Como Fazer Seu Filho Parar de Ir Para o Seu Quarto a Noite

Existem muitos pais que praticam a cama compartilhada, e não há nada de errado nisso, desde que a segurança da criança esteja garantida, que seja uma decisão do casal e principalmente que funcione – ou seja, que todos durmam, não só a criança.

MAC32_COSLEEPING04

O tempo vai passando, a criança cresce e as famílias decidem fazer a transição do quarto dos pais para o quartinho do filho, trocam o berço por caminha, capricham na decoração, ficam com a criança até que ela durma e mesmo assim, todos os dias, a criança acorda e vai para o meio do pai e da mãe. Acontece muito? Sim, mesmo para as famílias que não fizeram cama compartilhada, isso é muito comum. A partir do momento que criança sai do berço para a caminha e ganha mais liberdade, ir para a cama dos pais pode ser algo que acontece todas as madrugadas.

E como tirar este hábito?

O post de hoje é sobre isso. Sobre formas criativas de fazer com que seu filho durma a noite toda sem sair da caminha!

happy_parents

  • Mude o lençol do seu filho e deixe que ele participe da arrumação da cama! Muitas vezes, ter um incentivo como esse pode mudar o comportamento e fazer com que seu filho fique na cama a noite toda.
  • Tenha sempre um objeto de transição. Mesmo que seu filho durma com uma naninha ou paninho, quando ele vai para a caminha, é importante tentar fazer a transição também deste objeto. Você pode deixar a naninha com ele, mas leva-lo para comprar um “amigo” que ficará com ele a noite toda pode ajudar bastante.
  • Faça um quadro de recompensas! Desenhe em um papel (junto com seu filho) uma “agenda” de pelo menos 2 semanas e vá colocando adesivos de algum personagem favorito no dia que ele dormiu a noite toda sem ir para seu quarto. Faça bastante festa para trabalhar com este incentivo. No fim dos 15 dias, planeje algo no quarto com seu filho. Pode ser algo de comer, um jogo com a família ou qualquer atividade para comemorar 15 dias sem ir para o quarto do papai e da mamãe! Fale que se continuar assim, sempre acontecerão comemorações.
  • Tenha um guardião na porta do quarto. Escolha um boneco que seu filho goste muito e deixe que ele “guarde” o quarto do seu filho, assim ele pode se sentir mais seguro e ficar por lá a noite toda.

BabyBedParents-660x439

  • Use um “spray mágico” que protege a criança durante a noite! Este spray, que pode ser de água com corante, deve ser usado quando for hora de dormir para proteger o sono das crianças que “dormem a noite toda sem ir para o quarto dos pais”. Deixe o spray ao lado da cama, e fale que seu filho pode espirrar mais uma vez se acordar no meio da noite, mas só se ele voltar a dormir na caminha.
  • Negocie um dia por semana na sua cama! Esta negociação precisa ser levada a sério… ele só ganha um dia na cama dos pais se dormir os outros 6 dias da semana em sua própria cama!
  • Uma última dica muito importante é que se você não quiser compartilhar a cama todos os dias com o seu filho, você deve voltar com ele para o quarto TODAS as vezes que ele for para sua cama, mesmo se estiver cansada, sem falar com seu filho, sem estímulos. Apenas volte para o quarto dele, o coloque na cama e saia novamente. Somente no dia seguinte, você pode falar sobre o assunto e explicar que cada um tem sua cama.

dormir_pais_slider

Como todo hábito, com carinho, paciência e persistência, em uma semana você já começa a ver resultados.

Beijos e boa Semana para vocês,

Michele Melão – Veja tudo sobre ela aqui!

Gostaram do post da Michele? Vejam mais dicas de como fazer seu filho dormir melhor clicando aqui !

Compartilhe:
2016-07-10T13:10:40+00:00 novembro 16th, 2015|Sono|

1 Comentário

  1. Ai ja estou tentando desde os 2 anos. Mas desisto por algum tempo e depois tento de novo!hj esta com 4 anos…e co tinha muito difícil..ela nao dorme a noite inteira …vou te ta seguir essas dicas…torcem por mim🙏🙏🙏🙏😍😘

Deixe seu comentário!

Já segue o nosso canal?

X Inscreva-se na news E fique por dentro das novidades!