ou seja, influenciada pela luz. Desta forma, expor seu filho à luz natural depois das 16h30 e diminuir bastante as luzes da casa a partir das 18h30 vai certamente ajudar na produção deste hormônio, consequentemente fazendo com que seu filho fique com sono mais cedo.
  • Evite Ipad, celular, TV e computador uma hora antes do seu filho ir para cama! Além da luz que sai destes aparelhos, muitos programas e jogos são estimulantes e seu filho vai demorar mais tempo para se acalmar.
  • Quando seu filho for para cama, apague todas as luzes da casa! Eles têm muita curiosidade e querem brincar o tempo todo. Se perceberem que existe “vida” fora do quarto, provavelmente a luta contra o sono ficará muito maior.
  • Atividade física para cansar as crianças! Claro que seu filho não pode passar do ponto, mas ele precisa estar preparado para dormir. Fazer atividade física durante a tarde pode ser ótimo para que a criança esteja com vontade de descansar e dormir. Só não sugerimos fazer atividades físicas muito perto da hora de ir para cama.

Além do cansaço, para os pais que trabalham fora, a dúvida é ainda maior porque ficam o dia todo longe dos filhos e não sabem se estão fazendo certo em tirá-los cedo da convivência familiar para ter mais tempo de sono. A resposta é SIM! Para o desenvolvimento adequado do seu filho, ele precisa dormir cedo, e isso significa entre 19h30 e 20h30.

menina_dormindo_na_floresta

O hormônio do crescimento é liberado durante o sono profundo e segundo especialistas, crianças que não dormem cedo tem tendência a serem mais ansiosas, desatentas e com dificuldades de memória e concentração.

Para aquelas famílias onde as crianças já estão dormindo tarde, a dica principal é começar com um horário cedo para despertar e ir trazendo o horário de dormir 15 minutos mais cedo, de 3 em 3 dias, até chegar em um horário que seja ideal para a criança e para a família.

Bom fim de semana a todas as mamães!

Michelle Melão

Quer saber mais a Michele Clique Aqui! 

Veja Todos os Posts da Michele Aqui! 

Ficou com dúvida comente aqui embaixo! ↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *