Por Paula Pirozzi – Arquiteta e artista plástica, tendo a arte como principal pauta na sua vida. Atualmente fotografa especializada em gestantes e new born – www.paulapirozzi.com

Este deveria ser o momento mais alegre e importante da sua vida. Afinal, um pequeno ser está chegando ao mundo para enchê-la de sorrisos e amor. No entanto, seus dias parecem divididos entre momentos de intensa felicidade e outros de pura tristeza. As oscilações de humor são muito comuns durante a gravidez. Causas hormonais, mudanças físicas e incertezas sobre o futuro abalam qualquer astral. Mas o apoio de familiares e algumas dicas dos especialistas ajudam a elevar a autoestima!

Durante a gravidez a mulher sofre um conjunto de transformações físicas e hormonais que podem ter relação com sua baixa autoestima. Ela ganha muito peso e com isso passa a não se achar mais tão atraente ao sexo oposto. Além disso, o homem também não está acostumado com a nova situação e pode se assustar com as transformações ou começar a encarar a companheira mais como mãe de seu filho do que como mulher, agravando a situação.

Foto_Gravidez

Escuto diversos relatos de clientes, como:

– Líbido em baixa

– Inchaço

– Queda do metabolismo

– O medo da troca do papel de esposa para mãe e não saber administrar a família

O que me assusta, é que a grande maioria não sente-se bonita e passa a evitar o marido!

Foto_Gravidez

Alguns cuidados são necessários:

– Apostar na maquiagem: “A maquiagem pode fazer milagres durante a gravidez. Pode ser usada como um instrumento para (a mulher) se sentir bonita e dona de si”, observa a famosa maquiadora norte-americana Bobbi Brown. 
Isso é especialmente importante nessa fase, em que muitas mulheres têm a sensação de ter perdido o controle sobre seus corpos.

– Não faça mudanças drásticas no cabelo: Durante a gravidez, o cabelo entra em um fase de crescimento, o que faz a alegria das mulheres em busca de fios mais grossos. Mas, se você acha que já tem muito cabelo e teme o volume, um corte mais curto pode ser mais fácil de cuidar.

– Mantenha-se ativa: Talvez só o ato de levantar da cama e se vestir já esteja sendo difícil com tamanho enjoo. Mas, acredite, um pequeno esforço pode valer a pena e fazê-la se sentir um pouco mais parecida com os dias pré-gravidez. Além do mais, é sempre uma experiência mais prazerosa fazer exercícios sem ter como objetivo primordial emagrecer. O objetivo é somente bem-estar.

– Vista-se do seu próprio jeito: Só porque está grávida não quer dizer que esteja condenada a usar batas em tons pastéis ou roupas de malha. O preto funciona muito bem para as futuras mamães e é fácil de combinar com qualquer coisa. Mas jamais abra mão do seu estilo.

– Cuide da pele: Os mesmos hormônios responsáveis por deixar suas emoções em polvorosa podem causar estragos na sua pele. Algumas mulheres têm a sorte de ficar com um tez linda, verdadeiramente “radiante”, como tanto dizem sobre a gravidez. Outras, contudo, acabam com manchas e uma textura bem mais seca que o habitual. 
Um bom hidratante pode mudar a aparência da pele na barriga e em outros lugares do corpo que estiverem ressecados.

– Mantenha o bom humor: Tire muitas fotografias para registrar este momento único! A gravidez é um tempo limitado da sua vida, em que o foco principal é mesmo o desenvolvimento de um bebê saudável e a busca de conforto para o seu corpo. Claro que se sentir bem com a aparência é importante, mas lembre-se de que beleza não está só em um certo look, tamanho ou cintura. Risadas e bom humor são extremamente cativantes.

Recebo constantemente relatos das minhas clientes de como a fotografia; o ensaio, o cuidado, a sensualidade, a sensibilidade… elevaram sua auto-estima que estava esquecida, voltam a sentirem-se bonitas, desejadas e esquenta novamente a relação no casamento! Os maridos  agradecem!!!

Foto_Gravidez

Durante o ensaio tudo é pensado para aflorar a personalidade e o lado mais feminino da mulher na sessão: desde o tema do ensaio – até a música ambiente. Cada mulher é única e se sente feminina de uma determinada maneira. Por isso, nossas clientes escolhem tudo. Faço com que seja um dia especial para elas cuidarem de si mesmas.

Antes de serem mães, são mulheres; fortes, determinadas, admiradas, lindas por essência, esposas, guerreiras e este é meu objetivo, que ela registre o momento maravilhoso que é sua gravidez, afinal em 9 meses terminará, e que ela guarde com muito orgulho para sempre esta recordação.

(Fotos: Portfólio Paula Pirozzi)

Espero que estas dicas tenham ajudado todas as futuras mamães!

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *