Porque Ler? Você sabe quais os benefícios que ler trás? Não!!! Não tem problema, muitas pessoas menosprezam a leitura. Mas eu vou explicar, o porquê esse habito é tão importante, quanto escovar o dentes.

Porque ler ? A leitura infelizmente tem uma fama de ser algo chato. Eu sinceramente acho que isso é culpa dos livros selecionados pelas escolas. Mas a leitura nem sempre é chata. Inclusive ler pode ser uma mas melhores coisas da vida. Veja abaixo o porque ler todos os dias. Tenho certeza que você vai se convencer…

Porque Ler

1. Desenvolvimento Pessoal

Você pode não perceber, mas a cada livro, você muda. Mesmo um livro de mistério, pode alterar a sua percepção ou lhe ensinar alguma coisa nova. Ás vezes, esse desenvolvimento chega na forma de uma ideia ou como uma realização. Algo desencadeado, por uma frase, uma situação ou um pensamento. Como em um intercâmbio, os livros, expõem o leitor a pensamentos, culturas e lugares diferentes, não tem como você não crescer com isso.

2. Aumento da Criatividade

Uma das técnicas mais usadas, quando você está empacado em um problema ou precisando de uma solução para algum impasse, é sair para espairecer. Ver o movimento da rua, pensar em outra coisa ou fazer algum esporte para relaxar, são atitudes que na maioria das vezes, trazem a solução. A leitura também é uma das atitudes que faz a mente espairecer.

9fa24557e56bd72a132435f62bfdbe913. Relaxa

Não tem nada melhor do que uma história, no fim de um dia. Ler por uma hora antes de dormir é um dos hábitos mais comuns em pessoas bem sucedidas. Um exemplo, o Bill Gates, dono da Microsoft é um viciado em livros. Já reparou que sempre que você pensa em alguém lendo, a imagem é de algo confortável e tranquilo. Isso acontece porque realmente esse é o caso. Não tem como alguém não esquecer de seus problemas, angústias ou aflições enquanto lê um livro. 

 

4. Estimulo Mental

Muitos estudos, mostram que o estimulo mental pode diminuir o progresso (ou até quem sabe prevenir) do Alzheimer e da demência, já que usar o cérebro, previne que ele perca a potência, por assim dizer… Exatamente, como qualquer outro músculo do corpo, o cérebro precisa de exercício para se manter forte e saudável.

5. Você Nunca Fica Entediado

Sempre que alguém me diz que vai atrasar ou que algo pode demorar, eu sempre respondo: “Tudo bem, eu leio”. Quem me conhece sabe que isso é verdade. Quem lê, não tem problema em ficar em lugar algum, quanto tempo for preciso. Afinal, eu posso até estar lá em corpo, mas com um livro na mão, minha mente está longe e você pode ter certeza, eu posso estar sentindo tudo, menos tédio.

young-brunette-woman-reading-to-two-kids

6. Ameniza Situações Estressantes 

Eu trabalhei muitos anos em agências e a pressão pode ser grande em alguns momentos. A leitura sempre foi um refúgio. Um livro bem escrito transposta o leitor a outro mundo, enquanto um artigo interessante o deixa engajado. Isso faz com que as situações de nervoso saiam da sua mente e o permitam relaxar.

7. Você “Vive” Outras Vidas 

Li uma entrevista, em que um ator dizia: “Sou apaixonado pela minha profissão, porque com ela posso viver outras vidas.” Na hora, quis virar atriz… Mas como não tinha esse talento, busquei essa possibilidade com a leitura. Infelizmente, temos uma vida só, não podemos ser tudo que sonhamos nela. Através dos livros, todas as fantasias são realizáveis. Prova disso é “Cinquenta tons de cinza”. Do sexo ao ao fundo do mar, você pode ser qualquer coisa ou qualquer um: um explorador, um policial, um empresário bem sucedido, uma senhora milionária, um pobre miserável ou até um astronauta. Não existem limites…

Screen Shot 2015-10-29 at 22.06.51

8. Entretenimento Acessível 

Hoje em dia, com a internet isso é uma realidade cada vez mais palpável. Existem milhares de livros gratuitos on-line. Mas caso a internet seja um problema, existem livrarias estaduais, sebos com livros baratos, livros em promoção e pegar emprestado sempre é uma opção. Portanto, dinheiro não é desculpa.

9. Diminui Situações de Silêncio e Causa Boa Impressão

Não tem nada pior do que não ter assunto. Claro, que nem tudo mundo lê, mas a probabilidade de você ter assunto com outra pessoa, é bem maior. Com o chefe, conhecido ou com uma pessoa na que você nunca viu na vida, falar de livros é sempre uma boa. Discutir um livro que ambos leram ou até fazer recomendações, é papo garantido. Pode ter certeza, as situações chatas de silêncio irão reduzir e muito. Só não vale mentir e fazer cara de conteúdo, ok ?

10. Conhecimento

Tudo que você lê adiciona informação na sua cabeça, informações que podem vir a ser úteis um dia. Quanto mais você sabe, mais bem equipado você está para a vida e para os desafios que ela oferece.

“Tudo pode ser tirado de você, menos o conhecimento…”

Porque Ler

12. Expande o Vocabulário 

Complementando o item acima, quando mais você lê, mais palavras você conhece. Essas palavras vão parar no seu vocabulário do dia-a-dia, mesmo que você não perceba. E ser bem articulado ou falar bem é sempre uma boa habilidade. Não importa qual seja a sua vida ou profissão. Pois, causa uma boa impressão, permite que você expresse melhor e pode até ajudar no seu trabalho. Afinal, qualquer um prefere promover alguém que fale corretamente do que outra pessoa que não se expressa de forma clara.

13. Melhora a Memória

Quando você lê um livro, é necessário lembrar dos personagens, dos lugares descritos e até da história em si, que em alguns casos podem ser complexas. Mas o cérebro é incrível, a cada memória, uma nova sinapse é criada e as antigas são fortalecidas, isso ajuda na sua memória de curto prazo e até na estabilização do seu humor. 

tumblr_ntg4dt3uuz1sa2xlto1_500

14. Melhora a Concentração

O mundo é um caos, e prestar atenção em uma reunião, ou ficar longos períodos de tempo sentada trabalhando em algum projeto, é uma capacidade que se adquire ao longo do tempo. A melhor forma de adquirir essa ferramenta é a leitura. Quando você está lendo, você só está lendo. Sua atenção está 100% na história e o mundo envolta parece até desaparecer. Quando você cria essa habilidade sua produtividade em qualquer outra coisa aumenta.

A leitura é um benéfico que não tem restrição. Nem de idade, cultura ou religião. Todos nós somos bem vindos até nossos pequenos. Aliás, a Sociedade Brasileira de Pediatria, recomenda a leitura até para o bebê dentro da barriga. Existem três benefícios evidentes, quando os pais lêem para as crianças de 0 a 3 anos:

tumblr_lgo1ylxcbk1qgzokdo1_500_large

 15. Estreita o Vínculo Entre o Contador de História e a Criança 

Não tem nada melhor, do que contar uma história para o seu filho antes dele dormir. É um momento só de vocês, onde ambos relaxam e se divertem. Não tem nada que aproxime mais duas pessoas do que isso.

16. Aumenta a Capacidade Linguística

Aqui vale para as crianças o mesmo que para o adultos. Quando mais eles ouvem a língua mais eles vão saber usa-la. Quando mais palavras o bebê for exposto, mais ele vai saber. Isso ajuda a a formação de qualquer um.

17. Forma o Comportamento de Leitura

Se seu filho se acostumar a ouvir histórias, quando ele crescer esse costume não vai sumir. Além disso, você ensina esse hábito da melhor forma, pelo exemplo.

Mother-and-daughter-readi-006

 18. Fomenta a Imaginação 

As crianças tem uma capacidade de imaginar infinita, mas isso deve ser estimulado. Com historias fantasiosas, finais mirabolantes e criaturas que não existem, elas tem mais ferramentas para viajarem e criarem outros mundos.

Por fim, eu vou dar uma dica que é infalível e faz qualquer pessoa começar a ler:

Qualquer livro é livro. O que vale é ler

Ou seja, você não precisa começar lendo Moby Dick, ou Memórias Póstumas de Brás Cubas. Pode começar por um um artigo, um mistério ou um thriller. Jogue fora seus preconceitos e expectativas… Se o que te chama a atenção é Harry Potter, começa por esse (eu li todos, inclusive). Então aproveite o feriado, escolha um livro, se aconchegue e boa viagem….

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *