No momento que você descobre que está gravida, a primeira reação é de extrema felicidade, medo ou tudo junto. Pra mim, foi mais medo, já que descobri que estava grávida de seis meses e estava sozinha. De qualquer forma, existem providências a serem tomadas, para que você tenha um bebê saudável, um parto fácil e uma gravidez tranquila.

Inscreva-se já no Canal

Aqui vai a lista definitiva, de tudo que você tem que fazer, no seu primeiro trimestre de gravidez:

1.Tenha Certeza de que Está Grávida e de Quanto Tempo!

Experiência própria, vá correndo no médico confirmar. É melhor para você e seu bebê. Assim, você está livre para comemorar.

Para quem está em uma situação mais complicada, como eu estava. Não fique presa na negação ou com medo, do quanto a sua vida vai mudar, é sempre melhor saber…

Fique tranquila, um bebê sempre será uma benção, tenha certeza disso!

mulher_teste_gravidez_preocupada_divul

2. Acione seu Seguro Saúde.

Você precisa avisar o seguro e tomar as medidas necessárias para que seu parto seja coberto. Melhor fazer com antecedência, para não haver nenhum problema depois.

3. Se você Fuma, Pare!

4. Pare de Beber Álcool, Agora !

5. Encontre um Obstetra

Ter um médico a acompanhando, que você goste e confie, traz muita tranquilidade durante a gravidez. Você vai ter muitas dúvidas: Que exames fazer? Quais são as opções de partos? Sintomas e etc… Você tem que ter a tranquilidade de poder ligar quando precisar. Por isso, aconselho alguém de fácil acesso. Acredite! Você vai precisar principalmente se for a sua primeira gravidez.

Para achar alguém assim dica aqui é pedir referências para a suas amigas ou para um médico da família.

Gravida_cozinhando

6. Reveja a Sua Alimentação

Existem alimentos que são julgados perigosos e portanto, proibidos para as grávidas. Alguns deles são: Carne crua, peixe cru, alguns queijos (clique aqui e veja a lista completa de queijos detalhada!) e etc… O melhor que você faz é imprimir uma lista e colar na parede da cozinha. Clique aqui e veja uma lista de alimentos completa!

Além disso, reavalie tudo que você come, já que agora você está com uma nova vida dentro de você. Tenha lanches saudáveis a mão e não fique muito tempo sem comer.

aguaa_barriga_gravida

7. Beba Água!

Somos compostas, em nossa grande maioria, por água. Portanto, o consumo de dois litros de água por dia, no mínimo, é importante para qualquer um de nós, em qualquer fase da vida. Mas agora você também tem que se preocupar com o seu bebê e isso inclui a placenta, por isso, se manter hidratada é essencial.

8. Pense Quando Você Vai Anunciar da Sua Gravidez e Para Quem

A maioria das pessoas deixa para contar a novidade depois os 3 meses de gravidez. Então programe um dia, qualquer um que seja. Junte a sua família e amigos que você mais ama e confia para contar. Uma gravidez é algo que deve ser sempre comemorado!

9. Vá Dormir Cedo

Para a maioria das grávidas o cansaço é um marco. Parece que você não consegue mais se mexer ou pensar, de tão cansada. Por isso comece a se organizar para ir dormir mais cedo, assim, você e seu bebê terão o descanso de que precisam.

10. Confirme Se a Sua Rotina é Segura

Se você trabalha com produtos químicos, clareia o cabelo ou até treina muito pesado, talvez você tenha que reavaliar a sua rotina. Fale com o seu médico e entenda o que você precisa mudar.

11. Atenção aos Remédios Que Você Toma

Poucos remédios são permitidos durante a gravidez. Por isso, veja com o seu médico quais as substituições que você deve fazer ou o que você precisa parar de tomar. Já existe uma lista de remédios básica, para situações do dia-a-dia como dor de cabeça, pegue essa lista com seu médico na sua primeira consulta.

vitamina_legumes_barriga_gravida

12. Comece a Tomar uma Vitamina para o Pré-Natal

Vá ao seu médico e faça um exame pré-natal completo. As vitaminas diárias serão parte dessa nova fase e necessárias para o desenvolvimento do seu bebê.

13. Acompanhe o Desenvolvimento do Seu Bebê

Marque as visitas no médico de forma regular e não falte. É importante saber como anda o desenvolvimento do seu filho e como você está lidando com a gravidez. Assim, caso algum desvio ocorra, você consegue cuidar a tempo.

14. Aprenda os Sinais de Perigo Durante a Gravidez

Existe uma lista de sintomas, que anunciam que algo está errado com você ou o seu bebê. Por isso aprenda quais são eles e decore-os. Se qualquer um deles se apresentar, corra para o médico ou pronto socorro. Clique aqui e veja quais são esses sintomas 

15. Comece a Tirar Fotos

Essa parte é gostosa… Tire fotos de frente, de lado, com o seu marido ou sozinha. Não tem nada mais lindo, do que acompanhar o crescimento do seu bebê dentro de você e capturar o brilho que isso trás a mãe.

16. Faça uma lista de Nomes

Menina ou menino, é importante ter uma lista de nomes que você e seu marido curtam. Algo que vocês gostem. Ás vezes, demora para que os dois cheguem a um acordo ou a numerologia não bate (para quem acredita nisso…). Então nada melhor do que começar a pensar cedo. É uma decisão importante!

barriga_com_sapatinho_divul

17. Monte um Orçamento

Fazer a lista de enxoval do seu filho é uma delícia. Montar o quarto, escolher o papel de parede, as roupinhas e muito mais. A parte ruim é pagar a conta. Por isso calcule. Você se organiza, vê o que é essencial, nada irá faltar para os seu bebê e você e sua família não passarão por apertos mais para frente.

18. Faça Amor Com o Seu Marido

Você pode não ter vontade nos próximos meses ou um dos dois não se sentir confortável. Então tire a barriga da miséria agora!

19. Converse Com o Seu Parceiro Sobre o Bebê

Como vocês irão educá-lo? Qual escola ele vai estudar? Qual a religião? Vocês irão batizá-lo? Quais são as suas expectativas? São assuntos que todos nós temos uma opinião e é difícil ter um casal que concorda com tudo.

Discutir esses assuntos agora é saúdavel e evita stress no futuro. Desse jeito, quando seu bebê chegar, vocês só terão que lidar com as surpresas do dia-a-dia, que será o suficiente.
Barriga_gravida_com_fone_divuljpeg

20. Conecte-se Com o Seu Bebê

Eu adorava colocar música na minha barriga, acho que nunca ouvi tanta música clássica na vida. Cada mãe tem um jeito de se conectar com o seu filho. Encontre o seu. Pode ser cantando, conversando, contando história, ou até só pensando nele. O amor é tão grande, que ele vai sentir tudo.

21. Prepare-se Para Ouvir o Seu Bebê

Logo logo você vai ouvir o coração dele bater! Prepare-se! É emocionante, tem uma vida crescendo dentro de você.

Para o primeiro trimestre é isso aí!

Curta bastante esse começo com seus lados bons e ruins, são momentos únicos para cada filho ou gravidez.

Beijos e até a próxima

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *