De Quantas Sonecas seu Bebê Precisa Por Dia ?

Seu filho não dorme durante o dia? Saiba como melhorar as sonecas e porque elas são tão importantes para seu bebê!

Hoje é um dia bastante especial, onde iniciaremos uma série de textos sobre sono infantil aqui para as leitoras do Mãe em Dia em parceria com a consultoria Maternity Coach.

Como consultora de sono infantil, vejo que uma das maiores preocupações das mães é a soneca. Mais difícil de estabelecer um padrão do que dormir de madrugada, o sono diurno é uma necessidade do bebê que muda constantemente, quando falamos de quantidade de sono e de horários. Vejo muitas mães com dificuldade de entender estas transições e o resultado disso é um bebê cansado, que luta para não dormir durante o dia, que chora muito e quando finalmente adormece, permanece dormindo por no máximo 30 minutos.

A primeira providência é observar os sinais de sono do seu bebê, como esfregar os olhos, bocejar, ficar com os olhos fixos em algum lugar e muitas vezes bem abertos, mexer muito no rosto ou na orelha, perder o foco e diminuir as atividades, ficar irritado e algumas vezes chorar ou gritar.

BABY-SLEEPS-

Reconhecer estes sinais parece fácil mas muitas vezes não é. Estas mudanças comportamentais do bebê podem passar despercebidas especialmente em crianças que sofrem com as cólicas ou refluxo por chorarem mais e se contorcerem ou mesmo em crianças muito sensíveis que ficam mais irritadas facilmente.

Para ajudar as mães, existe uma outra ferramenta muito útil para saber se está na hora ou não do seu filho cochilar: a janela de sono (que é o tempo que seu bebê consegue ficar acordado entre uma soneca e outra). Neste post, vou listar as janelas de sono de acordo com a idade do bebê no seu primeiro ano de vida para que a mãe não fique o dia todo tentando fazer seu bebê dormir mas também não o deixe passar do ponto, onde dormir pode se tornar uma grande dificuldade.

Do 0 a 1 mês: geralmente só ficam acordados para alimentação e higiene e tem uma janela de sono de 40 minutos no máximo;

De 1 a 2 meses: de 40 a 60 minutos;

De 2 a 3 meses: de 60 a 80 minutos;

De 3 a 4 meses: de 60 a 90 minutos;

De 4 a 6 meses: até 1h45 minutos (no máximo 2 horas);

cute_newborn_baby_sleeps_in_a_hat-2560x1600

Ressalto que aos 4 meses os bebês geralmente criam um padrão de fazer 3 sonecas ao dia. É interessante além de observar os sinais e a janela de sono, criar um diário para verificar quais são os melhores horários para seu bebê dormir.

De 6 a 8 meses: 2h30minutos (no máximo 3 horas)

Aos 6 meses, geralmente temos a transição de 3 para duas sonecas ao dia e por isso o diário com os melhores horários pode ajudar muito. A última soneca do dia é a primeira a ser eliminada.

De 8 a 12 meses: até 3h30 minutos (no máximo 4 horas)

Geralmente os bebês só passam a fazer uma soneca ao dia a partir dos 18 meses. Esta transição de 2 para 1 soneca pode acontecer de forma natural, onde a soneca da manhã vai ficando cada vez mais tarde até que aconteça por um tempo maior, no meio do dia, eliminando a soneca da tarde.

 

Dormir é extremamente importante para o desenvolvimento físico, psicológico e motor do seu bebê e merece grande atenção dos pais para que a necessidade de sono seja atendida adequadamente.

Espero que tenham gostado do nosso primeiro post. Será um grande prazer receber sugestões de vocês de temas e do que incomoda no sono dos seus bebês para falarmos mais sobre este assunto aqui no Mãe em Dia!

 

BIO:

MCMichele1 (3)Michele Melão é Consultora de Sono Infantil e Baby Planner certificada pela International Academy of Baby Planner Professionals (IABPP) e International Maternity and Parenting Institute (IMPI), na Califórnia. É mãe e sócia da Maternity Coach (www.maternitycoach.com.br), uma consultoria especializada em diversos serviços para gestantes e bebês.

Contato: michelemelao@maternitycoach.com.br

Compartilhe:
2016-07-10T13:43:17+00:00 abril 9th, 2015|Sono|

Deixe seu comentário!

Já segue o nosso canal?

X Inscreva-se na news E fique por dentro das novidades!