Não tem anda mais importante para uma família do que a ser unida. Juntos uma família pode se apoiar, crescer e aprender cada dia mais. Afinal, a melhor coisa que podemos fazer para os nossos filhos é estar presente e participar. Desse jeito evitamos escolha erradas, riscos desnecessários e até más influências.

A hora do jantar é sagrada, onde a família pode compartilhar a sua vida, suas inseguranças, seus desafios e erros. Pedir ajuda, opiniões e celebrar juntos cada vitória.

Claro, que vai haver noites de discussão e briga. Aliás, brigas nem são tão ruins assim. Já que tiram muita coisa do ar. Mas, de qualquer forma, a maioria dos momentos vai ser agradável e isso vai evitar que os filhos se afastem dos pais. É um momento, com que seus filhos poderão contar!

Então, seguem dicas de como manter ou criar essa tradição tão importante:

1. Comece esse costume quando as crianças ainda são pequenas.

Se para as crianças o jantar da família é algo tão certo e necessário como escovar o  dente. Não vai ter muito o que discutir, vira uma coisa esperada, que todo mundo já faz automático sem discutir e sem resistência.

2. Determine um horário padrão

Também é algo que facilita muito. Se todo mundo já sabe que as 8 é hora do jantar. A família já consegue se organizar melhor e as crianças também. Não tem que avisar todo mundo, todo dia.

menina_pegando _talher_divulgação

3. Inclua retirar os pratos e lavar a louça no ritual.

O jantar não começa quando a comida está servida ou termina quando as pessoa acabam de comer. Ajudar a colocar a mesa e a tirar. É tão importante quanto, o comer. Eu não acho certo ensinar que a mãe é responsável por tudo. Os filhos devem ajudar. Tudo isso junto, forma um ritual que deve ser seguido e dividido por todos da família. Assim a vida da mãe facilita e seus filhos não aprendem que tudo é papel da mulher.

4. Faça uma rotina que funcione para você

Cada familia é diferente e tem rotinas diferentes. Portanto, se para a sua família o melhor horário para jantar é as 6 da tarde, marque as 6. Se for as 8 por causa da novela marque as 8. Respeite o que for mais fácil para você e para a sua família.

5. Não se preocupe com qual comida vai servir

Não importa a comida, a ideia do jantar é estar unido. Conversar, saber um da vida do outro, dar conselho e discutir. Eu ainda acho que a proximidade com a família é o melhor jeito de ter certeza que nossos filhos tomarão decisões corretas.

6. Não transforme o jantar em uma batalha a favor da alimentação saudável

É o trabalho dos pais decidir o que vai para a mesa. Mas quando a comida está na mesa, são os filhos que decidem o que e quanto irão comer. Entenda, quando nós começamos a brigar todos os dias com as crianças na mesa. O jantar que era para ser um momento feliz e de compartilhar experiências acaba se tornando um momento tenso, que seus filhos irão querer evitar.

Leite_derramado_divul

7. “Não chore, sobre o leite derramado”

Criança derruba copo, comida e etc… Então já sente na mesa esperando isso. Quando os pais, tem uma reação extrema na hora de um acidente, é isso que estraga o jantar e não um um pouco de sujeira a mais.

 

8. Dê a si mesmo um direito a uma pausa.

Nem sempre tudo tem que estar perfeito e a refeição extremamente balanceada. Aliás, as vezes você servir pizza é até divertido e a saúde deles não será comprometida. O importante é o jantar ser um momento especial para você também, não deve ser um peso a mais. Se você curtir e gostar de unir a família, todos também vão gostar. É você e seu parceiro que dão o tom da casa. Quando você passa um clima de paz e tranquilidade sua casa também será assim.

9. O jantar da família é importante, sim.

Conforme as crianças forem crescendo, vai surgir um milhão de coisas todos os dias que vai atrapalhar o jantar da família. É cinema, sessão de estudo na casa do amigo, jantar na casa da namorada e etc… Para nós também: o trabalho, ginástica, reunião e cansaço, são exemplos que tendem a fazer a gente desistir do jantar. Por isso, quanto mais enraizado estiver na cabeça de todos que o jantar é importante, mais fácil a tradição será mantida.

Bom jantar para vocês e até a próxima!

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *