Você está pensando em mudar seu bebê do berço para a caminha? Muitos pais ficam com receio de fazer esta transição e começar a ter problemas com o sono do bebê. Entretanto se a mudança for feita da forma correta, ela deve ser algo gostoso, que só vai trazer benefícios para a criança e para os pais.

E qual é a forma correta? No post de hoje vou falar 10 dicas para que as leitoras aqui do Mãe em Dia não tenham problemas quando resolverem dar esta “liberdade” para seus bebês.

Quer saber quais são os 9 maiores erros na hora de colocar o bebê para dormir? Clique Aqui!

  1. A primeira providência é cuidar da segurança: lembre como seu filho se mexe e quantas vezes ele mudou de posição dentro do berço. Será que se as grades não estivessem lá ele não teria caído? Pense em caminhas com grades e forre o chão ao lado porque muitos bebês caem da cama durante o sono agitado. Uma boa solução para a segurança é pensar em um quarto montessoriano, com o colchão no chão.
  2. Pense bem se está na hora de fazer a transição. Na maioria das vezes, esta mudança é muito mais tranquila quando feita após os dois anos e meio do bebê, de preferência quando você estiver tirando a fralda do bebê. A mudança pode até ser um estímulo para acabar com o xixi na cama.
  3. Nos primeiros dias, só coloque a criança na caminha quando ela estiver com bastante sono. Pense que o ambiente vai mudar e ela pode estranhar e ficará mais fácil adormecer se ela realmente estiver preparada para dormir.
  4. Kids-Bedrooms-Short-Loft-Bed-Design-Idea-For-Toddler-In-Brown-Finish-With-Ladder-And-Red-Comforter-And-Blue-Plaid-Throw-Pillow-And-Play-Room-UnderneathDeixe que a criança participe da mudança. Levar seu filho para comprar um lençol novo e na arrumação do novo quarto pode ser um ótimo incentivo para que ela curta o novo ambiente e durma melhor.
  5. Faça uma “inauguração” do quarto novo. Coloque algumas bexigas na porta e no primeiro dia que seu bebê vai dormir no novo ambiente, faça algo bem lúdico (uma brincadeira ou mesmo um “piquenique”) dentro do quarto. Muitas crianças precisam de um bom incentivo para acostumarem com novos hábitos.
  6. Invista em objetos de transição. Alguns meses antes de fazer a alteração, incentive seu filho a dormir com um bichinho de pelúcia, um paninho ou algo que ele goste. Na mudança para a caminha, o objeto pode ser um grande aliado para dar segurança para seu bebê dormir sozinho.
  7. Se seu filho demonstrar medo, não saia do quarto com ele ainda acordado. Fale que você irá ficar ao lado dele até que adormeça por quanto tempo precisar e não feche a porta. O melhor nesta hora é dar o máximo de segurança possível para seu filho adormecer. Algumas pessoas usam portões (grades) para evitar que os filhos saiam do quarto no meio da noite, mas minha sugestão é que se as visitas começarem, os pais levem a criança de volta para o quarto deles e esperem que durmam novamente, mesmo que isso acontecer várias vezes durante a noite. Lembre que é um comportamento que vai passar.
  8. Estabeleça as regras e fique firme. Explique para seu filho que ele deve dormir no quartinho dele e, se for necessário, negocie um dia por semana que um dos pais vai dormir com ele. Se sua ideia não for a cama compartilhada, não ceda especialmente no começo do processo. Será certamente mais fácil você sair do quarto do seu filho do que fazer a transição da cama dos pais para a cama do bebê.slider_berco_cama
  9. Não deixe a rotina de lado! Seu filho precisa saber que mudar do berço para a caminha não significa que os horários vão mudar, que não há mais regras na hora de dormir ou que ele poderá assistir tv até mais tarde. Além desta mudança, o resto dos hábitos devem continuar os mesmos!
  10. Por fim, tenha muita paciência. Na maioria das vezes esta mudança é bem tranquila mas não em todas as casas. Algumas crianças ficam com medo, outras aproveitam a liberdade para tentarem dormir na cama dos pais e outras acordam chorando no meio da noite sem motivos. Como tudo na maternidade, com carinho e paciência você certamente vai ter sucesso nesta mudança tão importante na vida do seu bebê!

Bom Fim de Semana a todas e até a próxima!

MCMichele1 (3)Michele Melão é Consultora de Sono Infantil e Baby Planner certificada pela International Academy of Baby Planner Professionals (IABPP) e International Maternity and Parenting Institute (IMPI), na Califórnia. É mãe e sócia da Maternity Coach (http://www.maternitycoach.com.br), uma consultoria especializada em diversos serviços para gestantes e bebês.

Contato: michelemelao@maternitycoach.com.br

Quer ver mais posts da Michele? Clique aqui!

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *