Toda mãe de primeira viagem erra no começo. O instinto ajuda, mas na prática, todas nós estamos aprendendo. Como por exemplo: dar banho da forma correta ou até trocar uma fralda.

Isso são coisas que a gente aprende, em curso, com as enfermeiras do hospital ou até com a nossa mãe. Mas meu foco nesse post é outro. Quero falar aqui dos erros que cometemos com nós mesmas e dar dicas de como fazer para seguir o conselho mais dado para uma nova mãe.

 “Aproveite agora tudo que você puder minha filha, por que essa é a melhor fase e  passa muito rápido” – Todas as mães do mundo

bebe_grama_1_ano_divul

Toda vez que alguém me dizia isso me dava um desespero. Eu ficava pensando será que estou curtindo o suficiente? Como eu faço para aproveitar mais essa fase? Será que eu to gravando tudo na memória e nunca mais vou esquecer de nada?

Veja também:

10 Dicas de Como Fazer a Transição do Berço para a Caminha

5 Alertas sobre o Treino Durante a Gravidez

7 Coisas dos bebês que as Mães Reclamam mas Sentem Muita Falta Depois que Eles Crescem

Saiba que Queijos Você Não Pode Comer na Gravidez

Hoje meu filho tem quase dois anos e finalmente posso dizer o que eu faria para “curtir mais” a primeira fase dele, ou seja, o que eu vou fazer com o meu segundo filho. Então, aqui vai as dicas que eu descobri:

1. Não tenha pressa pra emagrecer depois do parto

Sei bem o nervoso que nos mães passamos, ao ver o que virou o nosso corpo no nono mês. Eu me olhava no espelho e pensava: “É impossível que isso volte ao normal, eu nunca mais vou ver meu pé”

imagesPra mim, essa aflição, foi bem pior já que cheguei a pesar 94kg. Tinha chego a 69kg quando descobri que estava grávida. Ai da-lhe ganhar peso de novo. Óbvio que eu entrei em pânico. Nunca mais achei que fosse emagrecer. Eis que assim que o Thomas nasceu eu só pensava em dieta e ginastica. Queria voltar a correr e fazer qualquer esporte. Hoje me arrependo. Tinha escolhido amamentar e felizmente tinha leite, porém meu desespero para voltar a forma era tanto, que voltei a correr e meu leite secou. Resumindo, parei de amamentar com 3 meses. OK, não é o fim do mundo e hoje peso 62 kg e estou na minha melhor forma. Porém, eu podia ter esperado um pouco mais. Hoje entendo que o mundo não vai acabar se eu ficar 6 meses sem fazer esporte ou mesmo um pouco mais gordinha. Acredite o corpo volta, eu e muitas outras mulheres somos prova disso. Portanto se a sua opção é amamentar ou se não for também. Curta a sua licença maternidade com seu bebê, você terá a vida toda para cuidar do seu corpo.

2. Veja as vantagens de cada fase

Cada fase tem suas vantagens e desvantagens mas o importante é ver o lado bom de cada uma. Pode ter certeza seu filho vai dar seu primeiro sorriso, vai sentar, vai rolar, vai andar, falar e escrever.  Não fique esperando e torcendo para a próxima fase. Curta a fase que ele se encontra hoje. Se é o seu primeiro mês, aproveite o quão leve e gostoso é ter ele dormindo no seu colo. Mas tarde ele vai ficar pesado e faze-lo ficar parado vai ser quase uma missão impossível. Nessa fase não existe Peppa Pig, nem Masha e o Urso que possam tirar a atenção dele. Portanto, converse, cante e conte histórias.

tumblr_me1zxquwWE1qhb5oto1_540

Mais pra frente um pouco quando tiver 6 meses, aproveite para ficar sentada ou deitada do lado dele brincando, depois você vai ter que ficar curvada correndo tras dele pela casa. Acredite em mim, nessa fase é amei fácil protege-lo, nessa fase é mais fácil cuidar dele.

81e94dc4314de065177a249b43ac09ad3. Segure a sua ansiedade 

Eu sei que cada mãe tem uma imagem na cabeça: “Ai quando eu levar ele na aula de natação vai ser ótimo” ou “Mal posso esperar para ensinar ele a andar de bicicleta” ou até “Imagina quando ela crescer um pouco e a gente sair para fazer compras juntas”

Na minha cabeça, a cena que eu mal posso esperar é deitar com o Thomas na caminha dele e contar uma historia até ele dormir. Detalhe: hoje ele chora quando eu conto história, ele acha mais legal rasgar o livro. Portanto, não seja ansiosa, seu momento vai chegar. O importante é ver o lado bom e as novidades que acontecem todos os dias com seu bebê.

4. Sim, você vai se irritar, mas não desista essa fase também vai passar

Vão ter noites intermináveis e dias exaustivos. Vai ter uma hora, que depois de tudo isso você já está, com as costas acabadas, sem raciocínio lógico nenhum, sem banho, sem pentear o cabelo sabe Deus a quanto tempo e na hora que você acabou de fazer o jantar com todo o carinho e forças que lhe restam, uma comida que seu filho ama, ele se recusa a comer e joga tudo no chão.motheranddaugther_playing_piano

Nessas horas por mais amor que você tenha, você vai ficar brava, ou no mínimo começar a chorar. Nessas horas, a dica que eu te dou é: de alguma coisa para ele se distrair sente 5 minutos em um canto – de olho nele de preferência – e se acalme, peça ajuda se houver alguém perto. Se perdoe se tiver berrado, ou se tiver respondido grossa para o seu marido. Acontece com todas nós. Sim, é difícil para todo mundo assim mesmo. O importante é não desistir e entender que os bebezinhos não fazem essas coisas por mal, ele só estão aprendendo a lidar com suas vontades e descobrindo coisas novas todos os dias.

5. Saiba que você vai ser sempre a melhor pessoa para cuidar do seu filho

Por menos experiência que você tenha, você sempre vai cuidar do seu filho melhor do que ninguém. Você pode ser ansiosa, nervosa, esquecida ou até calma demais. Mas saiba que o amor que você sente, faz com que você seja sempre a melhor pessoa para tomar conta do seu filho.

r-MEAN-MOMS-large570

Portanto, não se julgue ou não se sinta insegura, quando você ver que ele acalmou no colo da baba (cuidadora, da avó e etc…) e não no seu. Pare de escutar a opinião dos outros. Te garanto você sempre estará errada para alguém. Portanto siga o seu coração.

6. Você tem sempre razão

A mãe sabe o que é melhor para ela e seu filho. se você acha que o melhor para vocês dois é ter babá, então tenha. Se você acha que é melhor não ter, não tenha. Se você acha que amamentar é o melhor caminho e você tiver leite, amamente. Se você acha que formula é melhor para você, então dê formula.  Cada pessoa tem valores, crenças e uma experiência própria na vida. O que torna cada ponto de vista único, e por isso cada decisão só sua. Não se deixe julgar e não julgue. Cada mãe é tão única quanto seu filho.

7. Aproveite a energia e paz do quarto dele. 

Na maioria das vezes, quando o bebê vai dormir nós já estamos tão cansadas que tudo que queremos é a nossa cama, ou tomar finalmente um banho e comer. Que assim que ele dorme saímos em disparado do quarto dele, para fazer tudo rápido e conseguir mais tempo de sono.  O fato de que o sono vem mais forte e mais tranquilo quando estamos no quarto do bebe ou com ele no colo, acaba passando desapercebido. O quarto do seu pequeno ou pequena tem poderes. Nesse quarto não existem problemas ou preocupações. Lá, é onde uma mãe fica mais em paz, por isso aproveite essa paz pelo menos alguns minutos por dia, com certeza vai te fazer bem.

Você tem alguma dica pra dar, comente ai embaixo

Beijos e até a próxima

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *